Você sabe quantos filhotes um cachorro pode ter? O número varia de acordo com as condições de saúde da cadela, mas também deve-se levar em consideração o porte e a idade do animal. Além disso, quando é a primeira gestação da cachorrinha, o número também costuma ser reduzido e os filhotes geralmente têm características diferentes dos irmãozinhos de outras ninhadas. Se você está curioso para saber quantos filhotes um Pitbull ou um Pinscher podem ter, chegou a hora de resolver esse mistério de uma vez por todas. Vem que a gente te conta tudo sobre o assunto!

Quantos filhotes nascem na primeira cria?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se a gestação ocorre no primeiro cio da cadela, que normalmente acontece entre 6 e 12 meses de idade, o número de filhotes não costuma ser o mesmo de quando se atinge a fase adulta. Como o organismo canino ainda está se desenvolvendo e amadurecendo, o número é bastante reduzido se for comparado com gestações futuras. Então quantos filhotes uma cadela pode ter na primeira cria?

No caso de animais pequenos, é normal uma cadela ter apenas um filhote nesta fase inicial, mas esse número pode variar. Alguns cães pequenos ou de médio porte costumam parir entre 1 e 2 cãezinhos na primeira gestação, mas quando se trata de um cachorro grande esse número pode ser um pouco maior, entre 3 e 5 filhotes - lembrando que, no caso de animais maiores, o primeiro cio pode demorar um pouco mais para acontecer, normalmente entre 16 e 24 meses. Por serem cães muito grandes, o desenvolvimento do corpo é mais lento e por isso ocorre essa demora. De toda forma, é bom ter o devido acompanhamento veterinário para saber de fato quantos filhotes vão nascer na primeira cria e garantir que a gestação está saudável.


Como saber quantos filhotes a cadela vai ter: se for de um porte grande, o número varia entre 6 e 10
Como saber quantos filhotes a cadela vai ter: se for de um porte grande, o número varia entre 6 e 10

E quantos filhotes um cachorro pode ter em ninhadas normais?

Depois que o cão atinge a maturidade, alguns fatores que determinam quantos filhotes uma cadela pode ter são o porte, idade e as condições de saúde dela. Nesse sentido, o porte é o que mais pesa. Enquanto os cachorros grandes ou gigantes têm maior potencial para uma gestação com um grande número de filhotes, cachorros pequenos costumam ter uma ninhada mais reduzida. 

Para se ter uma ideia, vamos comparar quantos filhotes uma cadela Pinscher pode ter (pequeno porte) com a gestação de um cão maior, como o São Bernardo. No caso da Pinscher, o número pode variar entre 1 e 4 filhotes. Já uma cadelinha da raça São Bernardo consegue dar à luz a pelo menos 10 filhotes em cada gestação. Separando os animais de acordo com o porte, pode-se dizer que:

  • Cães de porte pequeno = 1 a 4 filhotes por ninhada
  • Cães de porte médio = 5 a 6 filhotes por ninhada
  • Cães de porte grande ou gigante = 6 a 10 filhotes por ninhada

Além disso, como já foi dito, a idade do pet também deve ser levada em consideração. Se a gestação acontecer no primeiro ano de vida do cãozinho antes de atingir a maturidade, o número de filhotes é menor (isso vale tanto para as fêmeas quanto para os machos). Como o sistema reprodutivo ainda está em desenvolvimento, o corpo da fêmea ainda não está totalmente preparado para ter tantos filhotes de uma só vez. No caso dos machos, o esperma tem mais chances de fecundar o óvulo quando ele amadurece.

As condições de saúde, por outro lado, não interferem diretamente na quantidade de filhotes que a cadela tem. No entanto, é algo que deve ser observado, porque caso a mãe tenha uma doença de cachorro genética, as chances dos filhotes nascerem com essa mesma doença são altas.

Como saber quantos filhotes a cadela vai ter ao longo da vida se não for castrada?

Essa é uma pergunta bem difícil de ser respondida porque vai depender de vários fatores. O cio de cachorro costuma acontecer duas vezes por ano, o que significa que uma cadela pode ter até duas ninhadas anualmente. Se for uma cadelinha que vive na rua e que não é castrada, por exemplo, as chances disso acontecer são bem altas e o número de filhotes vai depender do porte da mãe. Sendo assim, supondo que uma cadela de porte médio que tem até 5 filhotes por ninhada duas vezes por ano, em um único ano ela pode dar à luz a outros 10 cãezinhos. 

O grande problema disso é que conforme os cães cruzam, o número de animais abandonados só aumenta. Para evitar que isso aconteça, a melhor alternativa é a castração de cachorro. Além de ser uma medida para diminuir o número de cães nas ruas, isso também é uma forma de cuidar da saúde de cachorro, já que a castração previne várias doenças.

Redação: Juliana Melo