A rede para gatos estimula a interação do pet com o ambiente e é algo essencial para a gatificação da casa, promovendo maior qualidade de vida aos felinos domésticos. Quem tem um gatinho, sabe bem como esses animais adoram qualquer lugar em que eles possam deitar, e é justamente aí que entra a redinha para gatos, uma ótima opção de local para o seu amigo descansar durante o dia. Pensando nisso, preparamos uma matéria com tudo que você precisa saber sobre a estrutura, os diferentes modelos e o melhor de tudo: como fazer rede para gatos em casa. Dá só uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que é a rede para gato e como funciona?

Quando falamos em rede de gato, a primeira coisa que vem à mente são aquelas redes de proteção que ficam presas nas janelas, né? Mas nesse caso, não se trata disso. Na verdade, a redinha para gatos nada mais é do que um novo espaço que os felinos podem usar para tirar aquele cochilinho que eles tanto gostam. As redes para gatos podem ser encontradas nos mais diferentes modelos.

Para escolher o certo, vai depender da personalidade do seu gatinho e se você tem um espaço em casa apropriado para isso. Ele é um gato mais horizontal ou vertical? Gosta de ficar na janela, ou prefere lugares mais escurinhos? Procure entender melhor o comportamento do seu amigo antes de investir no acessório para gatos. Modelos são variados, e certamente você encontrará um adequado para a personalidade do seu pet. Além de ser um ótimo presentinho, é algo que ajuda bastante no enriquecimento ambiental. E para dar um toque especial na rede para gatos, como fazer? Existem vários tutoriais que podem ajudar, como veremos a seguir! 

Rede para gato dormir é garantia de muito conforto

Todo mundo sabe que os gatos são bichos preguiçosos e que adoram passar boa parte do tempo deitados descansando a própria beleza. Seja na caminha deles ou na do seu tutor, no sofá da sala ou até em lugares mais inusitados - como dentro do armário ou em cima de alguma prateleira. Por isso, a rede para gato surge como uma ótima alternativa para que o bichano possa dar aquela deitadinha durante o dia e tirar o famoso cochilo da tarde. Com a rede, gato ganha um espaço muito acolhedor e confortável para alternar as sonecas do dia a dia. Assim como a rede para cachorro dormir, os modelos de gatos oferecem conforto e segurança para os felinos.

 

Essa é uma rede de gato tradicional, bem parecida com a dos humanosA rede de cadeira para gatos deixa o ambiente muito mais aconcheganteQue tal uma redinha para gatos com ventosas? Ela é ótima para animais que gostam de ficar na janela ou no altoA rede de gato também pode ter um suporte próprio, sem depender de móveis e paredes, parecendo uma caminhaA rede de crochê para gatos pode ser feita por você mesmo em casaA rede para gatos de parede deve ser instalada com uma furadeira

 

Tipos de redes para gato

 

• Rede para gato tradicional:

Essa redinha para gatos é mais simples e básica, lembrando bastante o modelo utilizado por nós, humanos, só que em um tamanho “miniatura”. Com ganchos laterais presos em algum móvel ou em um cantinho da parede, a rede de gato deve ser posta em uma altura adequada para o felino conseguir subir e descer tranquilamente.

• Rede para gatos de crochê:

As redes para gatos podem ser encontradas em diferentes tecidos, e para quem tem habilidades manuais, a rede de crochê para gatos é uma opção bastante interessante. Para saber como presentear o seu bichano com uma dessas, é só pôr as mãos na massa: vários tutoriais na internet explicam como fazer uma rede para gato de crochê ou tricô.

• Rede de cadeira para gatos:

Esse é o modelo mais popular, e que pode ser comprado ou feito em casa. Como os felinos procuram locais mais escurinhos e quietos para descansar, é muito comum encontrarmos esses animais debaixo de cadeiras e outros móveis da casa. Por isso, a rede para gatos cadeira acaba sendo uma ótima alternativa para os bichanos descansarem, e é muito simples: basta prender muito bem a estrutura nas pernas da cadeira (ou qualquer outro móvel de preferência) e prontinho! O seu gato já tem uma redinha só para ele.

• Rede para gatos de parede:

Com esse tipo de rede para gatos, parede é a principal base de sustentação e é preciso de uma furadeira para a instalação. O modelo é feito para quem não se importa em furar a parede e quer promover um espacinho especial para o seu amigo descansar. O gato na rede de parede terá pleno conforto para tirar seu sono e descansar nas alturas.

• Rede para gato com ventosas:

Esse modelo de rede para gatos é uma excelente opção para quem pretende instalar a estrutura em janelas, paredes ou portas, sendo um acessório bem versátil. Ele é ótimo para os gatos que gostam de ficar na janela ou para aqueles felinos que sempre buscam cômodos mais altos para se esconder e dar aquela dormidinha. É possível encontrar a rede de gato com ventosas com diferentes materiais, mas o preferido dos tutores é a mais emborrachada, já que ela é mais fácil de limpar.

• Rede para gato tipo cama:

Se não tiver móveis nem espaço nas paredes ou janelas para pendurar uma rede para gatos, não tem problema. Também é possível encontrar modelos que oferecem um suporte próprio para isso, sem precisar instalar nada. Essa redinha para gatos é mais semelhante a uma cama.

Rede para gatos: como fazer?

Quer se aventurar e aprender como fazer rede para gato por conta própria? Vem que a gente te ensina direitinho com um passo a passo como é possível fazer uma redinha para gatos sem gastar muito dinheiro e de uma forma bem simples!

Você vai precisar de:

  • 1 tecido bem resistente ou capa de almofada
  • 1 fita de nylon
  • 1 tesoura

Agora chegou a parte mais importante da rede de gato: como fazer. Primeiro, é importante que o tecido escolhido ou a capa de almofada sejam cortados em forma de quadrado. Em seguida, você deve fazer um furinho próximo às extremidades do tecido (uma distância de dois dedos de cada ponta é o ideal). Depois disso, basta cortar quatro pedacinhos da fita de nylon (cerca de 15cm cada) e enfiá-los em cada um dos furos para, posteriormente, prender a fita nas pernas da cadeira.

Redação: Juliana Melo e Hyago Bandeira

Publicada originalmente em: 15/06/2020

Atualizada em: 30/08/2021