Ser recebido em casa com lambidas intermináveis faz parte da rotina de todos os donos de cachorro. Os “lambeijos” são tão característicos que alguns tutores nem se incomodam mais com isso. Pelo contrário, incentivam seus peludinhos a serem carinhosos com todo mundo. Mas, por trás desse ato de amor, existem muitas justificativas para o comportamento, seja com humanos conhecidos, desconhecidos ou outros peludos. Quer entender mais por que os cachorros lambem seus donos ? Vamos te explicar como tudo funciona na visão dos nossos amigos de quatro patas.

Por que os cachorros lambem seus tutores? Veja 5 motivos!


Por que os cachorros lambem seus donos? Afeto, ansiedade, carência e submissão são alguns dos motivos!
Por que os cachorros lambem seus donos? Afeto, ansiedade, carência e submissão são alguns dos motivos!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Nossos cães, ao nos receberem em casa, costumam pular, latir e lamber: uma verdadeira festa! Mas algumas coisas explicam porque o cachorro lambe o dono - e não é só uma forma de demonstração de afeto. Os cachorros são animais que vivem em matilha, do momento que nascem até a hora em que são inseridos em uma nova família. Você, na visão do seu cão, é um membro da matilha dele - é esse grupo que provém segurança, afeto e o mais importante, a comida. Então, qual é a melhor forma de reconhecer todo o esforço da matilha? Com as famosas lambidas! Veja alguns motivos:

  • Identificação

Com a lambida, os cães podem reconhecer o nosso humor, onde estivemos, se estávamos acompanhados e até se estamos doentes. A língua dos caninos é realmente poderosa! O nosso gosto para eles é muito agradável, principalmente se for de suor. Por isso, eles podem ficar lambendo até que sintam que conseguiram identificar, com sucesso, todos os cheiros e gostos presentes na pessoa. 

  • Ansiedade 

Se o seu cãozinho te lambe sem parar, mesmo quando você demonstra que já recebeu lambidas suficientes, ele pode estar com um problema de ansiedade. Talvez, ele não gaste toda a energia que possui e as lambidas ajudam a extravasar esse sentimento. Por isso, é importante observar a frequência desse comportamento e, até mesmo, se ele não está se machucando com as lambidas excessivas nas patas. Vale a pena procurar um especialista em comportamento canino para auxiliar no tratamento da ansiedade em cães. 

  • Submissão

Muitas pessoas se perguntam porque cachorro lambe o pé do dono. Os caninos fazem isso para demonstrar submissão e respeito. É a maneira que eles encontram para mostrar aos seus tutores que os respeitam e que são gratos por pertencer àquela família. Então, nada de brigar com o seu cãozinho se ele lambe seus pés, tá bem?! Respire fundo e resista às cócegas!

  • Chamar a atenção de seus donos

É normal um tutor ser surpreendido por lambidas quando está descansando. Você sabe por que os cachorros lambem nessas situações? Geralmente é para chamar a atenção de seu dono, principalmente quando está carente. Por saberem que associamos as lambidas ao amor, eles repetem esse ato para pedir carinho. 

  • Curar feridas

Já reparou que quando nos machucamos é comum que os cães queiram lambem o local da ferida? Além de tentarem identificar o que houve ali eles realmente acreditam que estão ajudando no processo de cicatrização do machucado com a língua (assim como fazem com as próprias feridas). Até por isso é bem comum que cães criados juntos tenham o hábito de lamber os machucados uns dos outros. 

Curiosidade: por que os cachorros lambem outros cães? A ciência explica!

Dentro da boca dos nossos cães há um órgão chamado de “Vomeronasal” - também conhecido como “Órgão de Jacobson”, batizado em nome do pesquisador dinamarquês Ludwig Levin Jacobson. Localizado na cavidade bucal, auxilia muito nas funções respiratórias dos cachorros. No contato com outros cães, esse órgão é responsável por identificar a presença de feromônios, sendo capaz de atrair presas e até mesmo considerar qual parceira é mais apta para a reprodução. 

Redação: Júlia Cruz