Todo cãozinho merece uma casa segura e confortável. Escolher o piso para cachorro ideal é a primeira coisa que o tutor deve prestar atenção. Muitas vezes nem percebemos, mas alguns tipos de piso, principalmente os mais escorregadios e lisos, facilitam quedas e acidentes domésticos. Essas situações podem afetar gravemente a estrutura óssea do seu melhor amigo. O Patas da Casa entrevistou o médico veterinário Luiz Henrique Malfatti, especialista em ortopedia veterinária, para explicar os perigos que a escolha de um piso para cachorro errado pode causar nas articulações do seu pet. Além disso, ele indica os melhores tipos de piso para cachorro e dá dicas para tornar seu lar confortável e seguro para seu cão. Confira a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Piso para cachorro escorregadio pode causar lesões nas articulações

Um piso para cachorro inadequado é um convite para problemas ortopédicos. Chãos escorregadios aumentam o risco de quedas e escorregões, o que pode causar danos nas articulações do seu pet. O especialista explica que qualquer parte do corpo pode ser machucada, mas que o maior risco está nas articulações (principalmente joelho e quadril), pois acabam sendo muito forçadas no piso liso: “Um paciente, por mais saudável que seja, com esse fator de ficar escorregando pode ter uma lesão na articulação do joelho. Pode escorregar ao saltar da cama ou do sofá e ter uma lesão de cotovelo, ombro ou até mesmo na coluna. Na verdade, é como se estivesse andando no sabão”.

Cães com displasia coxofemoral e doenças articulares são ainda mais prejudicados pelo piso para cachorro inadequado

O piso para cachorro escorregadio é ainda mais grave em cães que já sofrem com problemas articulares, como a displasia coxofemoral. Nessa doença genética, os ossos do fêmur e do quadril não se encaixam corretamente, causando muita dor e desconforto, além de instabilidade. “Levando isso em consideração, um paciente que tenha essa alteração já vai ter um pouco mais de dificuldade de apoio. Então o piso liso faz com que escorregue mais e não tenha o equilíbrio adequado, podendo gerar lesões, como uma luxação ou uma subluxação do quadril”, explica.

Pisos de madeira ou porcelanato para cachorro? Os dois são prejudiciais

É importante saber quais são os pisos para cachorro menos indicados para evitar a instalação na sua casa. O veterinário explica que pisos laminados - como os de tacos de madeira - não são as escolhas mais adequadas. Além deles, o piso de porcelanato para cachorro é um grande perigo, pois, assim como os de madeira, deixam o piso bem escorregadio. A probabilidade de o cãozinho sofrer um acidente em ambientes com esses revestimentos é muito maior. Por isso, tente sempre evitá-los.

Piso antiderrapante para cachorro: a melhor opção para deixar seu pet livre de acidentes

Ao contrário da madeira ou porcelanato para cachorro, existem alternativas no mercado que evitam acidentes em casa. Segundo o especialista, a melhor opção é o piso antiderrapante para cachorro. “A vantagem é que tem uma aderência muito melhor, então o cachorro consegue apoiar com mais firmeza sem ter o risco de escorregar”, indica. É a opção perfeita de piso para apartamento com cachorro, onde o animal tem menos espaço e corre mais risco de esbarrar e tropeçar.

Em casas com quintal, é importante ter cuidado também na área externa. O melhor piso para quintal com cachorro é o gramado ou o antiderrapante, mas o ortopedista também indica outras opções: “Tem os pisos de cerâmica ou aqueles parecidos com pisos de piscina. O melhor de tudo seria um gramado, mas também existem pisos especiais para parte do quintal antiderrapante que é o que a gente usa normalmente na parte da frente do quintal para ninguém escorregar”. 

piso para cachorro: cão deitado no chão

Você pode tornar seu piso antiderrapante para cachorro com algumas medidas

Muitas casas já possuem piso de porcelanato ou de madeira. Mas se você não tiver condições de trocar o piso, existem maneiras de deixá-lo menos perigoso sem precisar de obras. “Existem passadeiras de borracha, que vendem por metro quadrado em lojas de produtos de casa. Aqueles tablados de criança - tapete de EVA - que a gente vê em creches também são muito legais e funcionam ou o próprio tapete que tem em casa. Mas o legal é fixar ele, então coloque um sofá ou outro móvel em cima”. Além disso, o ortopedista sugere a instalação de escadinhas, rampas e degraus no acesso de camas e sofás. “Ter um aporte na descida e subida de sofá e cama é o ideal. Isso vai ajudar bastante a evitar o problema”. Outra dica é evitar deixar vasos ou objetos - como taças e garrafas - próximo ao chão e em móveis abertos que o cão possa esbarrar e acabar escorregando.

Além de cuidar do piso para cachorro, mantenha seu animal com unhas e pelos aparados

Além de colocar o melhor piso para cachorro ou aderir a técnicas que evitam escorregões, alguns  cuidados com o próprio cão devem ser tomados. “Temos que estar sempre de olho no tamanho das unhas. É importante estarem bem cortadinhas, principalmente nos pets que ficam dentro de casa”, afirma o veterinário. Ele ainda alerta para a área dos coxins, as almofadinhas que ficam debaixo da patinha: “Normalmente cresce bastante pelo ali no meio, isso ajuda a escorregar”. Por isso, é importante sempre manter os pelos da região muito bem aparados. 

Piso para cachorro escorregadio: como identificar problemas articulares no animal?

O cachorro com problemas articulares, como a displasia coxofemoral, apresenta alguns sinais característicos que indicam que há algo de errado. Geralmente, eles não conseguem firmar bem no chão e acabam derrapando ou escorregando frequentemente, principalmente nas brincadeiras e ao correr dentro de casa. Além de escorregões, podem bater em móveis e se machucar, já que não conseguem frear. “Tudo vai depender da lesão, mas um cachorro que tem uma lesão de quadril ou joelho, por exemplo, manca bastante”, alerta Luiz Henrique. Por isso é tão importante observar os hábitos do seu pet para identificar quando há algo de errado ou sinal de dor.  Ao perceber qualquer coisa errada, leve-o ao veterinário e adote rapidamente medidas para deixar o piso para cachorro o mais seguro possível.

Redação: Maria Luísa Pimenta