Algumas pessoas podem pensar que o anticoncepcional para gatos é uma boa opção para evitar a gravidez indesejada, mas será que pode dar injeção no gato amamentando ou isso é arriscado? Depois que os filhotes nascem e o processo de amamentação começa, é importante ter um cuidado redobrado com a mãe e os filhotes. Nessa fase há várias restrições, e uma delas é sobre dar vacina em gata que está amamentando. Leia o artigo a seguir para tirar as principais dúvidas sobre o assunto e saber sobre os cuidados com o gato durante a amamentação.
Pode dar injeção anticoncepcional no gato amamentando?
Não. O anticoncepcional para gatos não é recomendado em hipótese alguma, independentemente da fêmea estar amamentando ou não. A medicação pode trazer graves consequências para a saúde do animal, como favorecer o surgimento de infecções uterinas, tumores mamários e ovarianos. Além disso, também pode desencadear um quadro de hiperplasia mamária felina e causar uma série de desequilíbrios hormonais no organismo da gatinha.
Isso significa que o anticoncepcional é um grande risco para a saúde dos felinos, e por isso deve ser evitado. Se o animal estiver em processo de amamentação, é pior ainda, podendo comprometer a saúde da mãe e dos filhotes. Caso a ideia seja evitar uma possível gravidez, o mais indicado é optar pela cirurgia de castração de gato no primeiro de vida do animal.
Resumindo, não pode dar injeção anticoncepcional no gato amamentando de jeito nenhum - e o mesmo vale para outros tipos de injeção. Ou seja, também não pode dar vacina no gato amamentando.
O que acontece ao dar vacina em gata que está amamentando?
A vacina para gatos é um cuidado importante para proteger o animal de diversas doenças perigosas. No entanto, há uma contraindicação: não pode dar vacina no gato amamentado. A aplicação das vacinas, nesses casos, pode gerar patologias clínicas nos filhotes. Por via das dúvidas, o melhor a se fazer é evitar qualquer tipo de injeção até que a gatinha pare de amamentar por completo.
É importante lembrar que os filhotes devem ser vacinados a partir de 45 dias de vida, seguindo à risca o ciclo de imunização dos felinos. Essa é uma maneira de deixá-los ainda mais protegidos, já que o organismo dos gatinhos bebês é bem frágil e vulnerável no primeiro ano de vida.
Gato amamentando: saiba quais são os principais cuidados nessa fase
Agora que você já sabe que não pode dar injeção no gato amamentando - seja anticoncepcional ou vacina -, é bom saber como cuidar da sua gatinha nesse momento tão delicado. Um dos principais cuidados é com a alimentação do gato amamentando. Durante a gestação, a gata consome muita energia e precisa de uma dieta que atenda essa necessidade. Pouco antes e logo após o parto, o consumo alimentar é reduzido e vai aumentando de acordo com as demandas da lactação.
Geralmente, a gata depois de parir produz até 250 mL de leite por dia. Dessa forma, as necessidades nutricionais da mãe aumentam cerca de duas vezes mais do que no período da gestação. A ração para gato escolhida deve ser de alta qualidade, como uma versão premium ou super premium, composta por nutrientes e ácidos graxos que vão auxiliar na produção de leite.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes