Que os gatos são animais naturalmente exigentes, todo mundo sabe. Isso já começa pelo seu paladar, que é bem particular e não aceita qualquer alimento. Os felinos também têm apreço pela rotina, gostam de água fresca e odeiam sujeira na caixa de areia. Mas sabia que algumas raças de gato também podem ser mais exigentes nos cuidados que recebe? Pois é verdade: Siamês, Persa e outras raças podem precisar de mais atenção que outros gatinhos e a gente te explica o motivo para isso.

Sphynx, o gato sem pelo, exige cuidados com a sua pele


O gato Sphynx, mesmo que não tenha pelos, precisa de cuidados diários com a pele
O gato Sphynx, mesmo que não tenha pelos, precisa de cuidados diários com a pele

A falta de pelos da raça Sphynx não quer dizer que esse gato é mais fácil de cuidar. Se por um lado o tutor não precisa se preocupar com escovações regulares ou com a formação de bola de pelos, por outro, o Sphynx requer atenção redobrada com a sua pele justamente por causa da falta de pelagem. Sem os pelos, que formam uma capa de proteção, o Sphynx fica mais vulnerável a problemas como queimaduras e dermatites. O Sphynx requer o uso de protetor solar todos os dias, mesmo dentro de casa, principalmente se ele gosta de ficar na janela ou se esparramar no chão para tomar sol. No inverno, esse gatinho precisa de atenção extra para se manter sempre aquecido: roupas, camas quentinhas e cobertores são essenciais.

O Maine Coon tende a ser mais dependente, o que exige certa atenção do tutor


Maine Coon: apesar do tamanho, essa raça de gato tem dificuldades para se virar sozinha
Maine Coon: apesar do tamanho, essa raça de gato tem dificuldades para se virar sozinha

Para quem não sabe, o Maine Coon é a maior raça de gato do mundo! Ele pode medir até 1 metro de comprimento e pesar entre 12 e 14kg. O gato Maine Coon é dono de uma personalidade incrivelmente dócil, carismática e atenciosa, mas tem um pequeno detalhe: esses felinos se apegam muito aos seus tutores e podem se tornar grudentos até demais. Eles demandam uma grande atenção por parte da família, pois adoram dar e receber carinho daqueles que amam, muito mais que a maioria dos gatos. O Maine Coon pode até mesmo lembrar um pouco os cachorros nesse aspecto, que são mais “dependentes” dos seus donos. Por isso, antes de ter um Maine Coon em casa, é fundamental ter certeza de que você será capaz de atender às necessidades emocionais do bichano. 

O Siamês não gosta de passar longos períodos do dia sozinho em casa


Siamês: quer irritar o bichano? É só deixá-lo sozinho em casa por muito tempo!
Siamês: quer irritar o bichano? É só deixá-lo sozinho em casa por muito tempo!

Não é mistério para ninguém que os gatos Siameses são bem populares, né? Isso acontece graças à sua personalidade amigável e extrovertida. Afinal, quem não quer um gatinho que adora interagir com a gente e é um super companheiro? Brincalhão e sempre apegado à sua família, o gato Siamês é incrível, mas tem um pequeno porém: ele definitivamente não gosta de ser deixado sozinho. Ele é muito da paz e do amor, mas sabe aquela história de que os gatos gostam de ficar no cantinho deles de vez em quando? Não é isso que acontece com o Siamês. Na verdade, os melhores momentos do dia para ele são quando ele está bem pertinho da sua família. É por isso que ele não gosta de ficar sozinho em casa e pode ficar bem irritado. Por isso, para quem procura um gatinho que não exija tanta interação humana assim, talvez o gato Siamês não seja uma boa opção de companhia. Agora para quem gosta disso, vale a pena ter um desses para chamar de seu. É só amor!

Manter a pelagem bonita e sedosa do gato Persa exige paciência e cuidados


O gato Persa tem uma linda pelagem, mas que precisa de uma série de cuidados do tutor
O gato Persa tem uma linda pelagem, mas que precisa de uma série de cuidados do tutor

Outra raça que é uma das queridinhas dos amantes dos felinos é o gato Persa, e não é difícil imaginar o motivo. Com um temperamento dócil e fácil de lidar, são animais que conquistam facilmente qualquer pessoa. Isso sem contar com seus pelos: extravagantes, sedosos e chamativos, a pelagem do Persa é felpudinha e super macia. A vontade é de ficar fazendo carinho o dia todo! Mas com essa linda pelagem, também vem uma grande responsabilidade, já que manter a aparência dos pelos da raça Persa exige alguns cuidados e, principalmente, paciência. As escovações devem ser diárias para evitar que os pelos fiquem embaraçados e também para evitar possível acúmulo de sujeira e doenças de pele. 

Ragdoll: gato também é bastante dependente da sua família


O Ragdoll é muito amoroso, mas é outra raça que também cria uma dependência muito grande dos seus tutores
O Ragdoll é muito amoroso, mas é outra raça que também cria uma dependência muito grande dos seus tutores

Mais uma prova de que tamanho não é documento é o Ragdoll. É de se esperar que gatos gigantes sejam naturalmente mais independentes do que os mais pequeninos, certo? Geralmente associamos o tamanho dos animais à vulnerabilidade, mas essa ideia está totalmente equivocada quando pensamos em um gato da raça Ragdoll. Assim como o Maine Coon, esses gatinhos são extremamente dependentes do seu tutor e, diferente da maioria dos gatos, eles não têm aquele forte instinto protetor - nem com eles, nem com os outros. Na verdade, o que eles mais evitam é confusão. Tranquilos, pacíficos e muito leais à sua família, os Ragdoll são uma ótima companhia para todos os momentos - desde que o tutor esteja disposto a dar todo o carinho e atenção que eles precisam.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.