Um dos maiores problemas que os donos de gatos enfrentam é quando seus felinos resolvem usar o sofá como arranhador. A má notícia é que o ato de aparar as unhas nos móveis faz parte do instinto natural dos gatinhos e você precisa fazer algo para proteger seus estofados e móveis. Espalhar muitos arranhadores de gatos pela casa é uma boa estratégia. Mas mesmo com o arranhador disponível, o felino pode demorar a se acostumar. Investir em um protetor de sofá para gatos pode te ajudar - inclusive, alguns modelos podem ser a solução para evitar o sofá danificado por xixi também. Conheça algumas opções e escolha o melhor protetor de sofá para gatos!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Protetor de sofá para gatos: como evitar que o seu gatinho arranhe seu estofado?

Os gatinhos, quando arranham algum móvel, estão mais do que afiando as unhas: muitas vezes eles marcam território com essa ação. Por isso, o ideal é não punir esse comportamento e sim direcionar para o local correto. Você pode investir em um protetor de sofá para gatos, que pode ser encontrado em diversos modelos e materiais - geralmente fica posicionado nos “braços” do sofá ou laterais, que é o lugar onde os gatinhos mais usam como arranhadores. O mesmo serve para poltronas, cama-box e outros estofados. Veja 4 opções para a sua casa!

1) Protetor de sofá para gatos de tecido

Existem muitos modelos de protetor de sofá para evitar que o gato arranhe o móvel. Um deles, o protetor de sofá de pelúcia, feito com um tecido mais grosso e fofinho e consegue cobrir a maior parte do braço do sofá. A desvantagem é que pode grudar pelos e até restinhos da unha dos bichanos e, por isso, deve ser limpo com uma certa frequência. Você também pode apostar em um protetor de sofá feito do mesmo material dos carpetes. Esse protetor de sofá pode ser um bom investimento. Além de ser de um material mais resistente, pode combinar com os móveis, já que é possível encontrar várias cores do produto. Todos esses protetores você encontra com facilidade na internet.

2) Manta impermeável

O tecido impermeável, também conhecido como “Aquablock”, vai proteger o sofá das arranhaduras e também evita que líquidos passem pelo tecido caso o animal faça xixi ou molhe o estofado. Como é um tecido mais grosso e duro, a manta impermeável não permite que o sofá seja destruído pelas unhas do gatinho. Você pode encontrá-la em diferentes tamanhos, inclusive personalizados, na internet. Se você manja de costura, pode comprar o tecido em lojas especializadas e fazer o seu próprio protetor de sofá para gatos.

3) Capa protetora de plástico

Uma solução mais barata é uma capa protetora de sofá de plástico. Ela é feita do mesmo material que se utilizava para produzir o vinil e pode ser colocada em qualquer parte do estofado. Para fixar bem, geralmente essa capa vem com alguns pinos de torção para fazer a instalação no local desejado. Esse modelo permite que as patas do gato deslizem pelo material sem que consiga arranhar - com o tempo, ele mesmo vai entender que não vale o esforço. Por outro lado, a parte negativa é que esse protetor de sofá para gatos pode não durar muito tempo e logo você precisará trocar.

4) Arranhador de gato para sofá

O arranhador de sofá para gato serve para proteger as quatro laterais do sofá e ficam apoiados no chão, criando realmente uma proteção contra as unhas dos felinos. Esse modelo geralmente é feito de sisal, aquela espécie de corda bem fininha - alguns podem contar, ainda, com um degrau para estimular o uso das patas traseiras. Para estimular e chamar a atenção do gatinho, costumam vir com bolinhas e brinquedinhos pendurados.

gato arranhando sofá

Protetor de unhas para gatos, vale a pena investir nisso?

 

Existe no mercado um produto que funciona como uma unha postiça para o gato. É do tamanho da unha do pet e você pode aplicar nas unhas do seu animal para que ele não arranhe mais nada. Esse produto tem curta duração, cerca de um mês, e precisa ser reaplicado depois de um tempo. Contudo, é necessário pensar se o seu gatinho vai se sentir confortável com esse produto. Se for mal colocado, pode machucar o animal e causar feridas nas unhas e dedos. Lembre-se: o gatinho não arranha seus móveis por maldade, é da natureza dele fazer isso. 

 

arranhador para gatos

Como tirar cheiro de urina de gato do sofá? 

 

Se o seu gatinho fez xixi no sofá, é importante que você faça uma boa limpeza e tire todos os resíduos de urina antes de colocar um protetor (principalmente se esse for o principal objetivo). Todo dono de gato sabe que o xixi dos bichanos tem um cheiro bem forte e é preciso agir rápido antes de secar e o cheiro se espalhar pela casa. Para te ajudar, separamos 3 receitinhas de como tirar cheiro de urina de gato do sofá!

  • Mistura de vinagre e água morna

Misture 250ml de vinagre com 1 litro de água morna e esfregue na mancha de xixi ou por todo o sofá. Espere o produto agir e, quando estiver seco, o cheiro terá desaparecido. 

  • Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um produto que todo dono de pet deve ter em casa, pois com ele é possível fazer várias receitas caseiras. Para tirar cheiro de xixi, basta misturar duas colheres de bicarbonato de sódio com um litro de água, colocar em um borrifador e aplicar a mistura no sofá. Depois, pegue uma escova de cerdas e esfregue a região. Retire a mistura do local com a ajuda de um pano e espere secar. 

  • Bicarbonato de sódio e vinagre juntos também funcionam

Os dois produtos acima também podem ser usado juntos com mais dois poderosos aliados: o detergente de cozinha e a água oxigenada. Essa mistura serve para tirar o cheiro e também as manchas de urina do estofado. Siga o passo a passo:

Passo 1: misture uma xícara de água com meia xícara de vinagre branco, despeje a mistura na área onde o gato fez xixi e deixe agir por 5 minutos; 

Passo 2: retire o excesso com um papel toalha e polvilhe o bicarbonato no local onde você passou o vinagre para tirar o cheiro;

Passo 3: pegue uma colher de sopa de detergente e misture com a água oxigenada 3%. Use essa mistura para esfregar e limpar o local com a ajuda de um pano; 

Passo 4: por último, use uma toalha de papel para retirar a mistura do sofá e seu móvel estará limpo e pronto para uso. 

Redação: Júlia Cruz