Ração

Ração para cachorro e pelagem saudável: a alimentação influencia na aparência dos pelos?

Saiba como a ração de cachorro pode beneficiar a pelagem do seu amigo
Saiba como a ração de cachorro pode beneficiar a pelagem do seu amigo

A ração de cachorro é composta por diversos nutrientes que ajudam a manter o bom funcionamento do organismo dos cãezinhos. Mas será que é só para isso que ela serve? Ou ela também pode influenciar na pelagem do animal? Para entender a relação entre a ração para cachorro e pelagem saudável, nós conversamos com a médica veterinária Nathalia Breder, que é especialista em nutrição. Segundo ela, a alimentação é um fator que está diretamente relacionado à saúde e aparência dos pelos, não apenas dos cães, mas também dos gatos. “A ração de cachorro vai fornecer as vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais para que a pelagem possa nascer e crescer de forma adequada”, esclarece. Dá só uma olhada no que mais a veterinária esclareceu!

Ração para cachorro: ingredientes ajudam a manter a pelagem saudável

A verdade é que, assim como os humanos tendem a ter uma preocupação especial com os cabelos, a pelagem do cachorro também é um fator que precisa de certa atenção. De acordo com Nathalia, existem diversos suplementos que ajudam a cuidar dos pelos do cachorro, deixando-os com um aspecto mais saudável. “Entre eles, o mais comum é o ômega 3 (ácido linolênico). Mas ainda podemos citar o ômega 6 (ácido linoleico), Biotina, Lisina, Tiamina, Cistina, Zinco, vitamina B5 (Ácido Pantotênico), vitamina A e vitamina E”. É tanto nome para decorar que os tutores podem acabar ficando um pouco confusos, né? Mas a boa notícia é que boa parte desses ingredientes podem ser encontrados em uma boa ração para cachorro que ela tenha uma boa qualidade nutricional.

Qual é a ração de cachorro mais recomendada para cuidar dos pelos do animal?

Existem diversos tipos de ração para cachorro e é importante ter em mente que a qualidade da ração é algo que influencia sim na pelagem do animal. Normalmente, a mais indicada é a Super Premium, que é uma ração de cachorro com uma fórmula altamente nutritiva e que possui a concentração adequada dos suplementos que ajudam a manter o organismo e pelos do cachorro saudáveis. O custo pode ser mais elevado que as demais, mas é uma ração que traz muitos benefícios para o cachorro peludo grande e pequeno. Além dela, também tem o alimento Premium, que, segundo a veterinária, é uma ração de cachorro com restrições de suplementos e qualidade de fontes, mas que também pode ser utilizada na manutenção de uma pelagem saudável. Já as rações Standard não têm o mesmo efeito porque não possui concentrações de nutrientes que ajudam na saúde da pele e pelos.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    A ração para cachorro de qualidade deve possuir componentes nutricionais que mantêm os pelos do animal mais saudáveis
    A ração para cachorro de qualidade deve possuir componentes nutricionais que mantêm os pelos do animal mais saudáveis

    Mais Lidas

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção
    Alimentação animal

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção

    Cuidar da alimentação do gato é dever de todo tutor, e para isso é importante saber o que o animal pode ou não comer. Além das tradicionais rações para gatos, algumas pessoas também gostam de oferecer outras opções de comida para o seu bichano e procuram alternativas mais naturais, como frutas e legumes. Porém, por mais saudáveis que esses alimentos sejam para os humanos, é importante ter em mente que o organismo dos felinos não funciona da mesma maneira que o nosso e algumas frutas para gatos, por exemplo, podem fazer mal ao seu amigo de quatro patas. Para sanar todas as dúvidas sobre o assunto, confira as frutas que gatos podem comer a seguir!

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos
    Alimentação animal

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos

    Mesmo que os gatinhos não tenham aquela gula característica dos cachorros, eles podem amar alguns alimentos. A dúvida, porém, sempre permanece nessa hora: além da ração, sachê e petiscos específicos, o que gato pode comer? A não ser que seu gatinho tenha um problema de saúde, você pode oferecer algumas frutas, legumes e proteínas de vez em quando. Mas atenção! Não são todos os alimentos que os gatos podem comer. O chocolate, por exemplo, está na lista dos itens proibidos pelo risco de intoxicar o seu pet.

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
    Alimentação animal

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos

    Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?

    Verduras e legumes para cachorro: 15 opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!
    Alimentação animal

    Verduras e legumes para cachorro: 15 opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!

