close
Ração

Ração para gato: 9 mitos e verdades sobre a alimentação felina

Atualizado em 10 de novembro de 2021 às 19h52

Publicado em 10 de novembro de 2021 às 19h49

A ração para gato pode despertar algumas dúvidas nos pais de pet
A ração para gato pode despertar algumas dúvidas nos pais de pet

Investir em uma boa ração para gatos é a melhor forma de cuidar da saúde do seu pet. Mas será que você sabe tudo sobre o assunto? A dieta dos pets é algo que ainda levanta muitas dúvidas. Com a grande variação de alimentos secos e úmidos que existem, é difícil saber qual a melhor ração para gatos e que fatores levar em consideração antes de comprar uma boa comida. Além disso, a alimentação felina não envolve apenas isso, e é importante saber também o que dar para gato comer quando não tem ração. Veja abaixo os principais mitos e verdades sobre a dieta desses pets!

1) A ração para gato contém todos os nutrientes importantes para os felinos

Verdade. Os gatos são estritamente carnívoros, então essa é uma das principais fontes de nutrientes para o organismo felino - mas não a única. Na alimentação de gato, a ração é composta basicamente de proteínas, gorduras, carboidratos e aminoácidos essenciais, que é tudo que esses animais precisam para se manterem fortes e saudáveis. As gorduras, por exemplo, melhoram o desempenho das células e estimulam o sistema imunológico, enquanto os carboidratos presentes na ração para gato atuam como fonte de energia. Já os aminoácidos essenciais cumprem diferentes funções, que auxiliam desde o coração e visão até o bom desenvolvimento do pet.

2) Ração para gato filhote é a mesma de um gato adulto

Mito. Para escolher a melhor ração para gato, é fundamental prestar atenção na idade do pet, porque os nutrientes presentes no alimento variam de acordo com a fase de vida do animal. A ração para gato filhote é muito mais calórica do que a ração para gato adulto porque os pequeninos ainda estão em fase de desenvolvimento e, por isso, consomem muito mais energia do que um bichano mais velho.

3) Além da ração, gato pode comer restos de comida dos humanos

Mito. Uma dúvida que muitas pessoas têm é o que dar para gato comer quando não tem ração, mas será que gato pode comer restos de comida de humanos nessas ocasiões? A resposta é não. Embora pareça ser uma solução mais prática, a nossa alimentação geralmente contém muitos temperos e ingredientes que são prejudiciais para o organismo felino. Por isso, o ideal é não pegar aquela sobrinha do almoço ou jantar e oferecer para o pet. Em contrapartida, é possível preparar uma alimentação natural para gatos com alguns itens que consumimos no dia a dia. Para isso, é necessário consultar um veterinário e produzir um cardápio adequado para pets.

4) Ração para gato castrado deve ser diferente de gato não castrado?

Verdade. O ideal é que após a castração o tutor troque a ração do pet por uma ração para gatos castrados. Isso é recomendado porque depois da esterilização, os animais tendem a ganhar peso, já que o procedimento interfere diretamente na produção hormonal e, consequentemente, deixa os felinos menos ativos. A ração para gato castrado leva isso em consideração, e contém um nível moderado de gorduras e calorias para não causar obesidade no seu amigo. Mas atenção: para saber qual a melhor ração para gato castrado, é importante conversar com um veterinário de confiança.

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Como seu gato reage com a chegada de visitas em casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você está pensando em adotar mais um gatinho. Qual seria a reação do seu felino?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você precisa levar seu gato ao veterinário e na fila ele encontra outro felino. Como ele reage?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato fica incomodado quando as portas de casa ficam fechadas?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta com os outros animais da casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você acabou de chegar em casa depois de muito tempo fora. O seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato deitou em cima da sua cama e dormiu. Qual a sua reação, humano?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta na hora de se alimentar?

Question Header Background

Gato-humano! Seu gato não perde a oportunidade de estar ao seu lado Gato solitário! Seu gato tem uma personalidade mais quieta e reservada Gato-gato!  Seu gato gosta da companhia de outros felinos Gato curioso! Seu gato está sempre em busca de novas aventuras Gato caçador! Seu gato tem os instintos selvagens mais aflorados
    Ração para gato filhote deve ser específica para a faixa etária do animal
    Ração para gato filhote deve ser específica para a faixa etária do animal

    Mais Lidas

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção
    Alimentação animal

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção

    Cuidar da alimentação do gato é dever de todo tutor, e para isso é importante saber o que o animal pode ou não comer. Além das tradicionais rações para gatos, algumas pessoas também gostam de oferecer outras opções de comida para o seu bichano e procuram alternativas mais naturais, como frutas e legumes. Porém, por mais saudáveis que esses alimentos sejam para os humanos, é importante ter em mente que o organismo dos felinos não funciona da mesma maneira que o nosso e algumas frutas para gatos, por exemplo, podem fazer mal ao seu amigo de quatro patas. Para sanar todas as dúvidas sobre o assunto, confira as frutas que gatos podem comer a seguir!

