Você já se perguntou quantas vezes um gato urina por dia? Essa dúvida é muito frequente e com certeza já passou pela cabeça de todos aqueles que vivem com os felinos, sobretudo os tutores de primeira viagem. Saber quantas vezes gato vai ao banheiro é importante para conhecer o comportamento do pet e até mesmo para identificar algo de errado com a saúde dele. Por isso, se você tem alguma dúvida sobre a quantidade diária de xixi do seu gato, o Patas da Casa agora vai te responder essas e também a outras perguntas sobre o assunto!
Gato urina quantas vezes? Por que não vejo ele fazendo xixi?
Os gatos são cheios de personalidade e hábitos marcantes, especialmente durante à noite. Isso acontece porque eles são seres naturalmente noturnos. E se você está se perguntando quantas horas um gato dorme por dia, a resposta pode variar entre 12 a 16 horas de sono. Por esse motivo, é muito comum você acordar à noite e ver seu gato correndo de madrugada pela casa.
Nessas horas, é capaz do felino aproveitar o silêncio, tranquilidade e também uma melhor privacidade para fazer as suas necessidades. Esses hábitos explicam o porquê é tão difícil ver os bichanos usando o banheiro. Já a quantidade diária de xixi que o gato vai fazer, seja à noite ou durante o dia, vai depender de muitas questões sobre como o sistema urinário do seu gato funciona.
Qual a quantidade ideal e saudável de urina que o gato deve fazer?
E quantas vezes o gato urina por dia? Primeiro é interessante entender que o xixi do gato é composto de ureia, que é formada pelo processo metabólico que degrada os diversos nutrientes presentes no organismo e que essa produção urinária é formada nos rins do felino. Em seguida, esses resíduos são levados para a bexiga do gato através de ligações chamadas de ureteres (em gatos machos, é possível que este líquido passe próximo a glândula prostática, ou seja, a próstata), onde então passa pela glândula bulbouretral e por fim segue para uretra, onde é finalmente eliminado do corpo.

Mais Lidas

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

Quanto tempo vive um gato?
Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia.

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!
Se atente à quantidade de água que o seu gato bebe por dia
Todo esse processo é automático para manter um pleno funcionamento do organismo e impacta na saúde do gato. Você deve sempre verificar a quantidade de água que o felino está consumindo diariamente, o incentivando a beber quantidades entre 50 a 70 ml de líquido para cada kg de peso corporal. Essa atenção deve ser redobrada acima de tudo no inverno, pois o gato bebe menos água nos meses mais frios. A baixa ingestão de líquidos atrapalha a quantidade ideal do dia de urina e também influencia na cor do xixi, além de fazer com que o gato possa desenvolver graves doenças, como a doença renal crônica e insuficiência nos rins. E para mostrar qual a frequência adequada, é importante responder outra pergunta que os tutores sempre fazem: qual a cor normal da urina do gato? A cor deste líquido residual é saudável quando está entre o amarelo-palha e o amarelo-ouro, e a quantidade deve ser entre duas a cinco vezes ao dia.
Então o gato fazendo muito xixi é sinal de que ele bebe muita água?
Se há excesso na quantidade de água ingerida, fique atento! Além do calor, este é um forte indício de que o gato pode estar com algum tipo de doença renal que merece muito cuidado. E durante os períodos mais quentes, o gato com calor naturalmente vai ingerir muitos líquidos. Investir em uma fonte de água para gatos e pedras de gelo no potinho podem aliviar a sensação térmica. Nesta época, você não deve se preocupar com a quantidade de água que o felino consome. Já o gato fazendo muita urina, alterações na cor, mudanças no aspecto do líquido e o felino fazendo o xixi em lugares fora da caixa de areia também são fatores que podem indicar que tem algo de errado no sistema urinário do pet.
Redação: Erika Oliveira
Edição: Luana Lopes
