Cuidados

Protetor de sofá para gatos: saiba como proteger seus estofados dos felinos

Protetor de sofá para gatos é a solução para que o bichano não arranhe os estofados. Descubra os modelos mais comuns!
Protetor de sofá para gatos é a solução para que o bichano não arranhe os estofados. Descubra os modelos mais comuns!

Um dos maiores problemas que os donos de gatos enfrentam é quando seus felinos resolvem usar o sofá como arranhador. A má notícia é que o ato de aparar as unhas nos móveis faz parte do instinto natural dos gatinhos e você precisa fazer algo para proteger seus estofados e móveis. Espalhar muitos arranhadores de gatos pela casa é uma boa estratégia. Mas mesmo com o arranhador disponível, o felino pode demorar a se acostumar. Investir em um protetor de sofá para gatos pode te ajudar - inclusive, alguns modelos podem ser a solução para evitar o sofá danificado por xixi também. Conheça algumas opções e escolha o melhor protetor de sofá para gatos!

Protetor de sofá para gatos: como evitar que o seu gatinho arranhe seu estofado?

Os gatinhos, quando arranham algum móvel, estão mais do que afiando as unhas: muitas vezes eles marcam território com essa ação. Por isso, o ideal é não punir esse comportamento e sim direcionar para o local correto. Você pode investir em um protetor de sofá para gatos, que pode ser encontrado em diversos modelos e materiais - geralmente fica posicionado nos “braços” do sofá ou laterais, que é o lugar onde os gatinhos mais usam como arranhadores. O mesmo serve para poltronas, cama-box e outros estofados. Veja 4 opções para a sua casa!

1) Protetor de sofá para gatos de tecido

Existem muitos modelos de protetor de sofá para evitar que o gato arranhe o móvel. Um deles, o protetor de sofá de pelúcia, feito com um tecido mais grosso e fofinho e consegue cobrir a maior parte do braço do sofá. A desvantagem é que pode grudar pelos e até restinhos da unha dos bichanos e, por isso, deve ser limpo com uma certa frequência. Você também pode apostar em um protetor de sofá feito do mesmo material dos carpetes. Esse protetor de sofá pode ser um bom investimento. Além de ser de um material mais resistente, pode combinar com os móveis, já que é possível encontrar várias cores do produto. Todos esses protetores você encontra com facilidade na internet.

2) Manta impermeável

O tecido impermeável, também conhecido como “Aquablock”, vai proteger o sofá das arranhaduras e também evita que líquidos passem pelo tecido caso o animal faça xixi ou molhe o estofado. Como é um tecido mais grosso e duro, a manta impermeável não permite que o sofá seja destruído pelas unhas do gatinho. Você pode encontrá-la em diferentes tamanhos, inclusive personalizados, na internet. Se você manja de costura, pode comprar o tecido em lojas especializadas e fazer o seu próprio protetor de sofá para gatos.

3) Capa protetora de plástico

Uma solução mais barata é uma capa protetora de sofá de plástico. Ela é feita do mesmo material que se utilizava para produzir o vinil e pode ser colocada em qualquer parte do estofado. Para fixar bem, geralmente essa capa vem com alguns pinos de torção para fazer a instalação no local desejado. Esse modelo permite que as patas do gato deslizem pelo material sem que consiga arranhar - com o tempo, ele mesmo vai entender que não vale o esforço. Por outro lado, a parte negativa é que esse protetor de sofá para gatos pode não durar muito tempo e logo você precisará trocar.

4) Arranhador de gato para sofá

O arranhador de sofá para gato serve para proteger as quatro laterais do sofá e ficam apoiados no chão, criando realmente uma proteção contra as unhas dos felinos. Esse modelo geralmente é feito de sisal, aquela espécie de corda bem fininha - alguns podem contar, ainda, com um degrau para estimular o uso das patas traseiras. Para estimular e chamar a atenção do gatinho, costumam vir com bolinhas e brinquedinhos pendurados.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    É muito comum que os gatinhos procurem superfícies macias para afiar as unhas. Esse comportamento pode ser corrigido!
    É muito comum que os gatinhos procurem superfícies macias para afiar as unhas. Esse comportamento pode ser corrigido!

