Comportamento

Protetor de unhas para gatos: por que você não deve usar o acessório no seu bichano?

Afinal, o protetor de unhas para gatos é uma alternativa válida ou pode prejudicar o animal?
Afinal, o protetor de unhas para gatos é uma alternativa válida ou pode prejudicar o animal?

Todo mundo que tem um felino em casa sabe: as unhas de gato e suas funções são essenciais para o instinto natural da espécie. No entanto, para evitar que as garrinhas afiadas dos bichanos danifiquem móveis, cortinas e até machuquem as pessoas, muitos tutores têm adotado o uso do protetor de unha para gatos, também conhecido como “unha postiça para gatos”. Mas será que esse revestimento para as unhas realmente funciona? Ele tem mais vantagens ou desvantagens? É confortável ou incomoda o bichinho? A seguir, saiba mais sobre esse polêmico acessório e decida, por conta própria, se você deve ou não usá-lo no seu animal de estimação.

O que um protetor de unha para gatos promete?

Apresentado como uma maneira segura e atóxica de ocultar as unhas afiadas dos gatinhos, o protetor de unha surgiu no começo da década de 1990. Basicamente, ele é uma capa de silicone ou polímero vinílico que se encaixa nas garras do animal de estimação para evitar que ele saia arranhando sofás, pessoas, cães e outros gatos.

O protetor de unha de silicone é um produto barato, leve, fácil de aplicar em casa e dura entre quatro a seis semanas (caem por conta própria à medida que as unhas crescem). Por conta da popularidade crescente nos últimos anos, os fabricantes desenvolveram diferentes tamanhos e cores – geralmente neon – para se adequar ao gosto de cada um.

Protetor de unha de gato: 5 motivos para não usar o acessório

Muitos especialistas alertam que os protetores de unha para gato geram mais danos que benefícios aos animais. É um recurso que, além de incomodar alguns bichanos, pode atrapalhar a manifestação de comportamentos naturais, como arranhar superfícies para marcar territórios por aí. Confira abaixo essas e outras razões para não usar o protetor de unha de gato no seu pet:

1) Incomoda alguns gatinhos

Com o protetor de unhas, muitos gatos podem ter dificuldades de locomoção ou ficar extremamente desconfortáveis com o acessório. Para tentar se livrar do problema, eles passam a roer a capa protetora sem parar, especialmente quando o produto não foi aplicado corretamente ou há excesso de cola sobre a unha. Ao remover a capa, o animal corre o risco de engolir restos do material e se engasgar.

2) Afeta o instinto natural de arranhar

Arranhar é um comportamento natural dos gatos. As unhas funcionam como ferramentas para capturar e segurar presas, arrancar a carne dos ossos, subir em lugares altos, além de ser um mecanismo de defesa. Por isso, muita gente concorda (até alguns fabricantes, que incluem um aviso no produto), que os protetores de unhas não são destinados a gatos que vivem ao ar livre ou têm acesso a áreas externas.

3) Prejudica a marcação de território

Os gatos têm glândulas de feromônios em suas patas. Quando eles arranham superfícies verticais, como móveis e paredes, é um sinal de que estão marcando território, e não apenas trabalhando para manter suas garras limpas e afiadas. Portanto, o uso do protetor de unha para gatos pode prejudicar esse tipo de comportamento felino.

4) Limita a capacidade do gato de esticar e retrair completamente suas garras

Quando os gatos estão relaxados, as suas garras ficam escondidas. Mas sob determinados estímulos (uma situação ameaçadora para o animal, por exemplo), elas são estendidas para fora e para baixo graças à função dos tendões flexores. Com os protetores colados diretamente sobre as unhas, essa função retrátil pode ficar comprometida.

5) Pode ser difícil de aplicar e causar estresse no animal

Definitivamente, há uma curva de aprendizado para aplicar corretamente o protetor de unhas. Se o seu gato não gosta de ter as patas manuseadas por você, colar as minúsculas coberturas plásticas sobre unhas pode ser um grande desafio. Esse processo também pode deixar o gatinho muito estressado.

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    O protetor de unha de gato pode prejudicar o instinto natural dos felinos
    O protetor de unha de gato pode prejudicar o instinto natural dos felinos

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele
    Comportamento animal

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele

    Se você tem um felino em casa, com certeza já deve ter se questionado como saber se seu gato te ama. Pelo fato dos felinos serem muito reservados, e às vezes independentes, fica mais difícil decifrar o amor de gato - diferente dos cães, que expressam isso de um jeito eufórico e quase exagerado. Os bichanos demonstram afeto pelos humanos de um jeito delicado e único, com atitudes que podem até passar despercebidas.

    Afinal, devo ou não usar o protetor de unha em gatos?

