A cirurgia de castração é um procedimento que, mesmo restrito a uma área do corpo do animal, tem desdobramentos em outras coisas. Uma das provas disso é que, muitas vezes, o gato castrado ganha peso nos meses depois da operação e a recomendação dos veterinários é que, nesse período, o alimento que era normalmente oferecido a ele seja substituído por uma ração para gatos castrados. Para explicar a diferença entre esses dois tipos de comida para os felinos e explicar por que essa mudança é tão importante, nós conversamos com a veterinária especialista em gatos do Grupo Vet Popular Dra. Luciana Capirazzo. Olha o que ela contou pra gente! 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que muda no organismo do gato depois da cirurgia de castração?

Muita gente se preocupa com as transformações de comportamento do animal depois da cirurgia de castração (isso também acontece com os donos de cachorros). Mesmo que elas sejam causadas pelas mudanças hormonais que a esterilização gera, é comum que cada animal reaja a isso de uma forma pessoal, mas uma delas costuma ser geral: a diminuição da energia. “O gato castrado apresenta uma propensão ao aumento de peso devido à alteração do seu estilo de vida”, explica Luciana. Isso quer dizer que, ao mesmo tempo em que o seu gato vai se movimentar e se exercitar menos (a agitação do dia a dia diminui), a quantidade de energia que o organismo dele precisa para funcionar bem também diminui. Se não houver uma mudança alimentar e ambiental para esse animal, o ganho de peso vai ser inevitável.

 

A melhor ração para gatos castrados precisa ser balanceada e menos calórica

A melhor ração para gatos castrados precisa ser balanceada e menos calórica

 

 

Por que o animal precisa da ração para gatos castrados depois do procedimento?

 

Por mais que pareça algo inofensivo, o ganho de peso depois da cirurgia de castração pode trazer diferentes prejuízos à saúde e ao bem-estar do seu gato. A mudança da ração é só uma das maneiras de evitar esses problemas: “a ração para gatos castrados apresenta composição e quantidade de calorias diferenciadas”, conta a profissional. Ela é balanceada e oferece a quantidade de nutrientes e calorias necessárias para o novo estilo de vida do seu animal. Sem “sobra” de calorias, ele segue bem alimentado e não engorda exageradamente. Nesse momento escolher uma ração de qualidade é essencial para que não haja necessidade de suplementação com outros nutrientes. 

“A ração para gatos castrados, assim como a de gatos não castrados, é dividida de acordo com as fases de vida do animal: filhote, adultos, sênior”, conta Luciana. Na hora de comprar, fique atento ao período de vida em que seu animal está antes de escolher. Além do equilíbrio calórico, cada uma dessas rações vai ser responsável por suprir as diferentes necessidades das fases de vida do animal. A ração para gatos filhotes, por exemplo, tem mais cálcio para ajudar no desenvolvimento dos ossos do animal. 

Além da melhor ração para gatos castrados, seu animal também precisa de outros cuidados depois da cirurgia

Garantir a qualidade de vida do seu animal depois da cirurgia de castração é algo que vai além da mudança de ração. Nos primeiros dias, ele vai precisar repousar e tomar os remédios prescritos pelo veterinário, mas depois disso, a “gatificação” da sua casa para que ele tenha estímulos para se exercitar é necessária: ofereça diferentes tipos de brinquedinhos e arranhadores para que ele se movimente e se exercite. Controle a saúde do seu amigo com visitas periódicas ao veterinário e, se for necessário, conte com a ajuda dele para combater a obesidade. 

Redação: Ariel Cristina Borges