Quem tem um gato já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Mas por que os gatos afofam as superfícies, como cobertas e humanos? Pode reparar: esse hábito costuma acontecer antes de o animal deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram um cobertor fofinho e macio.

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mesmo sem saber porque gato amassa pãozinho, os tutores amam a cena. Mas que tal entender melhor por que isso acontece e descobrir de uma vez por todas os verdadeiros motivos do gato afofando cobertor e os donos? Vem com a gente desvendar!

Por que os gatos afofam as cobertas e humanos?

  • Lembrança de quando eram filhotes: o movimento de afofar é o mesmo que os gatos fazem quando são filhotes e mamam na mãe. A “massagem” ajuda a estimular a produção de leite. Alguns gatos já adultos amassam pãozinho para ter essa sensação de conforto que tinham. Por isso, quando ele fizer isso em você, é porque está em um momento de tranquilidade e confiança.

  • Para marcar território: há quem acredite que eles fazem esses movimentos para ativarem glândulas que soltam odores e, assim, é como se fosse um gato marcando território. O ato de afofar o local pode ser comparado com os cachorros que urinam foram do lugar para demarcar território. A castração pode ajudar nesse comportamento no caso dos cachorros, mas com os gatos o mesmo não acontece.


  • Para dormir em um local fofinho: outra teoria para esse comportamento é que é um instinto selvagem. Na natureza, os felinos dormiam em pilhas de folhas e o ato de afofar deixava o local mais aconchegante. Por isso, uma razão porque o gato fica amassando a coberta é para garantir a qualidade da soneca.  


  • Alívio de estresse e ansiedade: o motivo porque os gatos ficam amassando o cobertor - em alguns casos até de maneira compulsiva - também pode estar relacionado com transtornos psicológicos. Ver um gato estressado e ansioso é mais comum do que imaginamos, principalmente quando a rotina do animal é afetada. Como resultado, é possível encontrar o gato afofando cobertor e outras superfícies com frequência.


  • Relaxamento e alongamento: o gato afofando o dono e outros lugares às vezes é simplesmente uma forma de o animal se alongar. Da mesma forma que os humanos se espreguiçam, os bichanos também fazem isso, mas com o ato de "amassar pãozinho".


  • Demonstração de afeto: outra explicação porque os gatos amassam os donos é um simples ato de amor e carinho. Ou seja, é como se o animal estivesse mostrando para você que ele realmente gosta da sua companhia e se sente confortável ao seu lado.

gato afofando cobertor

 

Arranhador de gatos ajuda e o corte de unhas deve estar em dia para tornar o afofar mais confortável

Além de entender porque os gatos afofam a coberta e os humanos, o tutor deve ter alguns cuidados com o bem-estar do animal e de quem convive com ele. Para que esse gesto de carinho e confiança não machuque os donos, o ideal é cortar a unha de gato e mantê-la sempre aparada. Por isso, o arranhador é um acessório indispensável em toda casa com gato. E, como eles fazem isso porque amam seus donos, por que não presenteá-los com um ambiente cheio de brinquedos que ajudam no desenvolvimento deles? Além do arranhador para gatos, prateleiras e nichos suspensos, bolinhas com guizo e varetas costumam ser os preferidos! 

Como saber se o seu gato te ama?

Para saber se o gato te ama, alguns comportamentos típicos do bichano são: amassar pãozinho no dono, lamber seu nariz, se esfregar nas suas pernas, te seguir pela casa e dar batidinhas de cabeça. Todas essas atitudes demonstram que o bichano ama alguém e se sente bem com essa pessoa.

O que significa quando o gato amassa pãozinho na gente?

Um dos motivos porque o gato fica massageando o colo do tutor é porque esse ato ativa glândulas nas patas que liberam um cheirinho bem característico do animal. Isso ajuda a marcar território, e é como se, além de dizer que o gato te ama, ele estivesse sinalizando para outros animais que você já tem "dono".

Publicado originalmente em: 11/09/2019

Atualizado em: 10/11/2023