A infestação de pulga ou carrapato em cachorro e gato é algo bem comum, então todo pai de pet deve estar preparado para lidar com esses inconvenientes da melhor maneira possível. O grande problema desses parasitas é que, além de gerarem um grande incômodo para os nossos animais de estimação, eles também podem transmitir doenças perigosas, como a doença do carrapato.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quer aprender como acabar com pulgas em gatos e cachorros, assim como afastar os temidos carrapatos? Então a dica é investir em produtos que sejam capazes de interromper o ciclo de vida desses parasitas. Para entender melhor como esses produtos funcionam e agem tanto no corpo do pet quanto no ambiente, reunimos algumas informações importantes sobre o assunto.

Como é o ciclo de vida das pulgas?

Antes de tudo, é necessário entender como ocorre a reprodução das pulgas. Muitos tutores não se atentam que, além de infestar o corpo do animal, esses parasitas também ficam alojados no ambiente onde o pet vive - e sobrevivem por muito tempo no local.

Ao encontrar uma pulga em cachorro ou gato, é bom se preparar para lidar com muito mais problemas logo em seguida. É após se alimentar do sangue do animal que se inicia a reprodução desses parasitas, de forma que uma pulga é capaz de botar cerca de 50 ovos por dia (isso mesmo, por dia!). Esses ovinhos, por sua vez caem facilmente por onde o cachorro e o gato passam.

Para se ter uma ideia, segundo informações do Instituto Oswaldo Cruz, apenas 5% das pulgas ficam presentes no corpo dos animais domésticos, ou seja, 95% se encontram no ambiente na forma imatura, como ovos e larvas, que são muito pequenos ou estão escondidos e por isso não conseguimos ver. Como uma pulga é capaz de colocar 50 ovos por dia, é só fazer as contas para entender que esse crescimento exponencial se torna bem problemático rapidinho.

Outro ponto importante é que leva em torno de 5 a 6 semanas após a postura do ovo para que a pulga se torne adulta e comece a colocar ovos novamente). Ou seja, isso quer dizer que não adianta nada aprender como tirar pulga de gato e cachorro sem tratar o espaço em que o pet vive simultaneamente.

Como é o ciclo de vida dos carrapatos?

Assim como a pulga em cachorro e gato, o carrapato é outro parasita bem incômodo que costuma infestar completamente o lugar onde o animal mora. No entanto, quando se trata do seu ciclo de vida, existem algumas diferenças entre a pulga e o carrapato.

Após se alimentar do sangue do animal, o carrapato se aloja no ambiente para começar a se reproduzir). Geralmente, esses parasitas procuram lugares bem mais altos para se esconderem, como frestas e cantinhos da parede. Sim, os carrapatos conseguem “escalar” paredes de até 4 metros (inclusive esses locais distantes do chão são os preferidos para eles se reproduzirem).

Nesse espaço de tempo em que o carrapato cai do corpo do pet e se aloja no ambiente, a fêmea pode colocar até 4 mil ovos e depois morre. Os ovos eclodem e dão origem às larvas que posteriormente se transformam em ninfas, até que o carrapato adulto esteja pronto para começar todo o ciclo reprodutivo novamente. Até que esses ovinhos se transformem em adultos, o processo dura entre 60 e 90 dias, mais ou menos. Por isso é super necessário “quebrar” esse ciclo de vida, caso contrário, são altas as chances de o seu pet sofrer com a infestação de parasitas pouco tempo depois de ser tratado.

 

pulgas e carrapatos: cachorro e gato com dona

Como produtos com ação contra pulga e carrapato agem no organismo dos pets?

 

O que não faltam são opções no mercado de produtos com ação contra pulgas e carrapatos. Mas, como será que esses produtos agem no organismo do animal? O Bravecto, da MSD Saúde Animal, está disponível na versão comprimido palatável que os cães adoram, pois parece um petisco e na versão transdermal para cães e gatos. Quando administrado por via oral ou na pele, o produto é rapidamente absorvido e distribuído através da corrente sanguínea. Pulgas e carrapatos ao ingerirem o princípio ativo presente no sangue dos animais tratados, morrem rapidamente durante todo o período de ação do produto que são 12 semanas. Ou seja, Bravecto possui uma rápida ação contra pulgas e carrapatos e proteção de alta durabilidade.

Todo produto com ação contra carrapatos elimina os parasitas do ambiente?

A maioria dos produtos possuem um tempo de ação curto o que pode não ser o suficiente para quebrar o ciclo de vida das pulgas e dos carrapatos. Devemos lembrar sempre que ao tratarmos o animal, se a infestação ambiental também não for levada em consideração, nunca conseguiremos resolver o problema. Bravecto se destaca no mercado por tratar o animal e limpar o ambiente com uma única dose durante 12 semanas.

5 perguntas e respostas sobre produtos com ação contra pulgas e carrapatos

1) Qual o período de ação dos produtos disponíveis no mercado?

A maioria dos produtos disponíveis no mercado possuem ação mensal. Já o Bravecto protege os cães e gatos durante 12 semanas.

2) Qual a importância de seguir as orientações quanto ao tempo de uso do produto estipuladas pelo fabricante?

Pulgas e carrapatos podem transmitir doenças tanto para os animais quanto para os seres humanos, por isso o pet precisa estar protegido o ano todo! É fundamental realizar uma nova administração do produto de acordo com a recomendação do fabricante. No caso do Bravecto uma nova dose deve ser feita a cada 12 semanas.

3) Quais são os perigos de se atrasar a administração do produto contra pulgas e carrapatos?

O problema é que passado o período de proteção indicado pelo fabricante, basta um único contato do pet com uma pulga ou carrapato para que em pouco tempo uma infestação se estabeleça na residência, trazendo além de muitos transtornos, um risco grande de doenças para os pets e os seres humanos.

4) Existe algum método para potencializar o resultado desses produtos?

O mais importante quando pensamos em prevenção de pulgas e carrapatos é mantermos a frequência de administração do produto utilizado de acordo com a recomendação do fabricante. Assim, o pet estará protegido todo o tempo.

5) Qual o melhor produto contra pulgas e carrapatos?

Existem diversos produtos com ação contra pulgas e carrapatos disponíveis no mercado. Uma excelente opção é apostar em produtos que possuam início de ação rápido associado a uma ação duradoura, como o Bravecto.

Lembrando que, não devemos pensar apenas em tratamento, mas sim em prevenção. Portanto, mantenha seu animal protegido sempre.

Converse com o médico veterinário de sua confiança, com certeza ele fará a melhor orientação garantindo a saúde e o bem estar do seu pet.

Redação: Juliana Melo

Matéria produzida em parceria com Bravecto®