Grandes

Pneu para cachorro morder é indicado? Como usar o brinquedo com segurança?

 O pneu para cachorro é um brinquedo seguro? Como oferecer o objeto ao seu amigo?
O pneu para cachorro é um brinquedo seguro? Como oferecer o objeto ao seu amigo?
 O pneu para cachorro precisa ter o tamanho adequado
O pneu para cachorro precisa ter o tamanho adequado
 O pneu para cachorro é um brinquedo seguro? Como oferecer o objeto ao seu amigo?
 O pneu para cachorro precisa ter o tamanho adequado

Alguns cachorros grandes não medem esforços para destruir todos os brinquedos que entram no seu campo de visão. Se um animal de estimação é um mastigador agressivo, o tutor provavelmente já cansou de presenteá-lo com brinquedos para cachorro de todos os modelos possíveis. Seja uma bola de futebol, um osso, um bichão de pelúcia ou uma corda aparentemente resistente, ele consegue destroçar a maioria dos novos pertences em questão de minutos.

Isso soa familiar? Pois saiba que você não está sozinho(a) nessa; há muitos tutores por aí que estão na missão de encontrar algo divertido, mas que seja capaz de resistir à primeira sessão de mastigação dos cães. Há quem recomende o pneu para cachorro, um recurso feito com materiais à prova de mandíbulas destrutivas. Mas será que esse brinquedo para cachorro grande é seguro? Saiba a resposta a seguir!

O pneu velho para cachorro morder é recomendado?

Os cães têm um certo fascínio por pneus. Não é à toa que as rodas dos carros são um dos “banheiros” preferidos dos cachorros – especialmente os machos, que levantam a patinha e marcam seu território. Também é comum encontrar um doguinho latindo e perseguindo um automóvel para poder “caçar” e morder o pneu. Portanto, não seria nada mal um cachorro conquistar o sonho do “pneu próprio”, certo?

À princípio, é possível, sim, oferecer um pneu para cachorro grande morder, desde que o tutor tome alguns cuidados. O revestimento de borracha só é seguro se o animal conseguir mantê-lo intacto após as mordidas, sem ingerir qualquer parte do produto. Caso contrário, o animal poderá vomitar muito e ficar com a saúde comprometida. Também vale lembrar que alguns tipos de pneus têm camadas internas com materiais rígidos e prejudiciais.

Por isso, é sempre importante ficar de olho nas brincadeiras do seu pet e inspecionar o estado do brinquedo, antes e depois de oferecê-lo. Limitar o tempo das mordidas também é uma forma de zelar pela segurança. Se você notar que o pneu está deixando o seu cão com um comportamento mais agressivo, suspenda a diversão imediatamente.

Brinquedo divertido imita um pneu de verdade

Se oferecer um pneu velho para o seu cachorro morder não é uma opção, saiba que há brinquedos específicos para cães que simulam um pneu de verdade, com ranhuras, sulcos e todos os detalhes do objeto original. Geralmente eles possuem uma estrutura com materiais extremamente duráveis, permitindo resistir até aos mais poderosos mastigadores. Alguns modelos são como os famosos brinquedos interativos para cachorro e permitem que a parede interna seja preenchida com petiscos.

Brinquedos recicláveis: faça um pêndulo de pneu para o seu cachorro morder

Fazer brinquedos com material reciclado, como garrafa pet ou outros itens que poderiam ir para o lixo, é uma forma de enriquecer o ambiente do seu animal de estimação e ainda economizar. O pneu é ideal para cachorros robustos, com grande força física, que precisam de brinquedos reciclados criativos e resistentes para poder gastar a energia. Veja como fazer um pneu mordedor para a sua ferinha:

Materiais necessários:

  • 1 pneu de bicicleta ou de carrinho de mão (ou outro que você considere adequado para o tamanho da mordida do seu cachorro);
  • 1 faca ou tesoura;
  • 1 corda resistente.

Como fazer:

  • Em primeiro lugar, faça furos com uma faca ou tesouro por todo o pneu. Isso evita que a água da chuva fique acumulada no interior;
  • Depois, passe uma das extremidades da corda por dentro do pneu e amarre com nós bem firmes para evitar que se desfaçam com o impacto das mordidas;
  • A outra extremidade da corda deve ser pendurada em um local que suporte o peso do seu cachorro, como um galho grosso de árvore ou uma viga. Finalize com uma sucessão de nós resistentes;
  • Na hora de apresentar o seu cão à nova diversão, você pode preencher o interior do pneu com um pouco de ração ou petiscos para a brincadeira ficar ainda mais empolgante para ele.

Você tem outro pneu velho jogado no canto da sua casa? Que tal aprender como fazer uma cama de cachorro usando esse material? Esse DIY é mais indicado para cães de porte pequeno ou médio – a não ser que seja um pneu de trator, claro.

