Você sabe o que é piodermite canina? Essa infecção bacteriana é muito comum e acomete a pele dos animais, podendo ser classificada como superficial ou profunda. Como qualquer problema que envolve a saúde do cachorro, é normal que existam algumas dúvidas sobre a piodermite canina. Na hora de agir e tomar qualquer iniciativa para combater essa doença de pele de cachorro, é sempre muito importante o auxílio de um especialista. Sabendo disso, o Patas da Casa conversou com o médico veterinário dermatologista William Klein para esclarecer as principais questões sobre o problema. Veja abaixo!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Piodermite em cachorro: qualquer raça pode ter o problema?

Uma das principais dúvidas dos tutores quando assunto é doença de pele: “cachorro de qualquer raça pode ter o problema?” Segundo o especialista William, a resposta é sim. “Qualquer animal pode ser suscetível a piodermite, entretanto, raças propensas a ter diagnóstico alérgico (como a dermatite atópica) são vistas com mais frequência e chamadas de piodermite de repetição”, explica o profissional.

2) Piodermite canina: sintomas da doença de pele em cachorro são facilmente identificados?

Outro esclarecimento importante é como identificar os sintomas da complicação de saúde. “Em geral, a lesão inicial é a pústula, muito parecida com uma espinha se comparada ao humanos. Após o rompimento podemos ver lesões em colarete epidérmico, coceira, hiperpigmentação da pele, entre outros”, explica o veterinário.

Muita gente também tem dúvidas sobre quais são as regiões mais afetadas pela doença. Nesse caso, William conta que as regiões da barriga, peito, e lateral do tórax são os lugares do corpo onde a piodermite canina costuma ocorrer com mais frequência.

 

Piodermite canina: tratamento deve ser indicado pelo médico veterinário de acordo com o caso do animal

Piodermite canina: tratamento deve ser indicado pelo médico veterinário de acordo com o caso do animal

 

 

3) Piodermite canina tem cura?

 

Em qualquer doença que afete os pets, é normal ter apenas um pensamento ao receber o diagnóstico da piodermite canina: “cachorro pode ser curado desse problema?” A boa notícia é que existe tratamento para a doença. Para saber a melhor forma de como tratar piodermite canina, o profissional William Klein conta que é imprescindível levar o pet a um médico veterinário de confiança para que a solução adequada seja receitada.

4) Piodermite canina: tratamento caseiro para doença existe?

No caso da piodermite canina, o tratamento tradicional é insubstituível. Como explica o especialista: “Não existe nenhum remédio caseiro, devido a quantidade de doenças que podem levar à piodermite.” Por isso, nada de fazer aquela receita de shampoo para piodermite canina que você leu na internet. Busque sempre pelo tratamento que possui eficácia garantida, e lembre-se que o acompanhamento médico faz toda a diferença nessas horas.

5) Existe alguma forma de prevenir a piodermite em cachorro?

Sobre essa questão, o profissional destacou sobre a dificuldade de prevenção da doença. Além de oferecer uma alimentação de qualidade e manter os cuidados básicos com o cachorro em dia, não há muito o que fazer. “Infelizmente não há prevenção, mas descobrir a causa da doença de base já ajuda muito, pois assim, saberemos exatamente o que pode estar desencadeando novas piodermites no decorrer da vida do seu animal”, conclui Klein.

Redação: Maria Luísa Pimenta e Hyago Bandeira