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos
    Alimentação animal

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos

    Mesmo que os gatinhos não tenham aquela gula característica dos cachorros, eles podem amar alguns alimentos. A dúvida, porém, sempre permanece nessa hora: além da ração, sachê e petiscos específicos, o que gato pode comer? A não ser que seu gatinho tenha um problema de saúde, você pode oferecer algumas frutas, legumes e proteínas de vez em quando. Mas atenção! Não são todos os alimentos que os gatos podem comer. O chocolate, por exemplo, está na lista dos itens proibidos pelo risco de intoxicar o seu pet.

    Verduras e legumes para cachorro: opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!
    Alimentação animal

    Verduras e legumes para cachorro: opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!

    Quando o assunto é a alimentação de um pet, muitas dúvidas podem surgir: o que o cachorro não pode comer? cachorro pode comer couve? Pode dar brócolis para cachorro? Ou ainda se cachorro pode comer abobrinha? Muitos tutores questionam se podem oferecer verduras e legumes para cachorro. A resposta é sim! Além de serem muito saudáveis, esses tipos de alimentos ajudam a abrir e instigar o apetite dos caninos, podendo ser oferecidos como petiscos e até recompensas.

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
    Alimentação animal

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos

    Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?

    5) A ração para gato pode ficar à disposição do pet o tempo todo

    Mito. Muitos tutores pensam que a melhor forma de oferecer a ração para gato é deixá-la no potinho sempre à disposição, mas isso é um erro. Os felinos têm um olfato bem apurado, que é basicamente o que guia o interesse desses animais por determinados alimentos. Quando a ração para gato fica exposta por muito tempo, o cheiro deixa de ser agradável e atraente para os felinos, e é por isso que vários gatinhos às vezes se recusam a comer a ração que está no pote por muitas horas. O ideal é oferecer a ração para gato no horário das refeições, e depois guardá-la para não perder o sabor, cheiro e crocância.

    6) O sachê para gatos ajuda a manter a hidratação dos felinos

    Verdade. O sachê para gatos é uma das melhores alternativas para cuidar da saúde do pet. Existem alimentos úmidos que funcionam como um alimento completo e contém todos os ingredientes necessários para a saúde do gato, como também existem sachês que servem como apenas um aperitivo e devem ser oferecidos em ocasiões específicas. De toda forma, esse tipo de ração para gato é uma grande aliada da hidratação porque contém uma grande quantidade de água na composição (acima de 70%, enquanto na ração seca é de apenas 10%).

    7) A ração para gatos úmida pode substituir a ração seca

    Verdade. Mas antes de escolher a melhor ração para gato do tipo úmida, você deve verificar a embalagem ou pedir recomendação de um veterinário para garantir que o sachê contém todos os nutrientes que seu pet precisa. No rótulo do produto deve haver a informação de que ele é um “alimento completo” - exatamente com essas palavras -, caso contrário ele deve ser utilizado como petisco. Outra opção é alternar a ração seca com a ração úmida, pois muitas vezes os felinos ficam mal acostumados com esse tipo de comida.

    8) Gato diabético ou com problemas renais pode consumir qualquer tipo de ração?

    Mito. Existe ração para gato de todo tipo, inclusive aquelas que são indicadas para tratar problemas de saúde no seu amigo de quatro patas. Um gato diabético, por exemplo, precisa consumir uma ração que seja rica em proteínas e com baixo índice de carboidratos; enquanto um gato com problemas renais deve ter uma alimentação com baixa quantidade proteica e teor reduzido de sódio. Também existe ração para gatos com problemas gastrointestinais, obesos ou com problemas urinários, então é bom seguir as indicações do veterinário conforme a saúde do animal.

    9) Existe ração para gato que ajuda a prevenir infecções urinárias?

    Mito. Por mais que existam alimentos que ajudam a tratar alguns problemas de saúde, não é possível definir qual a melhor ração para evitar problemas urinários em gatos. Na verdade, a prevenção desse e de outros problemas geralmente tem a ver com os hábitos do pet. No caso de infecções urinárias, por exemplo, o ideal é aumentar o consumo de água nos felinos. Uma boa forma de incentivar a hidratação do gato é instalando fontes de água pela casa e oferecer ração úmida ocasionalmente.

    Redação: Juliana Melo

    5 dicas para escolher a melhor comida de gato

    Próxima matéria

    5 dicas para escolher a melhor comida de gato

    Qual a melhor ração para gatos filhotes? Do alimento seco aos sachês, saiba tudo sobre a alimentação do felino
    Ração

    Qual a melhor ração para gatos filhotes? Do alimento seco aos sachês, saiba tudo sobre a alimentação do felino

    Abrir a casa (e o seu coração) para um gato filhote é sempre um marco de transformação na vida de qualquer pessoa. Se você nunca teve um gatinho em outro momento, então, além da empolgação, é normal que você tenha uma série de dúvidas relacionadas ao cuidado com os felinos, principalmente nas questões básicas, como a alimentação. Escolher a melhor ração para gato filhote sem ter muita noção da diferença entre elas e da necessidade dos animais não é assim tão simples e, por isso, o Patas da Casa vai te ajudar: confira, aqui embaixo, tudo o que você precisa saber sobre a alimentação dos bichanos!

