Depois que param de se alimentar exclusivamente com o leite materno, a ração passa a fazer parte do dia a dia dos filhotes. Como já era de se esperar, é normal que eles precisem de um período de adaptação até se acostumarem com o alimento sólido. Ao mesmo tempo, os donos de primeira viagem — e os que já têm um pouco de prática também — podem ficar com dúvidas sobre a nova rotina alimentar dos bichinhos. Afinal de contas, qual é a melhor ração para cachorro filhote entre as versões seca e úmida? Descubra mais sobre esse e outros detalhes aqui embaixo!

Qual é a hora certa de oferecer a ração para cachorro filhote e quantas vezes por dia?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Antes de saber qual é a melhor ração para o seu filhote de cachorro, você precisa ficar atento e acertar o momento ideal de trocar a nutrição exclusiva com o leite da mãe para a ração. Essa virada de chave precisa acontecer a partir dos dois meses de vida do cãozinho. Nesse momento, ele já está mais independente e pode viver longe da mãe.

A quantidade de vezes que a ração deve ser oferecida ao seu filhote também é um ponto que merece atenção, já que nesses primeiros meses eles gastam muita energia e precisam dos nutrientes, mas ainda não conseguem comer grandes porções por vez. O ideal é seguir a quantidade indicada na embalagem da ração e oferecer o alimento dessa forma:

  • de quatro a seis vezes por dia quando o filhote tiver dois meses;
  • quatro vezes ao dia para cães de três meses;
  • de duas a três vezes por dia na fase que vai dos quatro aos seis meses;
  • duas vezes por dia (ou quantas o veterinário indicar) dos seis meses em diante

Ração seca e úmida: qual a melhor para o cachorro filhote?


Seu cachorro filhote deve comer apenas a ração específica para a faixa etária dele
Seu cachorro filhote deve comer apenas a ração específica para a faixa etária dele

A dúvida entre a ração seca ou úmida como o melhor tipo de ração para oferecer ao seu cachorrinho nos primeiros meses de vida é bem comum, mas não é tão complicada de resolver. No que se trata da nutrição, os dois tipos de ração são ótimos para o animal, mas é importante que você escolha as versões específicas para filhotes — vamos falar mais sobre isso aqui embaixo. No fim das contas, você pode escolher a que se encaixar melhor no gosto do seu animal e no seu orçamento. Mesclar as duas também é uma maneira ótima de variar e deixar a alimentação dele mais interessante. 

Ração seca: tem a vantagem de ser mais econômica por estar disponível em embalagens maiores e, além disso, pode ser armazenada por mais tempo. Ou seja: se você precisar deixar a comida à disposição do filhote por mais tempo, não vai ter nenhuma preocupação! Além disso, essa ração ajuda na limpeza dos dentes do cachorro enquanto ele se alimenta, evitando o acúmulo de tártaro. 

Ração úmida: é mais saborosa para o animal — e, por isso, você precisa tomar cuidado com a quantidade que ele vai comer para não exagerar. Ela também tem uma quantidade maior de água em sua composição, ajudando na hidratação do seu cachorrinho e pode ser uma ótima opção para locais mais quentes. Ao mesmo tempo, a ração úmida também pode atrair insetos ao local onde o filhote se alimenta e vai exigir mais cuidados com a limpeza dos dentes do cachorro, já que pode acumular tártaro. 

A importância de oferecer apenas a ração específica para cachorro filhote antes de um ano

Mesmo que você tenha cachorros com idades diferentes em casa, evite oferecer ração de adulto antes do seu filhote completar um ano de idade. Esse cuidado é importante porque o alimento para filhotes é reforçado em nutrientes que ajudam no desenvolvimento da saúde e no crescimento dos cachorrinhos. As proteínas, por exemplo, ajudam no ganho de massa muscular, favorecem a troca de pelos e dão bastante energia para eles gastarem ao longo do dia. O reforço de cálcio, por sua vez, ajuda no desenvolvimento de ossos fortes, algo que pode evitar problemas de saúde na velhice do animal. 

Redação: Ariel Cristina Borges