Todo tutor gosta de ensinar cachorro a trazer a bolinha como parte de uma brincadeira, mas quando o animal começa a fazer isso por conta própria sempre gera curiosidade. Afinal, será que isso é um convite para brincar, ou pode significar outra coisa? Por que o cachorro tem o costume de pegar a bolinha - ou outros brinquedos - e entregar para os tutores e visitas em momentos aleatórios? O Patas da Casa foi atrás do significado desse comportamento canino. Veja algumas curiosidades sobre o assunto!

Por que os cachorros levam a bolinha e outros brinquedos para o tutor?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Um dos brinquedos que mais fazem sucesso no universo canino é, sem dúvidas, a bolinha para cachorro. Depois de serem ensinados a buscar e trazer o objeto, os cães começam a fazer esse movimento até mesmo quando ninguém pede. O mesmo pode acontecer com outros tipos de brinquedos, como pelúcias e brinquedos de corda. Mas por que eles fazem isso? Existem três razões que explicam esse comportamento de cachorro:

1) Animação - Quando os cães ficam muito agitados e eufóricos, eles podem tentar extravasar isso de diferentes maneiras. Alguns cachorros montam na perna das pessoas, outros podem fazer um pouco de xixi sem querer e também tem aqueles que preferem pegar o brinquedo preferido e entregar para a pessoa mais próxima. É uma maneira de descarregar a energia de forma equilibrada.

2) Convite para brincar - Parece óbvio, e realmente é: às vezes o cachorro só quer brincar com você. Esse é um momento em que vocês conseguem estreitar os laços e criar boas memórias juntos. Quando isso acontece, ele pega a bolinha dele, coloca no seu colo e espera você jogar.

3) Por pura exibição - Às vezes o cachorro fica tão empolgado com um brinquedo que ele quer mostrar para todo mundo como aquilo é legal. Se esse for o caso, o animal vai pegar o item e colocar no seu pé, esperando ter uma reação positiva sua. Ele não vai descansar enquanto não prender sua atenção e, ao tentar pegar o objeto, ele provavelmente vai tentar tirá-lo da sua mão.

4) Demonstração de afeto - Se o seu cachorro pegou o brinquedo preferido dele e te entregou, pode ter certeza que essa atitude significa muito! É basicamente como se o cãozinho dissesse o quanto você é especial para ele e que ele confia muito em você. Ou seja, é um sinal de carinho, respeito e afeto - basicamente, o cachorro dizendo que te ama!


Ao entregar a bolinha, cachorro espera que você brinque com ele (na maioria das vezes)
Ao entregar a bolinha, cachorro espera que você brinque com ele (na maioria das vezes)

A bolinha de cachorro pode ser de diferentes modelos

O principal brinquedo que os cães costumam levar para o tutor e visitas no geral é a bolinha para cachorros. Mas sabia que existem diferentes modelos de bolinhas por aí? Saber como escolher a bolinha para cachorro ideal é o que vai guiar toda a brincadeira. As bolinhas de tênis, plástico ou borracha são as mais tradicionais para jogar e esperar o cachorro buscar.

Também tem várias outras opções interessantes como a bolinha interativa para cachorro - que, basicamente, vem com uma entrada para adicionar ração e petiscos - e a bola indestrutível para cães, que é feita com um material mais resistente. Outra alternativa bem legal é a piscina de bolinha para cachorro, que pode trazer muito entretenimento para os pets.

Além da bolinha, cachorro pode se divertir com outros brinquedos

Mesmo que a bolinha de cachorro seja um dos melhores brinquedos, ela não é a única diversão dos peludos. Os cachorros também se sentem estimulados por outros acessórios, como pelúcias, mordedores, cabo de guerra, ossos, frisbee, tapetes interativos e muito mais. O importante é que o doguinho goste do brinquedo e queira brincar com ele! Tanto é que às vezes um simples graveto ou meia jogada pela casa pode se tornar alvo de travessuras do animal. Aproveite o momento para se divertir com o seu cãozinho!

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes