Cuidados dos animais

Quanto tempo vive um gato? Veterinária explica como a alimentação pode aumentar a expectativa de vida do seu pet!

Publicado - 22 Novembro 2024 - 10h44

Atualizado - 22 Novembro 2024 - 10h44

Você sabia que a alimentação pode ter uma influência enorme em quanto tempo vive um gato? É por meio da ração e de tudo que o animal consome que a saúde é fortalecida, então cuidar do cardápio do pet é muito importante para tentar alcançar uma boa longevidade. Para entender melhor como isso impacta na expectativa de vida felina e a importância de escolher uma boa ração para gato, conversamos com a médica veterinária Tatiana de Vita. Veja o que ela nos contou!

Quanto tempo vive um gato saudável e criado dentro de casa?

De acordo com a especialista, existem alguns fatores que podem influenciar em quanto tempo um gato vive. Dentre eles, podemos citar a alimentação e a rotina de cuidados médicos que o gatinho recebe. Além disso, raça, escore corporal e outros fatores também podem contribuir para aumentar ou diminuir a expectativa de vida dos pets.

Mas, afinal, quanto tempo vive um gato saudável e sem acesso às ruas? “Os gatos geralmente vivem entre 14 e 20 anos, quando pensamos em animais que têm acompanhamento médico veterinário necessário, exames preventivos e não têm nenhuma doença relacionada à raça ou adquirida por conta de um manejo inadequado, como alimentação de má qualidade”, explica a dra. Tatiana.

Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

A relação entre a alimentação e a expectativa de vida dos gatos

Conforme a médica veterinária destaca, a alimentação é um dos pontos essenciais para aumentar a expectativa de vida dos gatos. “Os alimentos de melhor qualidade e melhores categorias (super premium) são os mais indicados desde as fases iniciais da vida dos animais. Desta forma, fornecemos bons ingredientes que possuem todos os nutrientes em quantidades necessárias para o máximo desenvolvimento e melhor aproveitamento pelo metabolismo dos felinos, além de uma excelente palatabilidade e aceitação.”

Ração para gatos: quais os nutrientes mais importantes do alimento?

Gatos são animais com necessidades nutricionais bem específicas. Para começar, o gato é carnívoro, o que significa que as proteínas são a base da alimentação desses animais. Por isso, é muito importante que a ração para gato escolhida tenha uma fonte de proteína de boa qualidade.

Além disso, Tatiana destaca que outros nutrientes, como carboidratos, gorduras e minerais também são indispensáveis na dieta dos pets. “Carboidratos e gorduras também fazem parte dos nutrientes que os gatos precisam para seu fornecimento de energia. Vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras, ácidos graxos, prebióticos, são nutrientes essenciais para a manutenção do metabolismo, boa saúde e cuidados com o envelhecimento.”

gato comendo sachê
A ração para gato úmida é uma forte aliada da saúde dos bichanos

A ração para gato deve ser escolhida de acordo com a fase de vida do pet

Conforme Tatiana explica, cada fase de vida precisa de uma dieta direcionada para essa faixa etária, uma vez que as necessidades de cada fase são distintas. “Por exemplo, os gatos filhotes estão em fase de crescimento e desenvolvimento de seus órgãos, ossos e músculos, portanto necessitam de uma dieta com maior energia para seu metabolismo se desenvolver de forma ótima e saudável.”

Por outro lado, a veterinária diz que como os gatos adultos já estão completamente desenvolvidos, chegaram no seu tamanho máximo e porte ideal, eles devem receber dieta de manutenção do metabolismo, de acordo com suas necessidades e atividades. Já os gatos idosos começam a diminuir sua frequência de atividade, de forma que necessitam de uma dieta específica para atender essa fase.

“O risco de não seguir a dieta de acordo com a fase de vida ou necessidade especial é que pode prejudicar o crescimento, por exemplo na fase de filhotes, em que o gato precisa de mais energia para seu desenvolvimento, ou por exemplo para os seniores que precisam controlar a quantidade de calorias para evitar o sobrepeso”, finaliza.

O mesmo vale para condições específicas de saúde. Por exemplo, se o bichano passou pela cirurgia de castração, o ideal é apostar em uma ração para gatos castrados, já que o metabolismo desses pets muda. Além disso, gatos com problemas renais também precisam de uma dieta específica.

Como escolher a melhor ração para gatos?

Agora que você já entendeu que a relação entre a alimentação e quanto tempo vive um gato tem tudo a ver, é importante saber como escolher os melhores alimentos para o seu amigo de quatro patas! Então como fazer a melhor escolha de ração para gato? Bom, o ponto mais importante é se atentar à qualidade dos ingredientes.

Veja abaixo as explicações da dra. Tatiana sobre os principais tipos de ração para gatos encontrados no mercado:

  • Ração econômica ou standard — “As rações econômicas são aquelas produzidas com ingredientes de qualidade mais baixa, com os produtos disponíveis de acordo com a oferta do mercado. Geralmente são rações que, por ter um valor nutricional mais baixo, os animais precisam de alguma suplementação.”
  • Ração premium — “As rações premium possuem um valor nutricional melhor, uma boa digestibilidade e melhores ingredientes quando comparados com categorias inferiores. Geralmente possuem alguns diferenciais em relação a tecnologias.”
  • Ração super premium — “As rações super premium são as mais indicadas no ponto de vista nutricional, pois, por possuírem ingredientes de melhor qualidade, oferecem uma melhor digestibilidade, melhor aproveitamento e tecnologias inovadoras para cada fase de vida ou necessidade especial.

Além disso, é importante apostar em marcas conhecidas e que mantêm um bom nível de confiabilidade no mercado. Aliado a isso, não esqueça de fazer check-ups regulares com um médico veterinário de confiança.

O que acontece quando separa um filhote de gato da ninhada e da mãe?

É consenso que todo filhote de gato é uma fofura, mas ele também é uma criatura que depende profundamente da mãe e dos irmãos nas pr...

Com esses 8 cuidados você consegue deixar seu gato feliz e com qualidade de vida o ano todo (checados por veterinários)

Um gato feliz é sinônimo de qualidade de vida e bem-estar, e garantir isso é bem mais simples do que imaginam. Embora muitas pessoas...

Cuidados

Somente nessas 4 situações o banho em gato é permitido: veterinária explica porque o banho estético é uma péssima ideia

Você sabia que dar banho em gato é altamente contraindicado pelos especialistas? Os felinos costumam ser eficientes na hora da autol...

Gato mordendo é sinal de carinho? Entenda o comportamento e saiba como resolver

Levar uma mordida de gato nunca é algo muito agradável. Mas você já se perguntou por que alguns animais têm o costume de fazer isso?...

10 raças de cachorro para quem mora sozinho: os melhores pets para te fazer companhia

Sempre quis adotar um pet, mas não tem ideia de quais raças de cachorro são as mais indicadas para quem mora sozinho? Calma que vamo...

As 7 raças de cachorro menos independentes: eles têm mais chances de desenvolver ansiedade de separação

A lealdade e o companheirismo são características comuns aos cães, mas algumas raças de cachorro se destacam quando o assunto é o ap...

As 8 raças de cachorro mais briguentas: eles são reativos e precisam de um cuidado maior na socialização e adestramento

Todas as raças de cachorro apresentam características diferentes entre si, tanto físicas quanto comportamentais. Algumas raças de cã...

O que acontece quando separa um filhote de gato da ninhada e da mãe?

É consenso que todo filhote de gato é uma fofura, mas ele também é uma criatura que depende profundamente da mãe e dos irmãos nas pr...

Ver todas