Você sabe o que é piometra em cadelas? Se você nunca ouviu falar dessa doença, vale a pena procurar saber mais, pois essa complicação é grave e pode levar o pet à morte. Mesmo que você nunca tenha ouvido falar sobre, os casos de cachorra com piometra são recorrentes em animais que não foram castrados. Para reunir todas as informações importantes e tirar todas as dúvidas sobre piometra, cães, prevenção e sintomas, conversamos com o veterinário William Klein. Dá só uma olhada no que ele nos contou!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) O que é piometria em cadelas?

A piometra canina é uma doença que ocorre em cachorros fêmeas não castrados. "Basicamente, a piometra em cadelas é uma infecção uterina que ocorre durante o período do cio ou após ele. Nesse período o útero fica mais exposto e suscetível a ser contaminado por bactérias, que se alojam no endométrio (tecido mole que reveste as paredes internas do útero)", indica William. Na medida que a cadela passa por diversos cios sem engravidar, as chances de ser acometida pela complicação aumentam.


A piometra em cadelas pode se manifestar de duas maneiras, sendo de forma aberta ou fechada. Na aberta o animal irá apresentar corrimentos vaginais. Já na fechada, o colo do útero é obstruído devido ao surgimento de nódulos. A partir disso, as secreções acabam se acumulando, sem serem eliminadas, o que torna o caso mais grave.

2) Quais são os sintomas da piometra em cães?

A piometra é uma doença que começa silenciosa e com o passar do tempos os sintomas podem ser diversos e inespecíficos. Com o avanço da complicação sem tratamento, os sinais pioram, podendo levar a cadelinha a perder a consciência. Se sua cachorra não é castrada, o ideal é levá-la ao veterinário assim que perceber que algo não vai bem. Segundo o especialista William Klein, os principais sintomas da piometra são:

 

  • falta de apetite;
  • febre;
  • fraqueza;
  • dor;
  • aumento de volume abdominal;
  • presença de secreção vaginal (no caso da piometra aberta).

3) Como é feito o diagnóstico da piometra em cadelas?

Observar os sintomas para levar o animal ao profissional é essencial para obter o diagnóstico, a partir da consulta será feito o exame clínico e em seguida provavelmente será pedido avaliações laboratoriais para a confirmação da piometra. "De forma geral o diagnóstico de piometra se dá com base na anamnese, exame físico e exames complementares como exames laboratoriais, radiográficos e ultrassonográficos", explica o veterinário. Caso o diagnóstico de piometra seja confirmado, o animal deve começar o tratamento adequado com urgência, que deve ser indicado pelo profissional.

 

Piometra em cadelas: udo de roupa cirúrgica faz parte dos cuidados pós-operatórios

Piometra em cadelas: udo de roupa cirúrgica faz parte dos cuidados pós-operatórios

 

 

4) Como é o tratamento da cachorra com piometra? Cadela precisa passar por cirurgia?

 

Seja com a piometra ou qualquer doença, os tutores sempre buscam saber se existe algum remédio caseiro para tratamento. Vale lembrar que essa complicação é grave e não pode ser tratada sem o auxílio de um profissional. Inclusive, o tratamento necessita de intervenção cirúrgica, como explica William: "O tratamento de escolha é cirúrgico com a retirada do útero infeccionado. Além disto, a paciente deverá receber remédio para piometra em cadelas com base em antibióticos, analgésico e soro venoso para evitar complicações e evitar infecções secundárias."

5) Como prevenir a piometra em cadelas?

A  castração de cachorro é amplamente indicada pela comunidade veterinária, principalmente pela prevenção de doenças e a piometra está inclusa nisso. "A única forma de prevenção da piometra é a castração precoce das fêmeas quando não há interesse reprodutivo, pois assim as pacientes não sofrerão mais influência do seu ciclo reprodutivo", completa o profissional. Ao terem o útero removido, as cadelinhas ficam impossibilitadas de desenvolver a doença, assim como outras complicações relacionadas aos hormônios sexuais. Sendo castrado ou não, é muito importante que o animal seja levado ao médico veterinário regularmente para checkups de saúde.

Piometra em cadelas: sintomas devem ligar o alerta do tutor ao serem percebidos

Caso você esteja com suspeitas de que sua cachorra está com piometra é essencial que ela seja levada ao veterinário, não só para confirmar ou descartar o diagnóstico, como também para saber até que ponto a infecção afetou o organismo do pet. Além disso, em casos positivos o período mínimo de internação é de 48 horas. Mas não é só com a internação que o tutor deve se preocupar, o momento dos cuidados pós-operatórios são cruciais para recuperação da cadelinha. Nessa fase, o animal de estimação irá precisar usar colar ou roupa cirúrgica, além do uso de analgésicos. Os retornos ao veterinário para a verificação da recuperação são imprescindíveis.

Redação: Hyago Bandeira