O prolapso retal em cães é um problema de saúde ainda pouco discutido, mas não é tão incomum de acontecer. A palavra “prolapso” tem origem no latim e é utilizada para indicar o deslocamento de um órgão que, nesse caso, é o reto do animal. Por se tratar de um problema bastante delicado e que causa bastante desconforto aos cachorros, é importante que os tutores tomem conhecimento dessa condição. Para esclarecer todas as dúvidas sobre como identificar o prolapso retal em cães, diagnóstico e tratamento da doença, entrevistamos o médico veterinário Frederico Lima, do Rio de Janeiro. Dá uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que é o prolapso retal em cães e como ele se manifesta?

O problema surge quando o reto do animal é projetado para fora do ânus e não retorna para sua posição normal, o que acontece, normalmente, devido ao esforço que o cachorro faz para defecar. “O início do prolapso se dá por uma protuberância discreta no ânus. Caso o animal continue a forçar a defecação, é provável que o prolapso vá se agravar rapidamente”, explica Frederico. Por isso, é fundamental ficar atento se o cachorro apresentar episódios prolongados de diarreia ou desconforto abdominal (como nos casos de verminose), já que, segundo o veterinário, nesses cenários os animais tendem a forçar a defecação por muitas vezes seguidas e isso pode acabar causando o prolapso retal em cães.

 

Para cuidar de cachorro, é importante estar atento a alimentação do cãozinho e levá-lo ao veterinário regularmente

Para cuidar de cachorro, é importante estar atento a alimentação do cãozinho e levá-lo ao veterinário regularmente

 

 

Cachorro doente: diagnóstico do veterinário é importante para o tratamento

 

Ao notar qualquer sinal anormal no ânus do seu bichinho, é de extrema importância buscar o auxílio de um médico veterinário para que o diagnóstico seja feito. De acordo com Frederico, ele é realizado por meio de um exame clínico e da palpação da região. Além disso, o veterinário também pode pedir uma ultrassonografia do cachorro para avaliar todo o intestino e ajudando a encontrar a causa exata para o prolapso.

Com a confirmação do diagnóstico, dá-se início ao tratamento. “O prolapso pode ser tratado de forma conservadora, onde o veterinário reposiciona o reto com um toque retal. Neste caso, é feita uma sutura específica ao redor do ânus após o reposicionamento”, explica Frederico. O médico veterinário também alerta que, em alguns casos, uma cirurgia pode ser necessária para que seja feito o reposicionamento do órgão.

Como cuidar de cachorro que passou pela cirurgia de prolapso retal?

Se o seu cãozinho precisar passar pelo procedimento cirúrgico, é importante ter alguns cuidados com o cachorro. De acordo com o especialista, o pós-operatório requer internação, onde a equipe de veterinários vai instituir uma dieta líquida logo no primeiro dia. “Após uma recuperação considerável deste cão, ele poderá ser encaminhado para casa, onde deverá continuar com uma dieta específica e utilização das medicações prescritas”, conta. Já se ocorrer algum tipo de sutura externa, os tutores serão orientados com cuidados mais específicos na região. “Repouso é imprescindível nos primeiros dias, principalmente”, finaliza.

Prolapso retal em cães: é possível evitar?

A boa notícia é que existem algumas medidas que ajudam a prevenir o prolapso retal em cães! Cuidar da alimentação do cachorro é uma das peças-chave para isso e cabe ao tutor investir em uma dieta de qualidade para o seu amigo. Além disso, problemas com vermes - que pode ser uma das causas para o prolapso retal - também são evitados com o vermífugo para cachorro. Ah, e não esqueça de manter as visitas periódicas ao veterinário, hein? Assim ele pode verificar se está tudo certinho com a saúde do seu amigão!

Além disso, Frederico faz uma orientação importante: “Caso o animal já tenha tido prolapso retal, o fato deve ser relatado ao veterinário durante as consultas periódicas para que a região seja sempre bem examinada”. Desta forma, as chances de reincidência são menores.

Redação: Juliana Melo