Não há nada mais fofo do que ver um gato dormindo. Essa, inclusive, é uma cena bastante comum na vida dos pais de pet, já que os felinos aproveitam boa parte da vida intercalando sonecas. Mas você já parou para pensar quantas horas dorme um gato? Às vezes parece até que esse ciclo dura o dia todo… será que esse é um comportamento normal ou pode ser motivo de preocupação? O que os gatos sonham (se é que ele sonham)? São muitas perguntas que precisam ser respondidas, mas não se preocupe. Para sanar todas essas dúvidas, o Patas da Casa preparou uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o ciclo de sono felino. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gato dormindo: qual a importância do sono para os felinos?

Todo mundo precisa de uma boa noite de sono, e isso não é diferente com os gatos! É durante esse período que os felinos recuperam as energias e descansam profundamente - afinal, eles têm muitas responsabilidades para enfrentar, né?! Dormir também exerce uma função de reparação na saúde do gato, já alguns hormônios são liberados no estado de sono profundo.

Por outro lado, é bastante comum encontrar o gato dormindo de manhã ou à tarde. Nesse caso, o sono do animal não é tão profundo quanto à noite e serve apenas para deixá-lo mais relaxado e tranquilo. Pode parecer que não, mas ser um gato também é cansativo, viu? Eles correm atrás de bichinhos, escalam lugares altos (como as prateleiras da casa) e estão sempre em alerta a tudo que está acontecendo. Então nada mais justo do que tirar um cochilinho de vez em quando, né? Mas nesses casos, ele continua atento a tudo a sua volta - basta você reparar no movimento das orelhas enquanto ele dorme, que provavelmente vai seguir a direção de qualquer barulho que ele ouça.

Quantas horas um gato dorme por dia?

O horário de sono dos felinos é bem diferente do nosso. Para começar, eles são animais caçadores e com instintos noturnos, por isso preferem dormir durante o dia para se manterem mais dispostos à noite. Com a domesticação isso até mudou, mas não completamente. Os gatos ainda sentem a necessidade de tirar vários cochilos ao longo do dia, mas normalmente não é um sono muito profundo e revigorante. Juntando as várias sonequinhas, os felinos chegam a dormir entre 12 e 16 horas por dia.

Também é importante levar em consideração alguns fatores que influenciam nas horas de sono do felino, como a idade. O filhote de gato dorme muito mais que um adulto, podendo chegar a 20 horas de sono por dia. O mesmo vale para um gato idoso, que não tem mais a mesma energia e o pique de um gato adulto. Outro ponto que deve ser levado em consideração é o clima. Quando está mais frio, os bichanos ficam naturalmente menos ativos e menos dispostos para brincar. Por isso acabam passando muito mais tempo deitados ou dormindo.

filhote de gato dormindo

Meu gato está dormindo muito. O que pode ser?

Por mais que seja normal um gato dormindo muito, às vezes os tutores se preocupam que o seu amiguinho esteja sonolento demais. Então como saber quando os horários de sono do animal não estão normais? Você pode começar cronometrando a quantidade de horas que o bichano passa dormindo e observar outras mudanças no comportamento do gato. O sono excessivo geralmente pode indicar as seguintes situações:

• Doença: se o gatinho está com algum problema de saúde, ele pode ficar mais sonolento e sem disposição. Outros possíveis sinais de que algo não vai bem com o organismo do pet é quando ele fica apático, sem apetite e quieto no cantinho dele. Em alguns casos pode ocorrer vômito, diarreia e outros sintomas associados à doença em questão.

• Dor: quando o gato sente dor, várias alterações comportamentais podem ser notadas. Eles dormem mais para não sentir dor e quando estão acordados tendem a vocalizar o que sentem com miados e ronronados frequentes. Também podem ficar mais agressivos, com dificuldade para se locomover ou fazer as necessidades fisiológicas fora da caixa de areia.

• Problemas psicológicos: o gato pode sofrer com depressão, e isso também acaba afetando as horas de sono do felino. Ele fica totalmente apático nesses casos, perde o interesse pelas coisas que antes gostava (como seus brinquedos preferidos) e não interage com ninguém.

Em todas as situações descritas acima é importante buscar a ajuda de um médico veterinário para saber o que está acontecendo com o seu bichinho de estimação.

Será que os gatos sonham quando dormem?

Todo mundo que tem um gatinho já se perguntou em algum momento se os gatos sonham, principalmente depois de ver o bichano fazer movimentos com as patinhas enquanto dorme. Se essa é uma dúvida que já passou pela sua cabeça, chegou a hora da verdade: sim, os gatos sonham. Assim como os humanos, os felinos têm o sono dividido em dois ciclos: o REM (movimento rápido dos olhos) e o NREM (não REM).

O primeiro é o estágio mais profundo do sono, caracterizado por uma atividade intensa do cérebro. É justamente nele que os sonhos acontecem. A diferença é que enquanto nós demoramos até 2 horas para alcançar o REM, os gatos conseguem fazer isso bem mais rápido. Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, os felinos atingem o REM em cerca de 20 minutos. Mas então o que os gatos sonham? 

