A bicheira em cachorro é um problema dermatológico que pode acometer qualquer cão. O parasita causador da bicheira em cães deixa o animal com feridas na pele, que geram muita dor. Como o cachorro com bicheira sofre bastante, é importante tratar o problema o mais rápido possível. Mas você sabe como tratar bicheira em cachorro do jeito certo? O Patas da Casa te explica quais os tipos de remédio para bicheira em cachorro recomendados e como prevenir que essa condição retorne. Confira a seguir!

A bicheira em cachorro é causada pela larva da mosca varejeira

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A bicheira em cachorro - ou berne - é o nome mais popular da doença chamada miíase furuncular. Trata-se de uma doença cutânea causada pela presença de parasitas na pele do animal, que são as larvas da mosca varejeira. Ao entrarem em contato com a derme do pet, as larvas começam a se alimentar do tecido e completam seu ciclo depois de mais ou menos 45 dias. A bicheira no cachorro deixa o animal com feridas na pele, inflamação, nódulos, dor local e, é claro, causa muito incômodo no bichinho.

Como tratar bicheira em cachorro: o primeiro passo é procurar o veterinário

Muitos tutores buscam maneiras de como acabar com bicheira em cachorro com medidas caseiras. Porém, esse não é o melhor caminho, pois pode deixar a situação ainda pior. A melhor maneira de como tratar bicheira em cachorro é levar o pet ao veterinário assim que perceber qualquer ferimento no corpo do pet. O especialista é o único que saberá qual o tratamento ideal para o seu caso e somente ele pode remover as larvas. Ao oferecer qualquer medicamento e tentar tirar as larvas sozinho, você tem grandes chances de piorar o quadro.

A principal maneira de como acabar com bicheira em cachorro é removendo as larvas

O parasita causador da bicheira no cachorro são as larvas da mosca varejeira. Então, uma das principais maneiras de como curar bicheira em cachorro é removendo manualmente essas larvas alojadas no animal. É muito importante destacar que apenas o veterinário pode realizar esse procedimento, pois existe uma técnica específica. Tentar tirar sozinho pode deixar o ferimento ainda pior. O procedimento de como tratar bicheira em cachorro pela remoção de larvas deve ser realizado com pinças e o cãozinho, muitas vezes, precisará ser sedado.

Remédio para bicheira em cachorro também pode ser prescrito pelo veterinário

Além de remover as larvas manualmente, o veterinário pode indicar medicamentos para evitar outras infecções. O remédio para bicheira em cachorro pode ser administrado via oral e deve ser prescrito apenas pelo veterinário após o diagnóstico preciso da doença. No início, a bicheira no cachorro pode ser confundida com outros problemas dermatológicos. Por isso, é importante nunca automedicar o animal: você pode achar que se trata de um outro problema e, consequentemente, oferecer uma medicação errada que pode piorar o estado do cão. Assim, o remédio para bicheira em cachorro deve ser somente aquele que o especialista indicar, sendo administrado durante todo o período recomendado.


O remédio para bicheira em cachorro e a remoção das larvas são as melhores formas de acabar com o problema
O remédio para bicheira em cachorro e a remoção das larvas são as melhores formas de acabar com o problema

As feridas do cachorro com bicheira precisam estar sempre limpas 

Por se tratar de um problema de pele, é comum que o tratamento também seja realizado com medicamentos de uso tópico, como pomadas. Muitos especialistas indicam pomadas cicatrizantes, pois agilizam o  processo de cura do animal.  É importante manter as feridas sempre limpas. Por isso, você provavelmente terá que lavá-las diariamente, seguindo as recomendações do médico veterinário. Existem ainda sprays para bicheira em cachorro, que ajudam a limpar o ferimento. Além disso, durante o tratamento pode ser necessário usar colar elizabetano, para evitar que o cachorro lamba as feridas. Mas lembre-se que apenas o especialista pode indicar o que colocar em bicheira de cachorro de acordo com a necessidade do seu. Portanto, siga corretamente suas instruções.

A limpeza do ambiente evita que a bicheira em cães volte a aparecer 

A bicheira em cachorro pode ter reincidência caso não haja um controle do ambiente. Por isso, não adianta seguir as dicas de como curar bicheira em cachorro se você não eliminar as moscas que transmitem a doença. É muito importante manter sempre a higiene do local, evitando deixar fezes e urina de cachorro acumuladas e sacos de lixo abertos, pois atraem moscas. Além disso, fique sempre de olho em ferimentos na pele do animal. Usando o remédio para bicheira em cachorro recomendado, cuidando da limpeza da casa e prestando sempre atenção ao corpo do pet, você dificilmente terá um cachorro com bicheira novamente.

Redação: Maria Luísa Pimenta