Cachorro

Por que os cachorros lambem os donos? Entenda esse comportamento fofo e cheio de significado!

Os "lambeijos" estão associados a muitos motivos. Veja porque seu cãozinho tem esse comportamento!
Os "lambeijos" estão associados a muitos motivos. Veja porque seu cãozinho tem esse comportamento!

Ser recebido em casa com lambidas intermináveis faz parte da rotina de todos os donos de cachorros. Os “lambeijos” são tão característicos que alguns tutores nem se incomodam mais com isso. Pelo contrário, incentivam seus peludinhos a serem carinhosos com todo mundo. Mas, por trás desse ato de amor, existem muitas justificativas para o comportamento, seja com humanos conhecidos, desconhecidos ou outros peludos. Quer entender mais por que os cachorros lambem seus donos? Vamos te explicar como tudo funciona na visão dos nossos amigos de quatro patas.

Por que os cachorros lambem seus tutores? Veja 5 motivos!

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    Por que os cachorros lambem seus donos? Afeto, ansiedade, carência e submissão são alguns dos motivos!
    Por que os cachorros lambem seus donos? Afeto, ansiedade, carência e submissão são alguns dos motivos!

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele
    Comportamento animal

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele

    Se você tem um felino em casa, com certeza já deve ter se questionado como saber se seu gato te ama. Pelo fato dos felinos serem muito reservados, e às vezes independentes, fica mais difícil decifrar o amor de gato - diferente dos cães, que expressam isso de um jeito eufórico e quase exagerado. Os bichanos demonstram afeto pelos humanos de um jeito delicado e único, com atitudes que podem até passar despercebidas.

    Nossos cães, ao nos receberem em casa, costumam pular, latir e lamber: uma verdadeira festa! Mas algumas coisas explicam porque o cachorro lambe o dono - e não é só uma forma de demonstração de afeto. Os cachorros são animais que vivem em matilha, do momento que nascem até a hora em que são inseridos em uma nova família. Você, na visão do seu cão, é um membro da matilha dele - é esse grupo que provém segurança, afeto e o mais importante, a comida. Então, qual é a melhor forma de reconhecer todo o esforço da matilha? Com as famosas lambidas! Veja alguns motivos:

    • Identificação

    Com a lambida, os cães podem reconhecer o nosso humor, onde estivemos, se estávamos acompanhados e até se estamos doentes. A língua dos caninos é realmente poderosa! O nosso gosto para eles é muito agradável, principalmente se for de suor. Por isso, eles podem ficar lambendo até que sintam que conseguiram identificar, com sucesso, todos os cheiros e gostos presentes na pessoa. 

    • Ansiedade 

    Se o seu cãozinho te lambe sem parar, mesmo quando você demonstra que já recebeu lambidas suficientes, ele pode estar com um problema de ansiedade. Talvez, ele não gaste toda a energia que possui e as lambidas ajudam a extravasar esse sentimento. Por isso, é importante observar a frequência desse comportamento e, até mesmo, se ele não está se machucando com as lambidas excessivas nas patas. Vale a pena procurar um especialista em comportamento canino para auxiliar no tratamento da ansiedade em cães. 

    • Submissão

    Muitas pessoas se perguntam porque cachorro lambe o pé do dono. Os caninos fazem isso para demonstrar submissão e respeito. É a maneira que eles encontram para mostrar aos seus tutores que os respeitam e que são gratos por pertencer àquela família. Então, nada de brigar com o seu cãozinho se ele lambe seus pés, tá bem?! Respire fundo e resista às cócegas!

    • Chamar a atenção de seus donos

    É normal um tutor ser surpreendido por lambidas quando está descansando. Você sabe por que os cachorros lambem nessas situações? Geralmente é para chamar a atenção de seu dono, principalmente quando está carente. Por saberem que associamos as lambidas ao amor, eles repetem esse ato para pedir carinho. 

    • Curar feridas

    Já reparou que quando nos machucamos é comum que os cães queiram lambem o local da ferida? Além de tentarem identificar o que houve ali eles realmente acreditam que estão ajudando no processo de cicatrização do machucado com a língua (assim como fazem com as próprias feridas). Até por isso é bem comum que cães criados juntos tenham o hábito de lamber os machucados uns dos outros. 

    Curiosidade: por que os cachorros lambem outros cães? A ciência explica!