Como o cérebro dos gatos não tem a capacidade de criar coisas novas, o animal sonha basicamente com situações do seu cotidiano ou experiências passadas. Inclusive, isso não quer dizer que o gato sonha somente com o que é bom, viu? Se o bichano tiver um passado traumático, com maus-tratos ou outras situações desagradáveis, tudo isso pode vir à tona na hora de sonhar e virar um pesadelo. Mesmo observando o comportamento do gato sonhando, não dá para distinguir ao certo os sonhos bons dos ruins, mas alguns indícios de que ele atingiu o REM é quando ele tem espasmos nas patinhas ou movimenta os olhos durante o sono.

Além disso, é fundamental não acordar o seu amigo nessas horas, ou ele pode ficar muito assustado. Em alguns casos, pode até ter reações agressivas e ficar bem mau humorado. Se for para acordá-lo por qualquer motivo, faça isso sutilmente com carinhos e chamando o nome do animal bem baixinho até que ele desperte.

O que significam as posições de um gato dormindo

 

Como os gatos passam boa parte do dia dormindo, não é difícil encontrá-los descansando em diferentes posições. Mas você já parou para pensar no que elas significam? Pode parecer brincadeira, mas a posição que o gato dorme revela muita coisa sobre o animal e, principalmente, sobre como ele se sente em um determinado lugar. Veja abaixo as mais comuns:

• Gato dormindo de barriga para cima: se seu bichano dorme desse jeito em casa, você tem muita sorte! A barriga é uma região super delicada para os felinos, e eles tentam protegê-la a todo custo. Para o gato adotar esse tipo de posição é porque ele está se sentindo muito confortável naquele ambiente e resolveu abandonar os próprios instintos. Então se a sua dúvida é por que os gatos dormem de barriga para cima, aqui vai a resposta: é porque seu gatinho confia muito em você e se sente seguro ao seu lado.

• Gato dormindo de lado: essa é uma das posições mais comuns durante o sono felino. O motivo para tantos gatinhos resolverem dormir de lado é porque é muito confortável para eles. O gato consegue relaxar e descansar profundamente sem deixar a área da barriga muito exposta, que é uma das maiores preocupações dele. Com os membros totalmente esticados e a região do estômago devidamente protegida, o bichano consegue adormecer com mais tranquilidade. 

• Gato dormindo enroladinho: quando o gato tem o hábito de dormir enrolado como se fosse uma bolinha é puro instinto. Normalmente os felinos adotam essa posição quando o inverno chega e as temperaturas caem porque é uma forma de conservar o calor e se manterem aquecidos. Uma outra explicação para o gato dormindo assim é porque o animal preserva seus instintos de proteção e querem proteger os seus órgãos vitais durante o sono.

• Gato dormindo com patas no rosto: como resistir ao charme de bichanos que dormem assim? É praticamente impossível! Mas é claro que os gatos não escolhem essa posição para encantar os humanos. Na verdade, essa postura corporal é uma forma que os felinos encontram de bloquear a luz do lugar quando querem descansar - pode ser a luz do sol ou uma luz que esteja muito forte no cômodo. Assim o seu amigo consegue ficar no escurinho para tirar aquela soneca!

• Gato dormindo em cima das patas: no dia a dia, essa é uma das formas mais comuns do bichano pegar no sono. Geralmente os gatos adotam essa postura quando querem descansar, mas não pretendem dormir por longas horas. Então eles deitam em cima da patinha porque já ficam em uma posição adequada para levantar rápido se precisar.

• Gato dormindo com olho meio aberto: se você já viu seu bichano deitado assim, significa que ele ainda não adormeceu completamente e é por isso que os olhos permanecem semiabertos. Ele está apenas tirando um cochilo, mas ainda está consciente o suficiente para reagir a qualquer ameaça. Por isso, o estado de alerta ainda é visível.

Gatos dormindo: saiba como melhorar a qualidade de sono do seu bichano

Agora que você já sabe quantas horas dorme um gato e qual a importância do sono para os bichanos, que tal aprender como promover uma ótima sonequinha para o seu amigo de quatro patas? Não é muito difícil, e é muito importante saber fazer isso para que o gato consiga dormir melhor à noite. Separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa:

1) Gaste bastante a energia do gatinho durante o dia. Ao manter o pet ativo com brincadeiras e outras atividades, ele fica mais cansado e, consequentemente, vai dormir mais rapidamente. Os felinos são animais com hábitos noturnos, então essa é uma boa forma de evitar que eles fiquem acordados à noite.

2) Alimente o gato na horas certa. É normal os tutores deixarem o pote de ração sempre cheio, mas esse hábito não é o mais indicado. A ração de gato é uma das principais fontes de energia, então é fundamental ter um horário certo para alimentar o pet.

3) Não deixe o gato preso antes de dormir. Os felinos definitivamente não gostam da sensação de estarem presos em um lugar. Isso pode deixá-los estressados e ansiosos, então o resultado vai ser muitos miados à noite. Mesmo que você restrinja o acesso do animal a certos cômodos, o ideal é que o gatinho não se sinta totalmente preso.

4) Estabeleça um cantinho adequado para o gato dormir. O conforto conta muito nessas horas, então o ideal é comprar ou até aprender como fazer uma cama para gato. Existem vários modelos incríveis, como a toca para gatos, e você pode deixar a caminha ainda mais aconchegante com almofadas, brinquedos e um cobertor.

Redação: Juliana Melo