Não importa se é um cachorro grande ou pequeno: todos os animais precisam se alimentar adequadamente, e é para isso que existem as rações. Fonte de nutrientes essenciais para manter a saúde do seu pet em dia, a ração de cachorro pode ser encontrada em diferentes versões (Standard, Premium e Super Premium) e normalmente é indicada para portes e fases da vida específicos. Contudo, ao longo dos últimos anos, a comercialização de produtos voltados para determinadas raças foi se tornando popular. Hoje, por exemplo, é possível encontrar uma ração para Bulldog Francês ou até mesmo uma ração para Pitbull. Mas será que esse tipo de alimento realmente tem algum diferencial e é mais nutritivo do que os demais? Como funciona isso? A seguir, desvendamos o que você precisa saber sobre o assunto!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A ração de cachorro específica para raças é mais nutritiva do que as demais?

Quando temos um cachorro de determinada raça e encontramos um produto que parece ser ideal para ela, fica até difícil não comprar por impulso. É o que acontece com quem tem um Pug, por exemplo, e encontra uma “ração para Pug” nos pet shops da vida, que promete trazer vários benefícios que outras rações, aparentemente, não poderiam trazer. Mas será que isso condiz com a realidade?

Segundo a médica veterinária Gabriela Tosin, que é especializada em nutrição animal, as rações consideradas específicas para raças não tem nenhuma diferença nutricional se comparada com as outras. “O que elas apostam é na adição de aditivos zootécnicos que promovem melhora de alguma característica da racçaa. Por exemplo, a ração para Shih Tzu e Lhasa Apso melhora da proporção de ômega 3 e 6 em animais que precisam de pelagem brilhantes, como essas raças”, explica.

 

A ração para Bulldog Francês não deve ser a mesma que a de um Labrador por causa do porte desses cães

A ração para Bulldog Francês não deve ser a mesma que a de um Labrador por causa do porte desses cães

 

 

O que levar em consideração na hora de comprar a ração para cachorro?

 

A melhor forma de escolher uma boa ração é aprendendo a analisar os ingredientes que estão contidos no alimento. Algumas dicas da profissional para isso são observar os seguintes aspectos: “Níveis de proteína são melhores quando estão acima de 23%; níveis de extrato etéreo (que são as gorduras) sempre acima de 8% e matéria mineral abaixo de 8%. Existem muitos outros pontos, mas esses já ajudam muito”.

No geral, se a ração for de uma boa qualidade, como a Premium ou a Super Premium, já é possível garantir que o seu cãozinho vai receber todos os nutrientes necessários para se manter saudável. “Não costumo indicar ração para raças específicas justamente porque não vejo necessidade. Prefiro indicar rações de boa qualidade e não necessariamente para determinada raça”, justifica a veterinária.

A escolha da ração para cachorro deve ser de acordo com o porte do animal

Além da qualidade do produto, outro fator que deve ser levado em consideração na hora de escolher a melhor ração para cachorro é quanto ao porte e a fase de vida do animal. Um filhote, por exemplo, tem exigências nutricionais diferentes de um cachorro adulto ou idoso. O mesmo vale para o seu tamanho: uma ração de Labrador, que é um cão grande, não deve ser igual a ração para Yorkshire, que é uma raça muito menor, porque cada porte tem necessidades nutricionais distintas

Como os cães pequenos têm um metabolismo mais rápido e que consome mais energia, a alimentação deles é pautada basicamente em proteínas e gordura. Do outro lado, cachorros grandes têm o metabolismo mais lento e, por isso, precisam consumir gorduras e proteínas em uma quantidade menor. Ignorar essas particularidades de cada porte pode causar um excesso ou déficit de nutrientes no organismo do animal e, consequentemente, afetar a qualidade de vida dele.

Redação: Juliana Melo