Uma das tarefas mais difíceis para um tutor de primeira viagem de um filhote é escolher a melhor ração para gatos que será oferecida. A partir dos dois meses de idade, aproximadamente, ocorre o desmame e a comida sólida precisa começar a fazer parte do cardápio do gato. Esse tipo de ração vai ser servida até que o gato complete 1 ano, quando começa a fase adulta e outro tipo de dieta entra em cena.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Vale lembrar que gato é carnívoro. Portanto, as proteínas animais são essenciais na dieta da espécie. Com tantas opções de ração para filhote de gato nas prateleiras de pet shops e supermercados, é super compreensível não saber por onde começar. Mas não se preocupe! Esse guia vai te ajudar a escolher a melhor ração para gatos filhotes, para que seu animalzinho fique bem alimentado e possa crescer com saúde.

Do que é feita a ração para gato filhote? Quais nutrientes ela contém?

As rações - tanto de gatos quanto de cachorros - são formuladas para suprir as necessidades nutricionais dos animais de forma equilibrada, trazendo praticidade para os tutores e características capazes de despertar o apetite dos animais.

Cada fabricante e cada versão de ração de gato vai utilizar uma receita diferente, mas carnes, grãos, cereais, frutas, legumes e verduras quase sempre estão presentes na composição do alimento. As fórmulas também podem ser enriquecidas com vitaminas e minerais, se tornando ainda mais completas.

Rações de filhote de gato precisam ser ricas em proteínas, que estão diretamente ligadas ao desenvolvimento de tecidos, músculos, cartilagens, ossos e pelos. Não se esqueça que o gato doméstico é parente de tigres, leões e outros felinos carnívoros e, portanto, tem necessidades semelhantes. O cálcio e aminoácidos como a arginina e a taurina também são fundamentais para o gato, principalmente em seu primeiro ano de vida.

No processo de produção da ração de gato, ingredientes como vísceras, carnes bovinas, de aves e de peixes, raízes e outras partes de vegetais e farinhas são moídos separadamente. Depois são misturados, para que a ração seja equilibrada nutricionalmente. Em seguida, podem ser adicionados corantes, palatabilizantes (substâncias que estimulam o paladar dos animais) e conservantes. A última etapa é a formação do grão que na ração de gato filhote, particularmente, é bem pequeno e macio. 

Além de alimentar o bichano com os nutrientes que ele precisa para se manter saudável, esperto e ativo, a ração para gato ainda cumpre a função de reduzir o odor das fezes do gato, que pode ser bem desagradável.


Gato é carnívoro! A espécie é parente de tigres, leões e outros felinos carnívoros e, portanto, tem necessidades proteicas semelhantes.
Gato é carnívoro! A espécie é parente de tigres, leões e outros felinos carnívoros e, portanto, tem necessidades proteicas semelhantes.

Ração para filhote de gato: conheça os tipos disponíveis no pet shop

Variedade é o que não falta quando o assunto é ração para gato! Mesmo quando analisamos somente as que são voltadas para filhotes, são muitas opções para escolher.

O primeiro ponto a se observar é a classificação da ração: padrão, premium ou super premium. Apesar de ter um valor mais elevado, a última opção acaba sendo a mais vantajosa, pois contém uma maior quantidade de nutrientes em sua composição. Se você quer ver o seu gato crescendo forte, com pelos brilhantes e energia de sobra, vale a pena investir um pouquinho mais!

Alguns tutores preferem, ainda, a ração para gato 100% natural. Essas fórmulas são criadas por veterinários e feitas com ingredientes selecionados de acordo com a necessidade dos gatos, sendo bastante nutritivas. Esse tipo de ração é livre de conservantes, corantes, ingredientes transgênicos e outros aditivos artificiais. 

A ração de gato seca, que vem em grãozinhos, pode começar a ser oferecida assim que os dentes do filhotinho nascem. Esse é um passo que vai estimular a mastigação, educando o gato para toda a vida. No começo, pode ser uma boa ideia umedecer a ração com um pouco de água, para que quebre com mais facilidade. Uma outra opção é misturar a ração seca com a ração úmida.

Sachê para gatos filhotes faz bem ao felino?

Muitos tutores se perguntam se pode dar sachê para gato filhote, já que essa opção parece a mais óbvia para a introdução alimentar depois de dois meses de amamentação exclusiva: atrai o olfato e o paladar, é mais fácil de mastigar e ainda fornece água para o organismo do gatinho (nessa fase eles raramente procuram se hidratar).

Não existem contraindicações em oferecer ração úmida para filhotes, desde que a opção escolhida seja voltada para essa faixa etária. Mas existem alguns cuidados que merecem atenção. Gatos recém desmamados podem estranhar o sabor acentuado dos sachês e rejeitarem o alimento. Além disso, ao optar por alimentar o gato exclusivamente com esse tipo de ração, é possível que ele se acostume à textura e não se interesse pela ração seca. Sirva sachê, mas com equilíbrio!

 


A ração úmida tem cheiro e sabor mais fortes, despertando a fome dos bichanos.
A ração úmida tem cheiro e sabor mais fortes, despertando a fome dos bichanos.

Filhotes podem comer ração para gato castrado?

A fórmula de uma ração de gatos castrados é feita especialmente para acompanhar as mudanças hormonais e metabólicas do animal que passa por essa cirurgia. Quando castrado, o gato fica um pouco mais lento. Esse é o completo oposto do que se espera de um gato filhote, que está no auge da sua energia. Portanto, a resposta é não: evite dar ração de gato castrado a um filhote, principalmente se ela for formulada para adultos, ok? 

Hoje em dia já é fácil encontrar rações bem específicas, como a ração para gato filhote castrado. Se o seu gatinho vai passar pela castração ainda filhote, consulte o veterinário sobre o tipo de alimento que você poderá oferecer. 

Afinal, qual a melhor ração para gatos filhotes?

Existem muitas opções de ração para gato filhote boa e barata. O segredo está em conferir as informações nutricionais da embalagem, comparando as marcas. Lembre-se que os ingredientes do topo do lista são encontrados em maior quantidade na fórmula. Vale destacar que, às vezes, o gato pode rejeitar uma ração simplesmente por não gostar dela. Então pode ser necessário que ele experimente algumas opções até que você faça a escolha definitiva.

Redação: Mariana Fernandes