Ter plantas em casa é tudo de bom para dar uma revitalizada no ambiente, deixando-o mais alegre e colorido. Contudo, quem pretende ter um gatinho, ou quem já tem e quer investir em uma vegetação mais natural dentro de casa, precisa ter uma atenção redobrada na hora de escolher as espécies das verdinhas. Existem plantas tóxicas para gatos que representam um verdadeiro perigo para o seu amigo de quatro patas, e é essencial saber quais são elas para evitar qualquer tipo de problema. Por isso, separamos uma lista com 10 plantas venenosas para gatos que você deve deixar bem longe do seu peludinho!

1) Espada-de-são-jorge é uma planta tóxica para gatos

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Com uma beleza única, a Espada-de-são-jorge é bastante popular no Brasil, principalmente por causa da crença de que essa é uma espécie capaz de trazer proteção e boas energias para o ambiente. Contudo, ela está na lista de plantas nocivas para gatos e deve ser mantida fora do alcance dos felinos. Se for ingerida, ela pode causar salivação excessiva, dificuldade de movimentação e de deglutição, e até mesmo irritação da pele. Em alguns casos, pode ser fatal e, por isso, é importante saber identificar os sinais de um gato envenenado.

2) Hera pode trazer diversas consequências para os felinos

A hera também é uma das queridinhas dos pais de planta porque é relativamente fácil de cuidar e deixa o ambiente com um aspecto muito mais alegre. Mas quem tem um gatinho em casa, deve evitá-la o máximo possível. A hera é uma das plantas venenosas para gatos mais perigosas, pois se for ingerida em uma quantidade muito grande, ela aumenta o ritmo cardíaco do animal e pode causar espasmos, podendo levar o animal à morte. Além disso, se entrar em contato com a pele do bichano, ela também pode causar irritações e dermatites.

3) Plantas nocivas para gatos: copo-de-leite está na lista

A flor copo-de-leite é dona de um charme que chama muito a atenção de qualquer um, principalmente daqueles que são mais ligados a decoração de ambientes internos e afins. Mas esse tipo de de planta é tóxica para gatos, e até mesmo para crianças. Tanto a flor quanto as folhas e o caule dessa espécie são considerados nocivos porque causam bastante irritação, salivação e até mesmo dificultam o ato de engolir.

4) Violeta pode causar muitos danos aos gatos

Apesar da beleza e delicadeza da violeta, é importante ter muito cuidado com essa planta venenosa para gatos. Mesmo que seja pequenina, a espécie pode trazer várias consequências nada agradáveis para o seu amigo de quatro patas se for ingerida. Gato vomitando ou com diarreia, por exemplo, são alguns dos problemas. Além disso, problemas respiratórios e até uma irritação gastrointestinal também podem acontecer.

5) Lírio representa um grande perigo para os bichanos

Outra planta bastante popular é o lírio. Mas quem tem um bigodudo em casa, deve evitar a espécie a qualquer custo. De todas as plantas nocivas para gatos, o lírio talvez seja considerado uma das mais perigosas. Essa flor exótica é totalmente venenosa e, se for ingerida, pode causar sérios danos ao fígado do animal e até provocar uma hipertensão. Além disso, diarreias, vômitos e dores abdominais também podem ser observados e, dependendo da gravidade do caso, o animal também pode apresentar problemas neurológicos, como convulsões. Não vale a pena arriscar, né?


Cuidado com as plantas venenosas para gatos! Elas podem trazer sérias consequências para o seu bichano
Cuidado com as plantas venenosas para gatos! Elas podem trazer sérias consequências para o seu bichano

6) Tulipa pode causar diarreia e vômito nos felinos

Muito utilizada principalmente como uma espécie decorativa para ambientes internos, a tulipa é bem bonita, mas deve ser evitada pelos tutores de pet. Assim como tantas outras plantas tóxicas para gatos, as tulipas também podem deixar o gato com diarreia e vômito, se forem ingeridas. Embora não seja tão prejudicial quanto o lírio, o ideal é não ter esse tipo de planta em casa se você tiver um felino.

7) Plantas tóxicas para gatos: azaleia precisa de atenção

A azaleia é belíssima e traz uma vivacidade enorme para qualquer ambiente, principalmente os jardins. Contudo, essa é uma espécie com risco de ser fatal para os felinos e precisa de muita atenção. Se a azaleia for ingerida, sintomas mais comuns de intoxicação como vômito e diarreia podem aparecer, mas geralmente a situação é mais grave do que isso e o felino pode ter um colapso no sistema nervoso que pode causar convulsões, perda de coordenação motora, dificuldade respiratória, coma e até levar o gatinho a óbito.

8) Comigo-ninguém-pode não é "flor que se cheire"

Até o nome já é um tanto auto-explicativo, né? A planta Comigo-ninguém-pode precisa de enorme cautela. Isso porque, além de representar um perigo para o organismo felino, essa é uma espécie que também pode fazer mal aos humanos. Os sintomas, inclusive, podem se assemelhar bastante, já que essa planta causa muita ardência, salivação em excesso e deixa a pele bastante irritada.

9) Dama-da-noite pode causar problemas neurológicos no felino

A dama-da-noite é uma flor que desperta muita curiosidade, já que ela passa grande parte do dia totalmente fechada e só se abre depois que o sol se põe. Com uma beleza bastante peculiar, essa é uma das plantas tóxicas para gatos que não deve ser ambientada perto do seu pet. Ela é nociva e, além de náuseas e diarreia, também pode provocar problemas neurológicos no animal.

10) Aspargo-samambaia: uma das plantas venenosas para gatos que deve ser evitada

As samambaias viraram as queridinhas de muita gente, mas é importante ficar atento porque existem vários tipos diferentes da espécie. Enquanto a samambaia-americana, por exemplo, é uma planta que não causa nenhum tipo de problema para os felinos, a aspargo-samambaia é considerada uma planta tóxica para gatos. Ela pode atacar o sistema sanguíneo do animal e desencadear uma anemia, se for ingerida.

Redação: Juliana Melo