Comportamento

Protetor de unhas para gatos: por que você não deve usar o acessório no seu bichano?

Afinal, o protetor de unhas para gatos é uma alternativa válida ou pode prejudicar o animal?
Afinal, o protetor de unhas para gatos é uma alternativa válida ou pode prejudicar o animal?

Todo mundo que tem um felino em casa sabe: as unhas de gato e suas funções são essenciais para o instinto natural da espécie. No entanto, para evitar que as garrinhas afiadas dos bichanos danifiquem móveis, cortinas e até machuquem as pessoas, muitos tutores têm adotado o uso do protetor de unha para gatos, também conhecido como “unha postiça para gatos”. Mas será que esse revestimento para as unhas realmente funciona? Ele tem mais vantagens ou desvantagens? É confortável ou incomoda o bichinho? A seguir, saiba mais sobre esse polêmico acessório e decida, por conta própria, se você deve ou não usá-lo no seu animal de estimação.

O que um protetor de unha para gatos promete?

Apresentado como uma maneira segura e atóxica de ocultar as unhas afiadas dos gatinhos, o protetor de unha surgiu no começo da década de 1990. Basicamente, ele é uma capa de silicone ou polímero vinílico que se encaixa nas garras do animal de estimação para evitar que ele saia arranhando sofás, pessoas, cães e outros gatos.

O protetor de unha de silicone é um produto barato, leve, fácil de aplicar em casa e dura entre quatro a seis semanas (caem por conta própria à medida que as unhas crescem). Por conta da popularidade crescente nos últimos anos, os fabricantes desenvolveram diferentes tamanhos e cores – geralmente neon – para se adequar ao gosto de cada um.

Protetor de unha de gato: 5 motivos para não usar o acessório

Muitos especialistas alertam que os protetores de unha para gato geram mais danos que benefícios aos animais. É um recurso que, além de incomodar alguns bichanos, pode atrapalhar a manifestação de comportamentos naturais, como arranhar superfícies para marcar territórios por aí. Confira abaixo essas e outras razões para não usar o protetor de unha de gato no seu pet:

1) Incomoda alguns gatinhos

Com o protetor de unhas, muitos gatos podem ter dificuldades de locomoção ou ficar extremamente desconfortáveis com o acessório. Para tentar se livrar do problema, eles passam a roer a capa protetora sem parar, especialmente quando o produto não foi aplicado corretamente ou há excesso de cola sobre a unha. Ao remover a capa, o animal corre o risco de engolir restos do material e se engasgar.

2) Afeta o instinto natural de arranhar

Arranhar é um comportamento natural dos gatos. As unhas funcionam como ferramentas para capturar e segurar presas, arrancar a carne dos ossos, subir em lugares altos, além de ser um mecanismo de defesa. Por isso, muita gente concorda (até alguns fabricantes, que incluem um aviso no produto), que os protetores de unhas não são destinados a gatos que vivem ao ar livre ou têm acesso a áreas externas.

3) Prejudica a marcação de território

Os gatos têm glândulas de feromônios em suas patas. Quando eles arranham superfícies verticais, como móveis e paredes, é um sinal de que estão marcando território, e não apenas trabalhando para manter suas garras limpas e afiadas. Portanto, o uso do protetor de unha para gatos pode prejudicar esse tipo de comportamento felino.

4) Limita a capacidade do gato de esticar e retrair completamente suas garras

Quando os gatos estão relaxados, as suas garras ficam escondidas. Mas sob determinados estímulos (uma situação ameaçadora para o animal, por exemplo), elas são estendidas para fora e para baixo graças à função dos tendões flexores. Com os protetores colados diretamente sobre as unhas, essa função retrátil pode ficar comprometida.

5) Pode ser difícil de aplicar e causar estresse no animal

Definitivamente, há uma curva de aprendizado para aplicar corretamente o protetor de unhas. Se o seu gato não gosta de ter as patas manuseadas por você, colar as minúsculas coberturas plásticas sobre unhas pode ser um grande desafio. Esse processo também pode deixar o gatinho muito estressado.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O protetor de unha de gato pode prejudicar o instinto natural dos felinos
    O protetor de unha de gato pode prejudicar o instinto natural dos felinos

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Afinal, devo ou não usar o protetor de unha em gatos?

    O uso do acessório vai do bom senso de cada tutor. Gatos diferentes têm experiências diferentes com as capas protetoras de unha e, portanto, você deve avaliar se elas realmente são indispensáveis. Para desviar o foco de móveis e outros objetos que costumam ser arranhados pelos bichinhos, há algumas técnicas que você pode tentar primeiro. Veja três delas:

    • Desencoraje seu gato a arranhar seus móveis, cobrindo-os com papel alumínio, usando fita dupla face ou um protetor de plástico;
    • Você também pode cortar as unhas do seu gato em casa ou no pet shop para reduzir a vontade que ele tem de arranhar tudo à sua volta.