Redação: Guilherme Segal

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    5 dicas para educar um cachorro desobediente

    Próxima matéria

    5 dicas para educar um cachorro desobediente

    Cama para cachorro: iglu, almofadão, de madeira ou pneu: conheça as opções e escolha a melhor para seu pet
    Cuidados

    Cama para cachorro: iglu, almofadão, de madeira ou pneu: conheça as opções e escolha a melhor para seu pet

    Hoje existe uma variedade enorme no mercado e isso acaba deixando as pessoas bastante confusas e indecisas na hora de decidir qual a melhor opção. “Qual o tamanho ideal de cama para cachorro grande?”, “Meu cachorro é friorento, qual o tipo de cama mais quentinha” ou “Qual o modelo de caminha mais prático para lavar?” são algumas das dúvidas comuns aos pais de pet. Para essas e outras respostas, dá uma olhada aqui embaixo nas nossas dicas!

    Dos brinquedos educativos aos passeios: saiba como promover um enriquecimento ambiental para seu cachorro
    Brinquedos

    Dos brinquedos educativos aos passeios: saiba como promover um enriquecimento ambiental para seu cachorro

    Cachorros são animais ativos e que adoram brincadeiras estimulantes. Os danadinhos conseguem transformar qualquer coisa em brinquedo: o seu chinelo, meias enroladas e o que mais acharem pela frente. Como esses objetos não são os mais indicados e seguros, é sempre bom ter brinquedos próprios e à disposição do seu cachorro. Além de entretenimento, os brinquedos são ótimos acessórios para adestramento e estreitar os laços entre animal e dono.

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)
    Pequenos

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)

    Dentre tantas raças de cachorro que existem pelo mundo, uma que certamente merece destaque é o Bichon Frisé. Esse pequeno cãozinho já é capaz de conquistar vários admiradores só por causa da sua aparência fofinha e felpuda, mas não é só isso que chama a atenção na raça: o cachorro Bichon Frisé também é super carismático e afetuoso. Por isso, é bem difícil não se apaixonar por ele. 

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados
    Grandes

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados

    Se você sempre sonhou em ter um cachorro grande dentro de casa, a raça Boxer certamente é uma opção que não vai te decepcionar. Por trás da aparência robusta e que pode ser considerada até um pouco intimidante para alguns, existe um cãozinho companheiro e com muito amor para oferecer aos seus humanos. Conheça um pouco mais sobre o comportamento da raça, cuidados com a saúde e quanto custa um cachorro Boxer.

    Ver Todas >

    Quer ter um cachorro surfista? Saiba como iniciar, os cuidados que deve ter e acessórios indispensáveis
    Comportamento animal

    Quer ter um cachorro surfista? Saiba como iniciar, os cuidados que deve ter e acessórios indispensáveis

    Existem cachorros que amam nadar e brincar na água, então qualquer passeio em trilhas com cachoeiras, praias ou mesmo uma piscina vira uma grande festa. Mas você sabia que existe cachorro que surfa? Os esportes com cachorro são uma ótima forma de estreitar laços entre o tutor e o animal e o surf é uma modalidade que pode fazer muito bem ao animal. Sem falar que os cachorros surfistas chamam atenção pela fofura e habilidade na prancha.

    Por que os gatos
    Comportamento animal

    Por que os gatos "mamam" no cobertor? Descubra se o comportamento é prejudicial ou não

    Não é difícil encontrar um gato que tenha a mania de ficar mordendo o cobertor, como se estivesse se alimentando da mamãe gata (e os cães também podem apresentar o mesmo comportamento). Um gato mordendo cobertor pode ser considerado um momento muito fofo para alguns gateiros, mas outros tutores podem se perguntar se esse comportamento do felino é prejudicial ou revela alguma vulnerabilidade do bichano. 

    Como ganhar a confiança de um cachorro? Veja dicas para se aproximar de cães desconhecidos
    Comportamento animal

    Como ganhar a confiança de um cachorro? Veja dicas para se aproximar de cães desconhecidos

    Adotar um cachorro é sempre um desafio tanto para os humanos, que precisam adaptar a casa para receber o novo hóspede, quanto para o cãozinho, que ainda precisa de um tempo para se acostumar com o ambiente e com sua nova família. No caso de cães abandonados e que foram resgatados por ONGs ou outras instituições, ganhar a confiança do doguinho nem sempre é uma tarefa fácil - principalmente se tratando de um cachorro medroso ou traumatizado. 

    Cachorro castrado fica mais calmo? Veja as diferenças de comportamento antes e depois da cirurgia
    Comportamento animal

    Cachorro castrado fica mais calmo? Veja as diferenças de comportamento antes e depois da cirurgia

    A castração de cachorro é muito indicada pelos profissionais da medicina veterinária. Entretanto, muitos tutores ainda sentem muito receio de realizar a cirurgia pelas mudanças de comportamento do cachorro castrado. Não é mito que algumas mudanças comportamentais ocorrem após a castração, tanto para machos quanto para fêmeas. Mas afinal, o que muda no cachorro castrado?

    Ver Todas >