Alimentação animal

Posso molhar a ração de gato com leite? Descubra se a prática é segura para os felinos

Publicado - 04 Outubro 2025 - 21h28

Atualizado - 04 Outubro 2025 - 21h37

Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

A alimentação dos gatos exige cuidado e atenção a cada detalhe, especialmente quando se trata de escolher o que pode (ou não) ser colocado no potinho do pet. Nesse contexto, muitos tutores se perguntam se pode misturar leite de vaca à ração como forma de deixar a refeição mais saborosa. Afinal, a bebida é frequentemente associada aos felinos e costuma ser benéfica para os humanos. Mas será que esse hábito é seguro para os animais? Vamos entender melhor a seguir.

Posso misturar leite na ração do meu gato?

Os gatos têm um sistema digestivo sensível e necessidades nutricionais bem específicas. Após o desmame, quando ainda são filhotes, a maioria dos felinos acaba desenvolvendo intolerância à lactose, pois o organismo deixa de produzir a enzima lactase, responsável por digerir o açúcar presente no leite. Desta forma, a bebida se torna um alimento potencialmente irritante para o intestino do gato.

Em geral, quando o gato ingere leite, ele pode apresentar diversos sintomas incômodos, como diarreia, gases, cólicas e desconforto abdominal, o que desregula o intestino e compromete a absorção de nutrientes. Então, misturar leite na ração do gato definitivamente não é recomendado e pode até trazer prejuízos para esses pets.

Além disso, vale destacar que o leite de vaca não traz benefícios nutricionais relevantes para felinos adultos. A ração para gato, por outro lado, já é formulada com todos os nutrientes necessários para uma dieta completa e equilibrada. Na prática, adicionar leite não melhora o sabor nem a qualidade da refeição e pode até aumentar o risco de contaminação, caso a mistura fique exposta por muito tempo.

Dois gatos lambendo iogurte em um prato
Enquanto o leite de vaca é prejudicial, o iogurte natural é seguro e benéfico para os gatos

É preciso ter em mente que, em situações específicas, como filhotes órfãos, pode-se oferecer leite artificial para gatos, disponível em pet shops e lojas de artigos para animais. Esse produto é formulado especialmente para esses animais, sem lactose e com os nutrientes ideais para o desenvolvimento seguro dos pequenos felinos.

Portanto, se você ainda acha que gato pode tomar leite de vaca, fique sabendo que a bebida não deve fazer parte da dieta do gato em nenhuma fase da vida. Uma alternativa segura que pode ser oferecida como um agrado ocasional para os felinos, sempre em pequenas quantidades, é o iogurte natural. Isso porque as bactérias vivas presentes no alimento e o próprio processo de produção reduz o teor de lactose nele.

Quando é indicado umidificar a ração do gato e como fazer isso do jeito certo

Umidificar a ração pode ser indicado para quando o gato está com pouco apetite, dificuldade para mastigar ou precisa de mais ingestão de água, o que é comum em casos de gatos idosos ou com problemas renais. No entanto, o líquido utilizado deve ser água filtrada ou morna, nunca leite.

O ideal é adicionar uma pequena quantidade de água (cerca de 2 a 3 colheres de sopa) à ração, apenas o suficiente para deixá-la mais macia e aromática. A mistura deve ser oferecida imediatamente, evitando que fique exposta por muito tempo, pois a umidade favorece a proliferação de bactérias.

Outra opção segura é intercalar a ração seca com sachês para gato, que já possuem uma alta porcentagem de água e ajudam a manter a hidratação do gato de forma natural e saborosa. Essa prática estimula o paladar e pode ser uma maneira eficaz de tornar a refeição mais atrativa sem comprometer a saúde.

Lembre-se sempre que a melhor forma de cuidar do bem-estar felino é oferecer alimentos adequados, mantendo uma rotina alimentar equilibrada. Assim, o gato se mantém saudável, feliz e longe de desconfortos digestivos.

Alimentação

Posso molhar a ração de gato com leite? Descubra se a prática é segura para os felinos

A alimentação dos gatos exige cuidado e atenção a cada detalhe, especialmente quando se trata de escolher o que pode (ou não) ser co...

Alimentação

O que os gatos podem comer além de ração?

A ração para gato é a base mais prática e equilibrada da alimentação felina, mas não precisa ser a única. Atualmente, muitos tutores...

Cuidados

Meu gato parou de se limpar: veterinária lista possíveis motivos e o que fazer

Quem convive com gatos sabe que eles são animais extremamente higiênicos. Eles passam horas do dia se lambendo para remover pelos so...

Gato

Gato com artrite: como identificar os sintomas e quando buscar ajuda profissional

A artrite em gatos é uma condição articular que, apesar de muitas vezes passar despercebida, pode comprometer bastante a qualidade d...

Alimentação

Posso molhar a ração de gato com leite? Descubra se a prática é segura para os felinos

A alimentação dos gatos exige cuidado e atenção a cada detalhe, especialmente quando se trata de escolher o que pode (ou não) ser co...

Cachorro

Como cuidar de um filhote de Golden Retriever? Saiba qual a melhor ração e cuidados com a raça

Com sua pelagem dourada e olhar expressivo, o Golden Retriever é o tipo de pet que conquista facilmente qualquer pessoa. Não à toa e...

Cachorro

Cachorro com dor de ouvido frequente: o que fazer quando o tratamento comum não funciona?

A dor de ouvido em cães é um problema relativamente comum, que pode afetar desde filhotes até animais adultos, muitas vezes provocad...

Alimentação

O que os gatos podem comer além de ração?

A ração para gato é a base mais prática e equilibrada da alimentação felina, mas não precisa ser a única. Atualmente, muitos tutores...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?