    Redação: Guilherme Segal

    5 dicas para educar um cachorro desobediente

    Próxima matéria

    5 dicas para educar um cachorro desobediente

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)
    Raças

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)

    O Khao Manee tem um grande potencial para ser um dos grandes queridinhos entre os apaixonados por gatos. Com olhos de cores marcantes e pelo branquinho, o felino desta raça possui uma aparência rara que chama atenção e é uma ótima companhia para qualquer família. De origem tailandesa, esse gatinho é super amigável e ama estar ao lado dos seus humanos - e até mesmo de outros animais. Para conhecer mais a fundo o gato Khao Manee, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse bichano incrível. Dá uma olhada!

    Unhas de gato: anatomia, função e cuidados... tudo o que você precisa saber sobre as garras dos bichanos
    Cuidados

    Unhas de gato: anatomia, função e cuidados... tudo o que você precisa saber sobre as garras dos bichanos

    Não existem dúvidas de que os felinos são arranhadores natos. Por isso, as unhas de gato são tão importantes para um desenvolvimento saudável do seu bichano. Ainda que muita das vezes elas sejam motivo de reclamações dos gateiros, já que são capazes de transformar um cômodo ou móvel em uma verdadeira fábrica de retalhos, as garras dos animais devem ser bem cuidadas para garantir uma vida feliz e ativa ao seu amigo. 

    Curiosidades sobre gatos: 30 coisas que você talvez ainda não saiba sobre os felinos
    Comportamento

    Curiosidades sobre gatos: 30 coisas que você talvez ainda não saiba sobre os felinos

    Os gatos são animais que causam bastante curiosidade. Seja pelo misticismo criado em torno deles ou pela personalidade um tanto enigmática. Por serem animais mais reservados, muitos acreditam que os gatos não são companheiros ou que não gostam de brincar. Esse é um dos maiores erros de quem não tem contato com eles. Os gatos são sim animais independentes, mas também são extremamente sensíveis e companheiros. Algumas raças como a Maine Coon e o gato siamês, por exemplo, são ideais para famílias com crianças.

    Boiadeiro de Berna ou Bernese Mountain: tudo o que você precisa saber sobre a raça porte grande
    Grandes

    Boiadeiro de Berna ou Bernese Mountain: tudo o que você precisa saber sobre a raça porte grande

    Se você está pensando em comprar ou adotar um cachorro de raça, precisa conhecer o Bernese Mountain. Esse cãozinho, que também é chamado de Boiadeiro de Berna e Boiadeiro Bernês, tem uma personalidade cativante e que consegue encantar a todos. Ele adora estar perto da sua família, é bastante leal e não é muito agitado como outras raças. Por isso, é um ótimo animal para te acompanhar em diversos momentos do dia a dia. 

    Ver Todas >

    Quer ter um cachorro surfista? Saiba como iniciar, os cuidados que deve ter e acessórios indispensáveis
    Comportamento animal

    Quer ter um cachorro surfista? Saiba como iniciar, os cuidados que deve ter e acessórios indispensáveis

    Existem cachorros que amam nadar e brincar na água, então qualquer passeio em trilhas com cachoeiras, praias ou mesmo uma piscina vira uma grande festa. Mas você sabia que existe cachorro que surfa? Os esportes com cachorro são uma ótima forma de estreitar laços entre o tutor e o animal e o surf é uma modalidade que pode fazer muito bem ao animal. Sem falar que os cachorros surfistas chamam atenção pela fofura e habilidade na prancha.

    Por que os gatos
    Comportamento animal

    Por que os gatos "mamam" no cobertor? Descubra se o comportamento é prejudicial ou não

    Não é difícil encontrar um gato que tenha a mania de ficar mordendo o cobertor, como se estivesse se alimentando da mamãe gata (e os cães também podem apresentar o mesmo comportamento). Um gato mordendo cobertor pode ser considerado um momento muito fofo para alguns gateiros, mas outros tutores podem se perguntar se esse comportamento do felino é prejudicial ou revela alguma vulnerabilidade do bichano. 

    Como ganhar a confiança de um cachorro? Veja dicas para se aproximar de cães desconhecidos
    Comportamento animal

    Como ganhar a confiança de um cachorro? Veja dicas para se aproximar de cães desconhecidos

    Adotar um cachorro é sempre um desafio tanto para os humanos, que precisam adaptar a casa para receber o novo hóspede, quanto para o cãozinho, que ainda precisa de um tempo para se acostumar com o ambiente e com sua nova família. No caso de cães abandonados e que foram resgatados por ONGs ou outras instituições, ganhar a confiança do doguinho nem sempre é uma tarefa fácil - principalmente se tratando de um cachorro medroso ou traumatizado. 

    Cachorro castrado fica mais calmo? Veja as diferenças de comportamento antes e depois da cirurgia
    Comportamento animal

    Cachorro castrado fica mais calmo? Veja as diferenças de comportamento antes e depois da cirurgia

    A castração de cachorro é muito indicada pelos profissionais da medicina veterinária. Entretanto, muitos tutores ainda sentem muito receio de realizar a cirurgia pelas mudanças de comportamento do cachorro castrado. Não é mito que algumas mudanças comportamentais ocorrem após a castração, tanto para machos quanto para fêmeas. Mas afinal, o que muda no cachorro castrado?

    Ver Todas >