Para quem tem um gatinho e ama plantinhas, é bom ficar atento antes de decorar a casa com flores. Nem todas as plantas são consideradas seguras para gatos, e algumas podem fazer muito mal para o organismo felino se forem ingeridas. Como os gatos são curiosos, não dá para arriscar e colocar flores venenosas para eles no mesmo ambiente, ou a saúde do animal pode ser seriamente prejudicada. Por isso, é muito importante saber quais são as flores não-tóxicas para gatos que podem ser cultivadas. Separamos algumas opções que podem ajudar a deixar sua casa mais bonita e segura para o seu amigo. Veja!

Gatos e flores: girassol e rosa são opções seguras

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

As pessoas que amam girassol podem respirar aliviados: essa espécie de flor não traz perigo nenhum para os gatinhos, e é uma ótima opção para colocar mais cor e alegria para dentro de casa. Não requer nenhum cuidado muito especial, e as sementes do girassol ainda podem ser reaproveitadas de diferentes formas, pois são fontes de vitaminas e minerais.

As rosas também são consideradas flores não-tóxicas para gatos e podem preencher o ambiente com muita delicadeza. No entanto, é importante ficar atento com os espinhos, porque eles podem acabar machucando os felinos mais curiosos.

Camomila e amor-perfeito são flores que não fazem mal aos gatos

Para uma casa mais florida, a camomila e o amor-perfeito são alternativas excelentes. Além de não oferecerem riscos para os felinos, essas flores não-tóxicas para gatos podem ser ingeridas sem problemas. A camomila, por exemplo, é uma florzinha que até mesmo traz alguns benefícios, pois ela auxilia no bom funcionamento do fígado e também ajuda a reduzir dores e desconfortos estomacais. Já o amor-perfeito é uma flor comestível que chama a atenção pelo seu aroma e paladar diferenciado, mas que não prejudica o gato.


Gatos e flores: não esqueça de sempre pesquisar sobre a espécie para se certificar de que é segura para os pets da casa
Gatos e flores: não esqueça de sempre pesquisar sobre a espécie para se certificar de que é segura para os pets da casa

Gatos e flores: orquídea não é uma planta tóxica, mas requer certo cuidado

Muitas pessoas se questionam se a orquídea é uma das plantas seguras para gatos, e a resposta é sim. Essa, aliás, é uma opção bastante viável para se ter em uma casa com felinos. O problema é que existem diferentes tipos de orquídea, e é necessário ficar atento a cada uma para garantir a segurança do pet. As plantas mais populares, que são a orquídea borboleta ou a orquídea chave-de-ouro, não oferecem nenhum risco para o animal. Ainda assim, vale destacar que essa é uma flor que precisa de cuidados diários para crescer saudavelmente, e se o seu gatinho é daqueles que adora interagir com as plantas, talvez essa não seja uma boa ideia. 

Copo-de-leite, lírio e tulipa são flores tóxicas para gatos

Agora que você já sabe algumas opções de plantas para deixar sua casa bem florida e sem prejudicar a saúde do seu amigo de quatro patas, chegou a hora de saber também quais são as flores tóxicas para gatos. O lírio, por exemplo, é uma flor exótica totalmente venenosa que pode causar sérios danos ao fígado do animal se for ingerida. Já a tulipa e copo-de-leite, por outro lado, são flores um pouco menos tóxicas, mas que ainda assim são bem perigosas e devem ser evitadas na decoração de ambientes internos. O contato com a copo-de-leite pode deixar o gato com alergia e irritação na pele, salivação excessiva e dificultar a deglutição; enquanto a tulipa pode ocasionar diarreias e vômitos

Redação: Juliana Melo