    Muitos tutores questionam se podem oferecer legumes para cachorro. A resposta é sim! Além de ser muito saudável, esse tipo de alimento ajuda a abrir e instigar o apetite dos caninos, podendo ser oferecidos como petiscos e até recompensas. Mesmo se alimentando de ração diariamente, não há uma restrição que impede o cão de comer alimentos gostosos por fora, como vegetais e frutas variadas. O importante é que o tutor respeite a saúde do cachorro e ofereça com moderação, é claro - lembrando que sempre vale conversar com o veterinário antes de qualquer decisão.

    Cachorro com pelos longos precisa de uma alimentação especial?

    Se o seu pet é um cachorro com pelos longos, você precisa se atentar ainda mais com a alimentação dele. “A pelagem longa, dependendo da raça de cachorro, pode levar até quatro anos para nascer, crescer e morrer de forma natural. Portanto, é necessário um cuidado extra”, explica Nathalia. Desta forma, o mais indicado é que o cachorro peludo (pequeno ou grande) tenha uma dieta bastante nutritiva para manter a saúde dos pelos. Além disso, a veterinária também destaca que é possível usar uma suplementação com foco em pele para melhorar ainda mais o aspecto da pelagem, basta consultar um especialista para ver as melhores recomendações. Outra dica é investir em bons produtos de banho, além da escovação diária da pelagem.

    Os cachorros com pelo curto também precisam de cuidados com a pelagem. “Ao contrário do que imaginamos, a pelagem curta necessita de uma atenção redobrada, pois ela nasce, cresce e morre em um tempo muito curto, média de 21 dias. Com isso, os folículos podem ficar expostos e facilitar uma contaminação por bactérias e, consequentemente, o surgimento de infecções de pele e coceira”, alerta a veterinária.

    5 cuidados que também influenciam na aparência dos pelos do cachorro

    1) O fornecimento de água sempre limpa e fresca é um dos fatores mais importantes e que não deve ser esquecido;

    2) A escovação da pelagem é indicada, sempre respeitando os tipos de escovas para cada pelagem e lembrando que a frequência vai depender do tipo de pelo;

    3) Os banhos devem ser dados com intervalos adequados, evitando produtos químicos. Sempre seque muito bem o cachorro, sem usar secador quente;

    4) É importante lembrar que produtos de uso humano não são indicado para uso nos pets. O pH da pele é diferente e, a longo prazo, pode desencadear problemas de pele no animal. Use sempre produtos indicados para pets;

    5) Por fim, é recomendado o uso de suplementos específicos, encontrados facilmente nas petshops, mas que devem ser prescritos pelo médico veterinário.

    Redação: Juliana Melo

     

    Quantos ml de leite um filhote de cachorro mama? Veja essa e outras curiosidades sobre a amamentação canina

    Próxima matéria

    Quantos ml de leite um filhote de cachorro mama? Veja essa e outras curiosidades sobre a amamentação canina

    Schnauzer: tamanho, pelagem, saúde e preço... tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Raças

    Schnauzer: tamanho, pelagem, saúde e preço... tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    A raça de cachorro Schnauzer é conhecida pela cabeça em formato quadrado e o bigode característico. Ele é um dos cachorros mais queridos no Brasil e seu temperamento dócil e brincalhão contribui muito para isso. Mas muitas pessoas não conhecem a fundo as principais características do Schnauzer. Por exemplo, você sabia que existem três tamanhos dessa raça? Se você já ama esse cãozinho e está pensando em adotar um Schnauzer, é importante saber o máximo possível sobre a raça antes de tomar a decisão. O Patas da Casa te conta tudo o que você precisa saber sobre a origem do Schnauzer, suas características físicas, temperamento, saúde e até os valores caso você queira comprar um. Confira tudo!

    Como criar uma rotina para o seu cachorro? Dicas de cuidados, higiene, alimentação e passeios
    Cuidados

    Como criar uma rotina para o seu cachorro? Dicas de cuidados, higiene, alimentação e passeios

    Ninguém pode negar: manter uma boa rotina é fundamental para saúde física e mental do ser humano. Mas, além de você, existe outro serzinho que precisa de hábitos diários para garantir um bom funcionamento do seu organismo: o seu cachorro. Ao contrário do que muitos tutores pensam, os cães são animais de rotina e, por isso, mudanças repentinas nos horários podem deixá-los estressados e, até mesmo, depressivos. O horário de passear com cachorro, por exemplo, é um dos que mais impactam o seu bichinho e deve ser o mesmo todos os dias. Para te ajudar nessa e em outras tarefas que envolvem a rotina do seu cãozinho, o Patas da Casa reuniu algumas dicas sobre o assunto. Dá uma olhada!

