Muitos tutores vivem se perguntando como dar comprimido para gato sem deixá-lo muito agitado ou nervoso. Essa é uma tarefa que pode, sim, ser bem difícil e desafiadora, mas existem algumas artimanhas e acessórios que funcionam muito bem na hora de dar comprimido para gato. Esconder o remédio no sachê, por exemplo, é logo uma ideia que passa pela nossa cabeça, mas será que é algo recomendado e que realmente funciona? Se você ficou curioso para aprender como dar comprimido para gato do jeito certo, confira as dicas que reunimos abaixo!

O sachê para gatos ajuda a camuflar o comprimido, mas precisa de recomendação médica

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A maioria dos felinos definitivamente não gosta de ser medicado, cabendo ao tutor procurar as melhores alternativas para dar comprimido para gato. A tática de esconder o remédio no sachê até é uma boa estratégia, mas antes de adotá-la é necessário conversar com o médico veterinário para saber quais são as recomendações médicas. Alguns medicamentos podem ser administrados junto de alimentos, mas outros devem ser oferecidos ao animal com o estômago vazio, então tudo vai depender da orientação de um profissional.

Caso seja permitido, o remédio pode ser camuflado no sachê para gatos de uma maneira bem simples: basta pegar um pouquinho de ração úmida e fazer um formato de bolinha, com a cápsula ou comprimido no centro. Depois é só oferecer o petisco para o seu bichano e esperá-lo comer tudo. Como alguns gatos têm mania de mastigar a comida, muitas vezes eles acabam encontrando o medicamento e deixando de lado. Por isso, uma outra dica que pode funcionar é “triturar” o comprimido para disfarçá-lo no sachê. Nesse caso, também é importante perguntar para o veterinário se pode fazer isso com o comprimido, porque alguns remédios perdem a eficácia quando são triturados.

O aplicador de comprimidos para gatos é um acessório que faz toda a diferença

Uma das melhores maneiras de dar comprimido para gato é com um aplicador. O acessório é uma espécie de seringa que ajuda a facilitar o procedimento, e ele tem uma ponteira de silicone na extremidade que é justamente onde o tutor vai inserir o remédio. Dessa forma, com o aplicador de comprimidos para gatos você não precisa colocar os dedos na boca do gato, já que é possível depositar o medicamento no local certo com a seringa. No entanto, para utilizá-lo, é importante ter uma outra pessoa para ajudar a segurar o bichano. Depois de dar o comprimido para gato, não esqueça de massagear bem a garganta do pet até que ele engula o medicamento por completo.


O aplicador de comprimidos para gatos facilita muito todo o processo
O aplicador de comprimidos para gatos facilita muito todo o processo

Truque da toalha é uma boa opção para dar comprimido para gato

Enrolar o seu bichinho na toalha de banho é uma técnica que também costuma funcionar na hora de dar comprimido para gato. Essa é uma forma de deixar o animal imóvel e reduzir bastante as chances dele escapar ou arranhar durante o processo. Depois de enrolá-lo, é só colocar com o próprio dedo o comprimido na garganta do bichano e fazer o mesmo procedimento de massagear o local para que ele engula o remédio, sem chances de cuspir para fora. Se não tiver uma toalha, é possível fazer isso com um lençol ou um cobertor.

Como dar comprimido para gato: veja outras dicas que podem ajudar

• Escolha um momento em que o gatinho esteja calmo para receber o medicamento. Caso contrário, as chances de não dar certo e tudo ser ainda mais estressante são altas.

• Tente fazer uma associação positiva nessas situações. Você pode oferecer o petisco preferido do seu pet antes ou após a medicação, por exemplo. Mas não se esqueça de antes verificar com o veterinário se o gatinho precisa estar em jejum para tomar o remédio.

• Mantenha as unhas do gato sempre bem aparadas. Dessa forma, mesmo que ele tente escapar ou arranhar por instinto, ninguém sairá machucado.

• Não ofereça nenhum medicamento sem conversar com o médico veterinário. A automedicação é um perigo que pode colocar em risco a saúde do gato. A orientação de um profissional é imprescindível para que esse tipo de coisa não aconteça.

Redação: Juliana Melo