    Dentro da boca dos nossos cães há um órgão chamado de “Vomeronasal” - também conhecido como “Órgão de Jacobson”, batizado em nome do pesquisador dinamarquês Ludwig Levin Jacobson. Localizado na cavidade bucal, auxilia muito nas funções respiratórias dos cachorros. No contato com outros cães, esse órgão é responsável por identificar a presença de feromônios, sendo capaz de atrair presas e até mesmo considerar qual parceira é mais apta para a reprodução. 

    Redação: Júlia Cruz

    Você tem um gato fujão? Veja dicas de como manter o pet dentro de casa

    Próxima matéria

    Você tem um gato fujão? Veja dicas de como manter o pet dentro de casa

    Por que os cachorros uivam? Entenda o comportamento e o significado dos uivos!
    Cachorro

    Por que os cachorros uivam? Entenda o comportamento e o significado dos uivos!

    Um cachorro uivando não é algo raro de se ver, né? Muito pelo contrário, é bastante comum encontrar um doguinho uivando por aí! Ter um cão como melhor amigo é muito bom, mas essa alegria toda também pode vir acompanhada de algumas inconveniências, como vários pelos espalhados pela casa e a famigerada sinfonia de uivos. A pergunta que não quer calar é: por que os cachorros uivam tanto? Confira!

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
    Ração

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos

    Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?

    Seu cachorro morde durante as brincadeiras? Adestrador explica o que motiva esse comportamento e como corrigir
    Adestramento

    Seu cachorro morde durante as brincadeiras? Adestrador explica o que motiva esse comportamento e como corrigir

    O seu cachorro morde muito? Ao adotar um filhote de cachorro, já esperamos muitas bagunças, dentinhos afiados roendo móveis e até mordidinhas durante as brincadeiras. No entanto, mesmo os cachorros adultos continuam com a mania de morder as pessoas da casa, tanto para brincar como para chamar a atenção. Seja qual for o propósito, as mordiscadas não são nada agradáveis e devem ser corrigidas o quanto antes.

    Ver Todas >

    Cachorro protetor: quando o instinto deixa de ser saudável para o animal e a família?
    Comportamento animal

    Cachorro protetor: quando o instinto deixa de ser saudável para o animal e a família?

    Ter um cachorro protetor pode ser bem útil às vezes, já que não importa o que aconteça, você sabe que seu amigo de quatro patas vai estar lá pronto para te defender e avisar se houver algo de errado. No entanto, alguns cães acabam exagerando na superproteção e, nesses casos, o comportamento do cachorro pode começar a se tornar problemático para quem convive com ele. 

    Devo investir em um arranhador para gatos com andares e outros acessórios?
    Comportamento animal

    Devo investir em um arranhador para gatos com andares e outros acessórios?

    São tantas opções de arranhadores para gatos nas prateleiras dos pet shops que fica até difícil escolher o melhor para o seu bichano, né? O arranhador vertical é um dos mais populares. Entre os modelos, alguns têm andares que simulam um "prédio felino", com tocas, redes e outros acessórios para o animal explorar à vontade. Mas será que realmente vale a pena investir em um arranhador vertical para gatos com andares? 

    Como evitar que o seu gato destrua as plantas de casa?
    Comportamento animal

    Como evitar que o seu gato destrua as plantas de casa?

    Se você tem plantas e gatos em casa, com certeza já deve ter se deparado com o animal tentando brincar ou morder uma folha. Embora seja carnívoro, o gato come planta para desintoxicar o organismo ou até mesmo para se divertir. Além de causar destruição, é preciso tomar cuidado com as plantas tóxicas para gatos. Algumas espécies bem comuns em jardins, quintais e vasinhos podem até mesmo matar o bichano. 

    Quando o psicólogo de cachorro é necessário?
    Comportamento animal

    Quando o psicólogo de cachorro é necessário?

    Assim como os humanos, os cães também podem passar por momentos que mexem muito com a saúde mental e emocional deles. Isso pode acontecer, por exemplo, durante os períodos de adaptação a um novo lar ou até mesmo em casos onde o animal passa muito tempo sozinho. Para ajudá-los a passar por isso, hoje é possível encontrar um psicólogo para cachorro - termo popular que, na prática, se refere a comportamentalistas caninos ou psicólogos comportamentais e treinadores de cães.

    Ver Todas >