    Gatos podem comer ração de cachorro? Saiba o que é permitido na alimentação dos felinos
    Ração

    Gatos podem comer ração de cachorro? Saiba o que é permitido na alimentação dos felinos

    Se seu amor por pets não consegue se restringir a apenas gatos ou cachorros e, na sua casa, eles convivem em harmonia, provavelmente a hora da comida é uma das mais aguardadas pelos seus amigos de quatro patas. Num mundo ideal, cada um come a ração no seu potinho: gatos com gatos, cachorros com cachorros. Mas a gente sabe bem que se não ficar de olho, uma troca pode acontecer nesse momento. Afinal de contas, gatos podem comer ração de cachorro? Se sim, essa prática pode trazer algum malefício para a saúde do seu felino? Como fazer para evitar o troca-troca? Descubra mais sobre esse assunto aqui embaixo!

    Alimentação do cachorro idoso: a ração úmida ajuda a abrir o apetite?
    Alimentação

    Alimentação do cachorro idoso: a ração úmida ajuda a abrir o apetite?

    Conforme a velhice se aproxima, cuidar da alimentação do cachorro se torna ainda mais importante para manter o bichinho saudável. Com um nível de energia diferente, o cachorro idoso precisa consumir uma quantidade menor de carboidratos para evitar problemas de saúde, como a obesidade canina. Mesmo que a ração sênior seja formulada para atender as necessidades nutricionais dessa fase da vida, o cãozinho pode rejeitar o alimento por diversos motivos, incluindo a textura, já que os dentes ficam mais frágeis na velhice. 

    Ver Todas >

    6 frutas para cachorro que fazem muito bem para a saúde
    Alimentação animal

    6 frutas para cachorro que fazem muito bem para a saúde

    A alimentação do cachorro é um dos fatores mais importantes na hora de cuidar do pet. Ela é responsável por oferecer nutrientes, energia, saúde e bem-estar. O mais recomendado é sempre levar em conta orientações do médico veterinário de confiança para atribuir ao animal a melhor nutrição possível. Uma dica é proporcionar uma alimentação variada composta por uma ração de qualidade e pequenas quantidades de frutas e legumes naturais, oferecidos como petiscos.

    Cachorro pode comer peixe?
    Alimentação animal

    Cachorro pode comer peixe?

    Os pescados são alimentos que fazem parte da composição de diversos petiscos e rações de cachorro. Por isso, é comum que os cães se atraiam pelo cheiro de peixe fresco. No caso de uma alimentação natural ou no caso de intercalar a ração de cachorro com outros alimentos, é comum se perguntar se cachorro come peixe ou se o alimento pode fazer mal para eles. O Patas da Casa reuniu informações sobre o assunto para esclarecer todas as dúvidas: se o peixe é liberado na dieta canina ou não, quais os benefícios do alimento e como preparar e oferecer da forma correta.

    Vitamina para gato: quando o suplemento nutricional é recomendado?
    Alimentação animal

    Vitamina para gato: quando o suplemento nutricional é recomendado?

    Uma boa alimentação faz toda a diferença na saúde do gato. O problema é que nem sempre o bichano consegue todos os nutrientes que ele precisa por meio da ração, e em alguns casos é necessário procurar por outras alternativas de suplementação alimentar. A vitamina para gatos é uma dessas opções, mas antes de investir nesse tipo de suplemento é fundamental conversar com um profissional para saber quais são os nutrientes que estão faltando no organismo do seu amigo de quatro patas. 

    É normal o filhote de cachorro comer muito? Entenda esse comportamento
    Alimentação animal

    É normal o filhote de cachorro comer muito? Entenda esse comportamento

    Muitos pais de pets - principalmente os de primeira viagem - podem não saber lidar com alguns comportamentos dos filhotes de cachorro. Apesar de todo cão ser único, a alimentação é um fator importante no desenvolvimento de todo animal. Por isso, é necessário entender como saber se o cachorro está com fome e quando o ato de comer muito pode ser um problema. Os filhotinhos de cachorro necessitam de mais refeições por dia do que um cão adulto, ainda assim a quantidade de ração deve ser menor. 

    Ver Todas >