Investir em uma boa ração para gatos é a melhor forma de cuidar da saúde do seu pet. Mas será que você sabe tudo sobre o assunto? A dieta dos pets é algo que ainda levanta muitas dúvidas. Com a grande variação de alimentos secos e úmidos que existem, é difícil saber qual a melhor ração para gatos e que fatores levar em consideração antes de comprar uma boa comida. Além disso, a alimentação felina não envolve apenas isso, e é importante saber também o que dar para gato comer quando não tem ração. Veja abaixo os principais mitos e verdades sobre a dieta desses pets!

1) A ração para gato contém todos os nutrientes importantes para os felinos

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Verdade. Os gatos são estritamente carnívoros, então essa é uma das principais fontes de nutrientes para o organismo felino - mas não a única. Na alimentação de gato, a ração é composta basicamente de proteínas, gorduras, carboidratos e aminoácidos essenciais, que é tudo que esses animais precisam para se manterem fortes e saudáveis. As gorduras, por exemplo, melhoram o desempenho das células e estimulam o sistema imunológico, enquanto os carboidratos presentes na ração para gato atuam como fonte de energia. Já os aminoácidos essenciais cumprem diferentes funções, que auxiliam desde o coração e visão até o bom desenvolvimento do pet.

2) Ração para gato filhote é a mesma de um gato adulto

Mito. Para escolher a melhor ração para gato, é fundamental prestar atenção na idade do pet, porque os nutrientes presentes no alimento variam de acordo com a fase de vida do animal. A ração para gato filhote é muito mais calórica do que a ração para gato adulto porque os pequeninos ainda estão em fase de desenvolvimento e, por isso, consomem muito mais energia do que um bichano mais velho.

3) Além da ração, gato pode comer restos de comida dos humanos

Mito. Uma dúvida que muitas pessoas têm é o que dar para gato comer quando não tem ração, mas será que gato pode comer restos de comida de humanos nessas ocasiões? A resposta é não. Embora pareça ser uma solução mais prática, a nossa alimentação geralmente contém muitos temperos e ingredientes que são prejudiciais para o organismo felino. Por isso, o ideal é não pegar aquela sobrinha do almoço ou jantar e oferecer para o pet. Em contrapartida, é possível preparar uma alimentação natural para gatos com alguns itens que consumimos no dia a dia. Para isso, é necessário consultar um veterinário e produzir um cardápio adequado para pets.

4) Ração para gato castrado deve ser diferente de gato não castrado?

Verdade. O ideal é que após a castração o tutor troque a ração do pet por uma ração para gatos castrados. Isso é recomendado porque depois da esterilização, os animais tendem a ganhar peso, já que o procedimento interfere diretamente na produção hormonal e, consequentemente, deixa os felinos menos ativos. A ração para gato castrado leva isso em consideração, e contém um nível moderado de gorduras e calorias para não causar obesidade no seu amigo. Mas atenção: para saber qual a melhor ração para gato castrado, é importante conversar com um veterinário de confiança.


Ração para gato filhote deve ser específica para a faixa etária do animal
Ração para gato filhote deve ser específica para a faixa etária do animal

5) A ração para gato pode ficar à disposição do pet o tempo todo

Mito. Muitos tutores pensam que a melhor forma de oferecer a ração para gato é deixá-la no potinho sempre à disposição, mas isso é um erro. Os felinos têm um olfato bem apurado, que é basicamente o que guia o interesse desses animais por determinados alimentos. Quando a ração para gato fica exposta por muito tempo, o cheiro deixa de ser agradável e atraente para os felinos, e é por isso que vários gatinhos às vezes se recusam a comer a ração que está no pote por muitas horas. O ideal é oferecer a ração para gato no horário das refeições, e depois guardá-la para não perder o sabor, cheiro e crocância.

6) O sachê para gatos ajuda a manter a hidratação dos felinos

Verdade. O sachê para gatos é uma das melhores alternativas para cuidar da saúde do pet. Existem alimentos úmidos que funcionam como um alimento completo e contém todos os ingredientes necessários para a saúde do gato, como também existem sachês que servem como apenas um aperitivo e devem ser oferecidos em ocasiões específicas. De toda forma, esse tipo de ração para gato é uma grande aliada da hidratação porque contém uma grande quantidade de água na composição (acima de 70%, enquanto na ração seca é de apenas 10%).

7) A ração para gatos úmida pode substituir a ração seca

Verdade. Mas antes de escolher a melhor ração para gato do tipo úmida, você deve verificar a embalagem ou pedir recomendação de um veterinário para garantir que o sachê contém todos os nutrientes que seu pet precisa. No rótulo do produto deve haver a informação de que ele é um “alimento completo” - exatamente com essas palavras -, caso contrário ele deve ser utilizado como petisco. Outra opção é alternar a ração seca com a ração úmida, pois muitas vezes os felinos ficam mal acostumados com esse tipo de comida.

8) Gato diabético ou com problemas renais pode consumir qualquer tipo de ração?

Mito. Existe ração para gato de todo tipo, inclusive aquelas que são indicadas para tratar problemas de saúde no seu amigo de quatro patas. Um gato diabético, por exemplo, precisa consumir uma ração que seja rica em proteínas e com baixo índice de carboidratos; enquanto um gato com problemas renais deve ter uma alimentação com baixa quantidade proteica e teor reduzido de sódio. Também existe ração para gatos com problemas gastrointestinais, obesos ou com problemas urinários, então é bom seguir as indicações do veterinário conforme a saúde do animal.

9) Existe ração para gato que ajuda a prevenir infecções urinárias?

Mito. Por mais que existam alimentos que ajudam a tratar alguns problemas de saúde, não é possível definir qual a melhor ração para evitar problemas urinários em gatos. Na verdade, a prevenção desse e de outros problemas geralmente tem a ver com os hábitos do pet. No caso de infecções urinárias, por exemplo, o ideal é aumentar o consumo de água nos felinos. Uma boa forma de incentivar a hidratação do gato é instalando fontes de água pela casa e oferecer ração úmida ocasionalmente.

Redação: Juliana Melo