Dentre os diferentes tipos de ração de cachorro que existem, a ração light se destaca como uma alternativa para animais que estão na faixa do peso ideal ou com um leve sobrepeso. Normalmente ela é indicada para cães que precisam manter o mesmo peso ou emagrecer bem pouco, mas não é aconselhável para pets que foram diagnosticados com um quadro de obesidade. Nesse caso, a ração diet para cachorro é a melhor opção, que é um alimento totalmente diferente da ração light para cães. Para entender como funciona esse tipo de alimentação, em que casos a ração para cachorro light é indicada e como inseri-la no dia a dia do seu pet, conversamos com a médica veterinária Nathalia Breder, que é especialista em nutrição animal. Vem ver o que ela contou para gente!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ração light e ração diet para cães é a mesma coisa?

Essa é uma dúvida bem comum entre os pais de pet, e a resposta é não: a ração light e a ração para cachorro diet não são a mesma coisa. A primeira opção é indicada principalmente para animais que estão em fase de manutenção de peso ou que têm sobrepeso abaixo de 15%. Em alguns casos, a ração light para cachorro também pode servir como uma medida preventiva, especialmente quando o cãozinho tem predisposição à obesidade - mas é importante conversar antes com um veterinário para discutir essa possibilidade.

Já os animais que foram diagnosticados com obesidade canina - ou seja, que têm um sobrepeso acima de 15% - precisam de um outro tipo de intervenção alimentar própria para auxiliar no tratamento de perda de peso. Normalmente, a ração diet para cães ou específica para obesidade são as melhores opções de ração para cachorro emagrecer. É importante ressaltar que antes de introduzir a ração light ou ração diet, cães precisam de uma consulta com um médico veterinário, de preferência com especialização na área de nutrição.

Ração light para cachorro ajuda na manutenção de peso saudável

A ração light para cães funciona de forma bastante simples: por ser menos calórica que a tradicional, ela ajuda os cachorros a manterem o peso considerado “ideal” e até mesmo facilita a perda de peso do pet que está levemente acima do peso. “A principal função da ração light é a manutenção do peso saudável para animais adultos, ou para controle de sobrepeso para aqueles pets que precisam emagrecer pouco”, conta Nathalia.

Após a castração de cachorro, o tutor deve considerar a possibilidade de investir em uma ração light para cães castrados - sempre com a orientação do veterinário, claro. Muitos animais acabam ganhando peso depois da castração, e uma boa forma de evitar que o sobrepeso vire obesidade é oferecendo alimentos menos calóricos para o seu amigo de quatro patas. A formulação da ração light é ideal porque tem todos os nutrientes que o animal precisa em proporções adequadas, fazendo com que o cãozinho permaneça saudável e em boa forma.

 

Ração light: cachorro pode se beneficar bastante com esse tipo de alimentação

Ração light: cachorro pode se beneficar bastante com esse tipo de alimentação

 

 

Qual a melhor ração para cachorro emagrecer?

 

Para quem procura uma ração para cães obesos - raças pequenas ou grandes -, a versão light está longe de ser a melhor opção. Além da ração diet, existem alimentos específicos para obesidade canina, que consistem em rações com um percentual menor de gordura em sua composição. O acompanhamento médico, no entanto, não deve ser deixado de lado em nenhum momento. Mesmo que a ração para cachorro obeso ajude o pet a perder peso, é importante ficar atento para que ela não deixe o cachorro muito magro e desnutrido. O ideal é que quando o animal atingir o peso ideal, sejam feitas mudanças na sua dieta para que ele se mantenha saudável - e é aí que normalmente entra a ração light para cães.

Mas lembre-se: para o cachorro emagrecer, não basta focar apenas na melhor ração. A perda de peso exige também uma rotina com exercícios físicos e outras atividades. Também é importante verificar se a ração para cães obesos é adequada para a idade e porte físico do seu bichinho de estimação.

Ração light: cachorro pode adotar essa dieta em quais casos?

A ração light para cães pode ser incluída na alimentação do seu amigo de quatro patas em dois casos diferentes: se o cachorro estiver no seu peso ideal ou com um leve sobrepeso. “Recomendamos a ração light para animais que já estão no peso ideal, como uma forma de manutenção desse peso saudável”, indica Nathalia. Já se o cãozinho está com sobrepeso de até 15%, a veterinária explica que é possível utilizar a ração light em uma quantidade menor para promover o emagrecimento do pet. 

Vale destacar que a ração light para cães - raças pequenas ou grandes - não deve ser adotada sem a orientação de um profissional, pois é necessário fazer uma avaliação de cada caso para saber se o cachorro se enquadra nas situações citadas.

Saiba como fazer a transição para a ração light para cães

Antes de introduzir a ração light, cães precisam se acostumar com o alimento gradativamente. É preciso entender que o organismo dos cachorros é bem diferente dos humanos: eles não se adaptam facilmente a mudanças alimentares e, por isso, a transição deve ocorrer aos poucos. “Uma troca brusca pode levar a um quadro de gastroenterite”, destaca a veterinária. Desta forma, o ideal é que a introdução da ração tradicional para a ração light aconteça de forma gradual, levando em média 10 dias. Veja como fazer isso:

  • 1º dia: usar 90% da ração antiga e 10% da ração light;
  • 2º dia: usar 80% da ração antiga e 20% da ração light;
  • Siga esse parâmetro. A cada dia, aumente em 10% a quantidade da ração light para cachorro e diminua 10% da ração antiga.
  • No 9º dia, a porcentagem deve ser de 10% da ração antiga e 90% da ração light para cães.
  • A partir do 10º dia de transição, o pet já passará a comer exclusivamente a ração light.

Redação: Juliana Melo

Publicada originalmente em: 15/05/2020

Atualizada em: 30/08/2021