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Protetor de unhas para gatos, vale a pena investir nisso?

    Existe no mercado um produto que funciona como uma unha postiça para o gato. É do tamanho da unha do pet e você pode aplicar nas unhas do seu animal para que ele não arranhe mais nada. Esse produto tem curta duração, cerca de um mês, e precisa ser reaplicado depois de um tempo. Contudo, é necessário pensar se o seu gatinho vai se sentir confortável com esse produto. Se for mal colocado, pode machucar o animal e causar feridas nas unhas e dedos. Lembre-se: o gatinho não arranha seus móveis por maldade, é da natureza dele fazer isso. 

    Arranhador de gato: tenha vários espalhados pela casa, isso pode ser a solução contra as arranhaduras em locais errados!
    Arranhador de gato: tenha vários espalhados pela casa, isso pode ser a solução contra as arranhaduras em locais errados!

    Como tirar cheiro de urina de gato do sofá? 

    Se o seu gatinho fez xixi no sofá, é importante que você faça uma boa limpeza e tire todos os resíduos de urina antes de colocar um protetor (principalmente se esse for o principal objetivo). Todo dono de gato sabe que o xixi dos bichanos tem um cheiro bem forte e é preciso agir rápido antes de secar e o cheiro se espalhar pela casa. Para te ajudar, separamos 3 receitinhas de como tirar cheiro de urina de gato do sofá!

    • Mistura de vinagre e água morna

    Misture 250ml de vinagre com 1 litro de água morna e esfregue na mancha de xixi ou por todo o sofá. Espere o produto agir e, quando estiver seco, o cheiro terá desaparecido. 

    • Bicarbonato de sódio

    O bicarbonato de sódio é um produto que todo dono de pet deve ter em casa, pois com ele é possível fazer várias receitas caseiras. Para tirar cheiro de xixi, basta misturar duas colheres de bicarbonato de sódio com um litro de água, colocar em um borrifador e aplicar a mistura no sofá. Depois, pegue uma escova de cerdas e esfregue a região. Retire a mistura do local com a ajuda de um pano e espere secar. 

    • Bicarbonato de sódio e vinagre juntos também funcionam

    Os dois produtos acima também podem ser usado juntos com mais dois poderosos aliados: o detergente de cozinha e a água oxigenada. Essa mistura serve para tirar o cheiro e também as manchas de urina do estofado. Siga o passo a passo:

    Passo 1: misture uma xícara de água com meia xícara de vinagre branco, despeje a mistura na área onde o gato fez xixi e deixe agir por 5 minutos; 

    Passo 2: retire o excesso com um papel toalha e polvilhe o bicarbonato no local onde você passou o vinagre para tirar o cheiro;

    Passo 3: pegue uma colher de sopa de detergente e misture com a água oxigenada 3%. Use essa mistura para esfregar e limpar o local com a ajuda de um pano; 

    Passo 4: por último, use uma toalha de papel para retirar a mistura do sofá e seu móvel estará limpo e pronto para uso. 

    Redação: Júlia Cruz

    Como cortar a unha do gato sem se machucar ou deixá-lo estressado?

    Próxima matéria

    Como cortar a unha do gato sem se machucar ou deixá-lo estressado?

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais
    Raças

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais

    O gato Himalaia é, sem dúvidas, uma das raças mais queridinhas e desejadas pelos amantes de felinos. Ele reúne em sua genética a mistura de outras duas raças que são muito populares: o gato Persa e o Siamês. Ou seja, é carisma e fofura em dose dupla! Além disso, esse gatinho tem uma personalidade super dócil e tranquila, sendo a companhia perfeita para quem sempre sonhou em ter um bichinho de estimação. Se esse é o seu caso, ou se você já tem um gato do Himalaia e quer conhecer tudo sobre ele, essa matéria vai te ajudar bastante. 

