Cuidados

Por que o cachorro come grama? Entenda os motivos!

  Enjoo, tédio e instinto fisiológico: entenda porque cachorros comem grama!
Enjoo, tédio e instinto fisiológico: entenda porque cachorros comem grama!

Por que cachorro come grama? Muitos donos de cãezinhos já devem ter se perguntado isso mais de uma vez, afinal, o hábito de comer grama e outros tipos de planta é bem comum na vida dos nossos amigos peludos! Existem muitas possíveis justificativas para isso, desde o valor nutricional das folhas até o gosto pessoal do animal. Quer saber mais? Explicamos melhor o assunto abaixo!

Por que os cachorros gostam de comer grama? Tédio e enjoo são alguns dos motivos!

Ok, já entendemos que comer grama é um comportamento normal para os cães. Mas por que esse hábito é tão atraente para os nossos cachorrinhos? A verdade é que não existe apenas uma resposta para essa pergunta. Às vezes, a vontade de ingerir o vegetal pode ser um indício de que o pet está sentindo algum mal-estar, como enjôo ou qualquer outro problema digestivo. As fibras presentes na planta aceleram o trânsito intestinal e também podem provocar o vômito, expulsando um possível causador dos sintomas. Então, se o seu cachorro come grama e depois vomita, está aí a explicação!

Outra justificativa possível é a necessidade fisiológica instintiva que os animais têm de consumir as fibras e os minerais presentes no mato. Pode acreditar! Segundo os especialistas, os cachorros são onívoros. Ou seja, podem receber seus nutrientes através de várias fontes, incluindo carnes, grãos, frutas e, como já era de se esperar, vegetais.

Na verdade, a grama e o capim sempre fizeram parte da dieta dos cães. Isso porque os seus antepassados selvagens se alimentavam principalmente de pequenos herbívoros, como ratinhos e coelhos. Esses animaizinhos, por sua vez, comiam plantas. Já deu pra entender tudo, né? De forma indireta, os cachorros acabavam ingerindo as plantas comidas por suas presas.

Por fim, alguns dogs comem plantas apenas por estarem entediados ou ansiosos. Nesse caso, vale a pena ficar atento ao comportamento do seu bichinho, já que essa atividade, a princípio normal, pode acabar se transformando em algum distúrbio obsessivo-compulsivo. Um cachorro comendo grama raramente significa que algo está errado, mas, mesmo assim, cuidado nunca é demais!

Comer grama faz bem para os cachorros? Veja os benefícios!

O Patas da Casa já explicou como a ingestão de grama pode acelerar o trânsito intestinal e ajudar o cão a vomitar, aliviando diversos tipos de mal-estar, como: dor de estômago, intoxicações, gastrite, verminose, fezes ressecadas e cólicas. Mas ainda existem vários outros benefícios provocados por essa mania de comer vegetais, sabia?

Por adicionar fibra à dieta do animal, comer plantas também pode melhorar o trato intestinal, reduzindo o risco de câncer de intestino, além de ser um ótimo aliado na remoção de parasitas. A prática não elimina as chances do seu cachorrinho adquirir vermes, mas pode ajudar na prevenção.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Grama pra cachorro: É importante tentar controlar a ingestão do seu pet para impedir possíveis infecções de parasitas.
    Grama pra cachorro: É importante tentar controlar a ingestão do seu pet para impedir possíveis infecções de parasitas.

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Cachorro comendo grama: tenho algum motivo para me preocupar?

    Comer grama pode fazer mal ao seu doguinho? Infelizmente, em alguns casos, sim. Ao mesmo tempo em que ingerir plantas pode ajudar na prevenção de parasitas, o hábito também pode predispor o aparecimento desses seres. Isso porque, dependendo da área explorada, a grama pode estar contaminada por vírus, ovos de parasitas e larvas. A última coisa que a gente quer é tudo isso dentro do nosso bichinho, né? Então, atente-se às plantas escolhidas pelo seu pet.

    Outra possível complicação é quando o cãozinho acaba comendo gravetos junto com a grama. Se ingerida em excesso, a madeira pode atrapalhar a digestão dos cachorros. Bloqueios intestinais causam bastante desconforto e, se não tratados, são capazes de ameaçar a vida do seu grande amigo. Portanto, se o animal apresentar sintomas como nariz sangrando, tosse, saliva em excesso e muita ânsia de vômito, não hesite em procurar um profissional.