    Quantas horas um gato dorme por dia? Gatos sonham? Saiba tudo sobre o ciclo do sono dos felinos
    Comportamento

    Quantas horas um gato dorme por dia? Gatos sonham? Saiba tudo sobre o ciclo do sono dos felinos

    Não há nada mais fofo do que ver um gato dormindo. Essa, inclusive, é uma cena bastante comum na vida dos pais de pet, já que os felinos aproveitam boa parte da vida intercalando sonecas. Mas você já parou para pensar quantas horas dorme um gato? Às vezes parece até que esse ciclo dura o dia todo… será que esse é um comportamento normal ou pode ser motivo de preocupação? O que os gatos sonham (se é que ele sonham)? São muitas perguntas que precisam ser respondidas, mas não se preocupe. 

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais
    Raças

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais

    O gato Himalaia é, sem dúvidas, uma das raças mais queridinhas e desejadas pelos amantes de felinos. Ele reúne em sua genética a mistura de outras duas raças que são muito populares: o gato Persa e o Siamês. Ou seja, é carisma e fofura em dose dupla! Além disso, esse gatinho tem uma personalidade super dócil e tranquila, sendo a companhia perfeita para quem sempre sonhou em ter um bichinho de estimação. Se esse é o seu caso, ou se você já tem um gato do Himalaia e quer conhecer tudo sobre ele, essa matéria vai te ajudar bastante. 

    Gatos podem comer ração de cachorro? Saiba o que é permitido na alimentação dos felinos
    Ração

    Gatos podem comer ração de cachorro? Saiba o que é permitido na alimentação dos felinos

    Se seu amor por pets não consegue se restringir a apenas gatos ou cachorros e, na sua casa, eles convivem em harmonia, provavelmente a hora da comida é uma das mais aguardadas pelos seus amigos de quatro patas. Num mundo ideal, cada um come a ração no seu potinho: gatos com gatos, cachorros com cachorros. Mas a gente sabe bem que se não ficar de olho, uma troca pode acontecer nesse momento. Afinal de contas, gatos podem comer ração de cachorro? Se sim, essa prática pode trazer algum malefício para a saúde do seu felino? Como fazer para evitar o troca-troca? Descubra mais sobre esse assunto aqui embaixo!

    Ver Todas >

    Cachorro pode comer amendoim?
    Alimentação animal

    Cachorro pode comer amendoim?

    Muitos tutores se perguntam se cachorro pode comer amendoim ou se isso faz parte da lista de alimentos proibidos para cães. O questionamento é super válido, afinal é realmente muito importante saber o que os cachorros podem ou não comer para não terem a sua saúde prejudicada. Diferentemente de outras oleaginosas, o amendoim para cachorro não costuma representar nenhum perigo em si, mas tudo depende de como ele será oferecido.

    Vitamina para cachorro: quando usar?
    Alimentação animal

    Vitamina para cachorro: quando usar?

    Mesmo que se fale pouco sobre o assunto, a vitamina para cachorro funciona de maneira semelhante às vitaminas humanas e é bem importante para o funcionamento do organismo animal. Esses micronutrientes normalmente são encontrados na própria alimentação do cachorro, que é a ração. No entanto, em alguns casos específicos, pode ser necessário fazer uma suplementação alimentar da vitamina de cachorro, que deverá ser indicada por um veterinário de confiança.

    Petisco para cachorro: como escolher a melhor opção para o seu pet?
    Alimentação animal

    Petisco para cachorro: como escolher a melhor opção para o seu pet?

    Existem muitas opções de petisco para cachorro e escolher o melhor para o seu doguinho pode ser uma tarefa difícil. Usados como recompensa pelo bom comportamento ou quando o tutor quer agradar o pet, os petiscos são a melhor opção de alimentos para cachorro fora da dieta da ração. Mas ainda que seja indicado para cachorro, os petiscos precisam ser escolhidos de acordo com tamanho e idade do animal. Além disso, não podem substituir refeições e o consumo deve ser moderado para não favorecer a obesidade canina. 

    Ração para cães idosos: qual a diferença da ração de adulto, como escolher e como fazer a transição?
    Alimentação animal

    Ração para cães idosos: qual a diferença da ração de adulto, como escolher e como fazer a transição?

    A ração para cães idosos é algo que traz muitas dúvidas para os tutores. A transição de alimentação dos doguinhos mais velhinhos faz parte de alguns dos cuidados que esses pets precisam nessa fase da vida. Assim como os humanos de idade avançada, o cachorro idoso passa por muitas transformações corporais. Por conta disso, a necessidade nutricional do organismo desses animais também muda. 

    Ver Todas >