Você já deve ter ouvido falar que a ração sem corante é melhor para o seu cãozinho, certo? Se não, é bom ficar de olho nos alimentos com esse tipo de componente. A alimentação do cachorro é algo que precisa de cuidado, pois tem um grande impacto na saúde e bem-estar do animal. Ainda assim, é comum que os tutores tenham dúvidas sobre como escolher a melhor ração para cachorro, os ingredientes que precisam ficar de olho e como saber se um alimento é de qualidade ou não. Afinal, a ração colorida artificialmente pode fazer mal para o seu pet? Quais os efeitos da ração com corante no organismo dele? Para te ajudar a esclarecer essas dúvidas, reunimos as principais informações sobre esse tipo de alimentação.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ração para cachorro: entenda os efeitos do corante no organismo do animal

Ao contrário da alimentação humana, uma ração colorida não é sinônimo de comida mais saudável. Basicamente, a presença de corantes na ração de cachorro é um recurso meramente estético. Ou seja: ela não acrescenta nutrição para o animal. Mais presente em alimentos de baixa qualidade, o corante pode estar associado a outros problemas nutricionais numa ração, como excesso de sódio e outros componentes químicos e sintetizados. Apesar de não acrescentar em nutrientes, o alimento com corante pode provocar alguns efeitos no cachorro. “O corante pode resultar em reações alérgicas, que podem ir desde uma simples coceira até lesões de pele, além de vômitos e diarreia”, explica a veterinária nutricionista Nathalia Breder. Em casos mais graves, é possível que o animal desenvolva uma gastrite crônica e até mesmo quadros de disfunção urinária e renal.

 

Ração para cachorro: o uso de corantes no alimento pode prejudicar a saúde do animal

Ração para cachorro: o uso de corantes no alimento pode prejudicar a saúde do animal

 

 

Ração sem corante: o que mais você precisa observar no alimento? 

 

A ração sem corante necessariamente não determina a qualidade de um alimento ou não, você também precisa se atentar a outras coisas na embalagem. A alimentação do cachorro ideal oferece a quantidade certa de proteínas, carboidratos e outros nutrientes para manter o bom funcionamento do organismo de acordo com a fase de vida e tamanho. No caso de alimentação do filhote de cachorro, por exemplo, a ração precisa contribuir para a absorção de cálcio e outras proteínas que estimulam o crescimento saudável. Já o cachorro adulto precisa de um alimento equilibrado nutricionalmente para que ele se mantenha na forma ideal. No caso do cachorro idoso, a ração precisa ser especial para a velhice, com ingredientes que fortalecem a saúde e imunidade do bichinho.

Afinal, qual é a melhor ração para cachorro?

Essa dúvida é, certamente, uma das frequentes entre os tutores. Na verdade, a melhor ração para cachorro é que aquela o seu cãozinho mais se adapta. Ainda assim, é importante que o tutor saiba fazer uma pequena seleção antes de oferecê-la ao animal. “Consideramos uma boa ração, as chamadas de linha premium ou super Premium, que utilizam ingredientes de primeira qualidade em sua produção e minimizam o uso de produtos químicos”, alerta a veterinária. Vale lembrar que esse tipo de ração de cachorro não costuma utilizar corantes em sua composição. 

Redação: Úrsula Gomes