    Como evitar que o cachorro coma grama em excesso?

    A melhor forma de controlar a quantidade de grama (e plantas, em geral) consumida pelo seu pet é observá-lo de perto. Na hora dos passeios, caminhe com o pet em guia curta e use petiscos como distração caso bata aquele interesse especial em alguma planta. Dessa forma, o cão ficará mais interessado em interagir com você em vez de sair por aí procurando uma graminha para chamar de sua.

    Redação: Dóris Marinho

    5 dicas para educar um cachorro desobediente

    Próxima matéria

    5 dicas para educar um cachorro desobediente

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
    Ração

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos

    Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno

    Para quem procura por raças de cachorro pequeno, o Pequinês pode ser a companhia perfeita. Além de se adaptar muito bem a apartamentos e outros espaços reduzidos, esse pequeno cãozinho é dotado de uma personalidade carinhosa, amigável e extremamente leal aos seus humanos. Apesar da baixa estatura, o cachorro Pequinês também é super corajoso, e uma das maiores provas de que tamanho não é documento. 

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar
    Cachorro

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar

    Todo mundo sabe que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas será que você realmente conhece o seu amigo de quatro patas? Existem várias curiosidades sobre cachorro que muitas vezes surpreendem a gente. Seja por causa de um comportamento canino que não faz muito sentido na nossa cabeça - como o hábito de “cavar” antes de dormir -, ou seja porque nunca pesquisamos muito a fundo sobre a anatomia do cachorro. 

    Ver Todas >

    Quer ter um cachorro surfista? Saiba como iniciar, os cuidados que deve ter e acessórios indispensáveis
    Comportamento animal

    Quer ter um cachorro surfista? Saiba como iniciar, os cuidados que deve ter e acessórios indispensáveis

    Existem cachorros que amam nadar e brincar na água, então qualquer passeio em trilhas com cachoeiras, praias ou mesmo uma piscina vira uma grande festa. Mas você sabia que existe cachorro que surfa? Os esportes com cachorro são uma ótima forma de estreitar laços entre o tutor e o animal e o surf é uma modalidade que pode fazer muito bem ao animal. Sem falar que os cachorros surfistas chamam atenção pela fofura e habilidade na prancha.

    Por que os gatos
    Comportamento animal

    Por que os gatos "mamam" no cobertor? Descubra se o comportamento é prejudicial ou não

    Não é difícil encontrar um gato que tenha a mania de ficar mordendo o cobertor, como se estivesse se alimentando da mamãe gata (e os cães também podem apresentar o mesmo comportamento). Um gato mordendo cobertor pode ser considerado um momento muito fofo para alguns gateiros, mas outros tutores podem se perguntar se esse comportamento do felino é prejudicial ou revela alguma vulnerabilidade do bichano. 

    Como ganhar a confiança de um cachorro? Veja dicas para se aproximar de cães desconhecidos
    Comportamento animal

    Como ganhar a confiança de um cachorro? Veja dicas para se aproximar de cães desconhecidos

    Adotar um cachorro é sempre um desafio tanto para os humanos, que precisam adaptar a casa para receber o novo hóspede, quanto para o cãozinho, que ainda precisa de um tempo para se acostumar com o ambiente e com sua nova família. No caso de cães abandonados e que foram resgatados por ONGs ou outras instituições, ganhar a confiança do doguinho nem sempre é uma tarefa fácil - principalmente se tratando de um cachorro medroso ou traumatizado. 

    Cachorro castrado fica mais calmo? Veja as diferenças de comportamento antes e depois da cirurgia
    Comportamento animal

    Cachorro castrado fica mais calmo? Veja as diferenças de comportamento antes e depois da cirurgia

    A castração de cachorro é muito indicada pelos profissionais da medicina veterinária. Entretanto, muitos tutores ainda sentem muito receio de realizar a cirurgia pelas mudanças de comportamento do cachorro castrado. Não é mito que algumas mudanças comportamentais ocorrem após a castração, tanto para machos quanto para fêmeas. Mas afinal, o que muda no cachorro castrado?

    Ver Todas >