Se você convive com um gatinho, provavelmente já presenciou ele derrubando repetinamente objetos no chão com a patinha. Como qualquer curiosidade dos gatos, o comportamento tem uma explicação bem interessante. O que não faltam são vídeos na internet mostrando esse tipo de situação, que acaba sendo um pouco cômica (dependendo do objeto que é derrubado, claro). Mas por que os gatos jogam as coisas no chão, afinal de contas? Esse é um comportamento do gato que desperta muita curiosidade nos tutores. Para desvendar de uma vez por todas esse mistério, o Patas da Casa foi atrás de possíveis explicações para esse comportamento do gato. Veja só o que nós descobrimos!

Gato brincando: o instinto natural é uma possível razão para o comportamento

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Alguns instintos selvagens permanecem na vida dos felinos mesmo depois da domesticação, como o hábito de afiar as garras ou de enterrar as próprias fezes. Dentre eles, o instinto de caçador dos gatos é um que se destaca bastante - não é à toa que a maioria dos felinos ama brincadeiras que envolvem perseguir uma “presa”, como os brinquedos de cordinha. No entanto, às vezes esse instinto pode acabar se direcionando para outros objetos da casa. Com a pata, o gato começa a empurrar o objeto, sempre observando se haverá alguma reação dessa "presa" - que pode ser uma caneta, uma plantinha, um copo ou alguma decoração da estante. Essa é uma tentativa de procurar novas presas para atacar ou apenas brincar com elas, então qualquer coisa pode virar um possível alvo. Para evitar que acidentes aconteçam, é sempre bom deixar fora do alcance dos felinos objetos cortantes ou de vidro.


Gato jogando as coisas no chão tem a ver com o instinto selvagem de capturar presas
Gato jogando as coisas no chão tem a ver com o instinto selvagem de capturar presas

Por que os gatos jogam as coisas no chão? Tédio é um dos motivos

Nada é melhor do que ver um gato brincando e se divertindo, não é mesmo? Esse é um cenário muito comum para os bichanos, principalmente quando eles vivem em uma casa gatificada - isto é, com nichos, prateleiras, arranhadores e outros brinquedos. O enriquecimento ambiental e a gatificação do espaço deixam o animal mais entretido durante o dia, evitando a destruição de móveis e outros objetos. Por outro lado, quando isso não acontece, a falta de estímulos faz com que o felino se sinta constantemente frustrado ou entediado com a rotina. Dessa forma, o gato pode acabar jogando tudo que encontra pela frente no chão porque essa é uma forma de distração e diversão para ele. O ideal, nesse caso, é direcionar a atenção do animal para os acessórios certos e promover um cantinho mais enriquecedor para ele dentro de casa.

O comportamento felino também pode ser uma forma de chamar atenção

Ter um animal de estimação é sinônimo de responsabilidade de diferentes formas. Além de cuidar de todas as necessidades básicas do gato, também é importante dedicar uma parte do seu tempo para brincar com o seu amigo de quatro patas. Às vezes pode parecer que não, mas os felinos sentem muito a falta dos seus humanos. Então se você não estiver dando atenção suficiente para o seu gatinho no dia a dia, ele certamente vai encontrar uma forma de mudar isso. Portanto, esse acaba sendo também um dos motivos porque os gatos jogam as coisas no chão: para chamar a atenção dos seus pais. Para não deixar que isso se torne um problema na convivência familiar, o tutor deve separar um tempinho do seu dia para brincar e dar muito carinho ao seu gatinho. Também vale observar se o potinho de ração e de água estão cheios.

Redação: Juliana Melo