A castração de cachorro é um procedimento muito benéfico. Além de servir como prevenção de uma série de doenças, a cirurgia também pode evitar a reprodução indesejada e ajudar na redução de cães abandonados na rua. O cachorro castrado pode apresentar uma série de mudanças comportamentais, como a melhora do hábito de marcar território. Isso acontece porque a produção de testosterona diminui após o procedimento. Muitos tutores se perguntam se o cachorro castrado levanta a perna para fazer xixi e nós fomos atrás de algumas respostas. Veja o que descobrimos!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cachorro castrado: antes e depois do animal em relação ao xixi

Os cães são animais sociais e possuem a sua própria forma de comunicação. A demarcação de território é uma delas. O olfato canino é extremamente poderoso e, por isso, as marcas olfativas servem como um ótimo instrumento para captar diversas informações pelos cheiros. A urina possui feromônios e moléculas de odor que funcionam como um ótimo marcador de território. Quando um cão faz xixi em um local, ele está deixando um recado que esteve ali. Por isso, é comum que muitos cachorrinhos machos urinem em cima do xixi de outro cão.

E a grande dúvida é: por que o cachorro levanta a perna para fazer xixi? O intuito é que o cheiro da urina fique na altura do focinho dos outros cães, para facilitar esse processo de comunicação. A maioria dos machos castrados deixam de ter esse comportamento depois de castrados por conta da diminuição da produção hormonal. O comportamento costuma deixar de acontecer, principalmente quando o cão macho é castrado cedo. No entanto, isso não é uma regra e é normal que muitos cachorros mais territorialistas e dominantes continuem levantando a pata para fazer xixi mesmo depois de cirurgia de esterilização.

cachorro castrado com colar elizabetano

Com quantos meses o cachorro levanta a perna para fazer xixi?

 

Por esse comportamento estar muito ligado aos hormônios sexuais, o cachorro costuma começar a levantar a pata para fazer xixi quando alcança a maturidade sexual e está se tornando adulto. A maioria dos cães machos começa a urinar com a pata levantada entre os 6 meses e 1 ano de vida. Esse comportamento é tão comum que quando não ocorre costuma causar estranheza nos pais de pets mais experientes. Mas não se preocupe: alguns cachorrinhos podem fazer o xixi com as patinhas abaixadas. Apesar de ser uma atitude mais comum para os machos, algumas cadelinhas também podem urinar com a pata levantada. Quando elas estão no cio, o comportamento ocorre para que ela espalhe a informação sobre a condição atual.

Como fica cachorro castrado?

A castração de cachorro pode provocar várias mudanças de comportamento no animal. Além dos efeitos na demarcação de território, os animais castrados tendem a fugir menos e não costumam apresentar agressividade por excitação sexual constante. É normal que o cachorro fique mais calmo também. No caso das fêmeas, a cirurgia ainda impede que a cadela entre no cio e sofra com gravidez psicológica.

Redação: Hyago Bandeira