    Gato Azul Russo: saiba tudo sobre a raça
    Raças

    Gato Azul Russo: saiba tudo sobre a raça

    Com uma pelagem cinza, o gato Azul Russo - também conhecido como Russian Blue - é dono de uma beleza inconfundível e capaz de conquistar facilmente o coração de qualquer pessoa com sua personalidade doce e calma. A raça é originária da Rússia e considerada bastante rara, mas ainda assim muitas pessoas ao redor do mundo se fascinam pelo Azul Russo e não hesitam em procurar um bichano para chamar de seu. 

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino
    Caixa de areia

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino

    A caixa de areia é só um objeto, mas para novos donos de gatos ela pode envolver uma série de dúvidas que ninguém sonhou em ter antes de ter um felino. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do objeto, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa. Como não poderia ser diferente, o lugar onde você coloca o sanitário do seu gatinho é primordial para que ele faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado. Hoje, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão: dá uma olhada aqui embaixo!

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino
    Raças

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino

    O Birmanês, que também é conhecido como gato Sagrado da Birmânia, é um animal super dócil e elegante que tem muita história para contar. O gato da Birmânia é descendente de animais que eram venerados como deuses entre o século XV e XVI nos templos budistas do sudeste asiático. Muito sensível, a raça de gato é conhecida pelo companheirismo, já que se apega facilmente à família humana. O gato Birmanês gosta de explorar e é curioso, mas diferente dos outros gatos, ele gosta da estabilidade do chão e não gosta muito de altura.

    Ver Todas >

    Como tirar cheiro de xixi de cachorro do ambiente? Veja dicas de produtos, soluções e acessórios
    Cuidados dos animais

    Como tirar cheiro de xixi de cachorro do ambiente? Veja dicas de produtos, soluções e acessórios

    Só quem tem um bichinho de estimação sabe como o cheiro de xixi de cachorro pode ser desagradável no ambiente, principalmente se ele tiver o hábito de marcar território ou tiver urinado em tapetes ou estofados. Mas calma, nem tudo está perdido. Mesmo que seja uma tarefa que muitos pensam ser impossível, existem algumas técnicas bem úteis e práticas de como tirar cheiro de xixi de cachorro do ambiente. 

    Como limpar olho de cachorro com remela?
    Cuidados dos animais

    Como limpar olho de cachorro com remela?

    Os cuidados com os olhos do cachorro são muito importantes e devem fazer parte da rotina. Como qualquer outra parte do corpo do cãozinho, os olhos merecem atenção, já que são uma porta de entrada para diferentes infecções. O olho do cachorro com remela pode indicar problemas como a conjuntivite canina. Por isso, saber como tirar remela do olho do cachorro do jeito certo é muito importante para não piorar o quadro. 

    Roupa de frio para cachorro: seu pet realmente precisa?
    Cuidados dos animais

    Roupa de frio para cachorro: seu pet realmente precisa?

    Sempre que o inverno se aproxima, uma dúvida que permeia a mente de muitos tutores é se o cachorro sente frio ou não com a queda da temperatura. A resposta para isso é sim: os cães são sensíveis às mudanças climáticas, e algumas raças podem sentir mais frio do que outras. O tipo de pelagem - assim como a sua abundância - são fatores que influenciam nisso e todo tutor deve levar isso em consideração antes de comprar uma roupinha de inverno para os cães. 

    5 partes do corpo do gato que todo tutor precisa prestar atenção
    Cuidados dos animais

    5 partes do corpo do gato que todo tutor precisa prestar atenção

    Você já parou para olhar o dente do seu gato hoje? E as patas de gato? A boca também foi verificada? Durante o dia, dificilmente paramos para analisar essas partes do corpo dos nossos animais de estimação, mas a verdade é que elas merecem muito cuidado. Muitas vezes deixamos passar uma ferida na orelha do gato ou um tártaro no dente, e isso pode estar incomodando o bichinho. 

    Ver Todas >