    O uso do acessório vai do bom senso de cada tutor. Gatos diferentes têm experiências diferentes com as capas protetoras de unha e, portanto, você deve avaliar se elas realmente são indispensáveis. Para desviar o foco de móveis e outros objetos que costumam ser arranhados pelos bichinhos, há algumas técnicas que você pode tentar primeiro. Veja três delas:

    • Desencoraje seu gato a arranhar seus móveis, cobrindo-os com papel alumínio, usando fita dupla face ou um protetor de plástico;
    • Você também pode cortar as unhas do seu gato em casa ou no pet shop para reduzir a vontade que ele tem de arranhar tudo à sua volta.

    Redação: Guilherme Segal

    Quais são as 7 raças de cachorro mais obedientes?

    Próxima matéria

    Quais são as 7 raças de cachorro mais obedientes?

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)
    Raças

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)

    O Khao Manee tem um grande potencial para ser um dos grandes queridinhos entre os apaixonados por gatos. Com olhos de cores marcantes e pelo branquinho, o felino desta raça possui uma aparência rara que chama atenção e é uma ótima companhia para qualquer família. De origem tailandesa, esse gatinho é super amigável e ama estar ao lado dos seus humanos - e até mesmo de outros animais. Para conhecer mais a fundo o gato Khao Manee, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse bichano incrível. Dá uma olhada!

    Unhas de gato: anatomia, função e cuidados... tudo o que você precisa saber sobre as garras dos bichanos
    Cuidados

    Unhas de gato: anatomia, função e cuidados... tudo o que você precisa saber sobre as garras dos bichanos

    Não existem dúvidas de que os felinos são arranhadores natos. Por isso, as unhas de gato são tão importantes para um desenvolvimento saudável do seu bichano. Ainda que muita das vezes elas sejam motivo de reclamações dos gateiros, já que são capazes de transformar um cômodo ou móvel em uma verdadeira fábrica de retalhos, as garras dos animais devem ser bem cuidadas para garantir uma vida feliz e ativa ao seu amigo. 

    Curiosidades sobre gatos: 30 coisas que você talvez ainda não saiba sobre os felinos
    Comportamento

    Curiosidades sobre gatos: 30 coisas que você talvez ainda não saiba sobre os felinos

    Os gatos são animais que causam bastante curiosidade. Seja pelo misticismo criado em torno deles ou pela personalidade um tanto enigmática. Por serem animais mais reservados, muitos acreditam que os gatos não são companheiros ou que não gostam de brincar. Esse é um dos maiores erros de quem não tem contato com eles. Os gatos são sim animais independentes, mas também são extremamente sensíveis e companheiros. Algumas raças como a Maine Coon e o gato siamês, por exemplo, são ideais para famílias com crianças.

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    Ver Todas >

    Como combinar as prateleiras para gatos com a decoração da sua casa?
    Comportamento animal

    Como combinar as prateleiras para gatos com a decoração da sua casa?

    Quem tem gato em casa sabe que eles amam ficar nas alturas! Esses animais sobem em tudo que podem, sejam janelas, móveis ou até eletrodomésticos. Os gatinhos, por serem curiosos, exploram cada cantinho do lar e acabam se tornando os verdadeiros donos da casa. As prateleiras para gatos são ótimas para recreação e bem-estar dos bichanos. Mas como combinar esse espaço feito para os felinos com a decoração? 

    Cachorro feliz: veja em infográfico as coisas que mais despertam os hormônios da felicidade no seu pet
    Comportamento animal

    Cachorro feliz: veja em infográfico as coisas que mais despertam os hormônios da felicidade no seu pet

    Todo cachorro tem um jeitinho brincalhão que é capaz de despertar a felicidade em qualquer humano. Mas o que é mais importante na hora de deixar o cachorro feliz? A verdade é que os cães não exigem muita coisa: uma ração gostosa, alguns brinquedinhos, passeios e carinho dos donos já são suficientes para ativar os hormônios da felicidade nesses seres maravilhosos.

    Como encontrar um cachorro perdido? Veja as dicas de quem passou pela experiência
    Comportamento animal

    Como encontrar um cachorro perdido? Veja as dicas de quem passou pela experiência

    Um cachorro desaparecido tem chances de ser encontrado, principalmente se estiver com uma coleira de identificação e os tutores agirem imediatamente na busca. Os cães são animais ágeis e a fuga é uma situação que pode ocorrer por diferentes motivos - em viagens, passeios ou até com aquela porta entreaberta ao receber uma visita. Foi o que aconteceu com o cãozinho Caju, que fugiu depois da família se envolver em um acidente de carro na região de Curitiba.

    Pode passear com cachorro nos dias de muito calor? Qual a melhor forma de fazer isso?
    Comportamento animal

    Pode passear com cachorro nos dias de muito calor? Qual a melhor forma de fazer isso?

    Passear com cachorro é um momento que estreita laços e ainda faz bem para a saúde, tanto do animal quanto do tutor. Cães precisam de exercícios na rotina para gastar energia e evitar quadros de estresse e ansiedade. Apesar de ser um momento muito prazeroso e necessário, é preciso ter cuidado com a saúde e a segurança do seu animal, principalmente nos dias de muito calor. 

    Ver Todas >