A caixa de areia para gatos é um item essencial para quem tem um felino em casa. Alguns tutores estão sempre buscando as melhores opções de areias para o gato fazer as necessidades de forma confortável e sem deixar muito odor na casa  - no pet shop existem várias opções opções. Ao procurar uma opção sustentável e mais barata pela internet podemos encontrar muitas pessoas indicando a farinha de mandioca como areia para gatos. Entretanto, o que parece ser uma dica perfeita pode trazer uma série de problemas e riscos à saúde do gato. Para que você entenda um pouco mais sobre os malefícios da farinha de mandioca para gatos, reunimos algumas informações com tudo que você precisa saber sobre o assunto. Dá só uma olhada!

Por que a farinha de mandioca na areia do gato não é recomendada?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Usar a farinha de mandioca como areia para gatos traz muitos riscos à saúde dos felinos. As farinhas são matérias orgânicas e um ótimo lugar para o cultivo de bactérias e fungos. Logo, quando o gato fizer suas necessidades na farinha ela ficará úmida e propícia para a proliferação de diversos parasitas. O felino que cava farinha de mandioca na areia do gato fica predisposto a desenvolver dermatites, principalmente nas patinhas. Muitos tutores também adicionam farinha na areia de gato comum para diminuir o odor forte.

Essa prática também pode ser mais prejudicial ainda por conta da farinha inalada pelo gato na hora de usar a caixa de areia. O uso inadequado desse ingrediente pode desencadear quadros de asma e bronquite felina. Portanto, não use farinha de mandioca na areia do gato em hipótese alguma.


A areia de gato com farinha de mandioca na composição encontradas no mercado não traz riscos, pois possui antifúngicos que protegem o pet
A areia de gato com farinha de mandioca na composição encontradas no mercado não traz riscos, pois possui antifúngicos que protegem o pet

Diferente da farinha pura, a areia para gato feita com farinha de mandioca não traz problemas

Ao saber de todos os riscos à saúde que esse material pode trazer aos felinos você pode se assustar ao encontrar nas pet shops uma areia de gato com farinha de mandioca na composição. Mas não se espante, pois realmente existem areias para gatos à base de farinha que são tratadas com componentes antifúngicos - impedindo os problemas do uso da farinha pura. A areia biodegradável, por exemplo, geralmente é feita com farinha de mandioca. É por isso que muitas pessoas passam a utilizar a própria farinha de mandioca como areia para gatos. Entretanto, agora você já sabe os riscos e os problemas que essa prática pode trazer aos seus felinos e não correrá o risco de fazer isso por falta de informação. O ideal é comprar o produto de uma marca confiável no pet shop.

Caixa de areia para gatos: como descobrir a melhor areia para o bichano?

A preferência do bichano é uma das coisas mais importantes na hora de escolher o melhor tipo de areia higiênica para gatos. Muitas vezes o que consideramos melhor, não é aquilo que eles preferem. Essa realidade pode fazer uma confusão na cabeça dos tutores. Mas não se preocupe, existem algumas dicas que podem te ajudar nessa missão. Se o seu felino está se recusando a fazer as necessidades na caixa de areia, talvez seja a hora de substituir o material por outro.

Uma boa estratégia é utilizar duas caixinhas com preenchimentos diferentes e observar qual ele prefere. Se o problema persistir, vale a pena investigar o motivo pelo qual o gatinho está fazendo xixi e cocô no lugar errado. Muitas vezes a razão pode ser simples, como a má localização da caixa de areia para gatos. No entanto, essa conduta também pode indicar problemas de saúde, como infecções urinárias. Fique atento para levá-lo ao veterinário caso seja necessário.

Redação: Hyago Bandeira