Os cães são companhias realmente incríveis. Não importa qual seja o momento, eles conseguem nos alegrar, distrair e tornar qualquer ambiente mais aconchegante. Não é à toa que ter um cãozinho por perto faz toda a diferença, mesmo quando estamos doentes. É isso mesmo: a presença do cachorro ajuda na depressão, ansiedade e no tratamento de várias outras doenças, como a fibromialgia e o câncer. Pode parecer brincadeira, mas não é. Esses animais realmente têm mais poder do que a gente imagina, e sempre são capazes de nos deixar melhor. Por isso, o Patas da Casa decidiu explorar um pouco mais esse lado do cão terapeuta para entender como os animais de estimação ajudam em diversos tratamentos. Veja só!

Cão terapia: a companhia de animais de estimação tem impactos positivos no tratamento de fibromialgia

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Uma pesquisa recente divulgada pela organização Mayo Clinic demonstrou que a presença de um cão é capaz de contribuir significativamente para o tratamento de fibromialgia. O estudo em questão contou com 221 pacientes acometidos pela doença que participaram do Programa de Tratamento de Fibromialgia da Mayo Clinic entre 5 de agosto de 2017 e 1º de setembro de 2018. Os participantes, por sua vez, foram separados em dois grupos para realizar uma sessão de 20 minutos de tratamento: um acompanhado de cão terapia e treinador, e outro acompanhado somente do treinador.

Como era de se esperar, o primeiro grupo teve impactos bastante positivos com a presença de um cãozinho: os níveis de oxitocina dos pacientes aumentaram, enquanto seus batimentos cardíacos diminuíram, proporcionando maior bem-estar. Além disso, observou-se um estado emocional-fisiológico mais positivo no grupo que realizou a sessão com um cão terapeuta do lado.

O cachorro ajuda na depressão e ansiedade, trazendo mudanças significativas para a vida do tutor

Ao contrário do que alguns podem pensar, os transtornos psicológicos - como a depressão e ansiedade - também não são doenças nada fáceis de lidar. Só quem sofre com isso sabe. Mas, felizmente, a presença de um amigo de quatro patas ajuda a tornar tudo um pouquinho mais suportável. Segundo um estudo conduzido pela Clínica Médico-Psiquiátrica da Ordem, em Portugal, é possível afirmar que o cachorro ajuda na depressão sim. O motivo para isso é simples: esses animais estimulam o tutor a voltar a realizar atividades que costumavam ser agradáveis e que foram perdidas com a doença, como a interação social. O mesmo vale para os ansiosos: a simples presença de um cachorro ajuda a amenizar os sintomas ansiedade, deixando o tutor mais relaxado nos momentos de crise.


O Elliot é um verdadeiro cão terapia para a Marcela e eles são inseparáveis
O Elliot é um verdadeiro cão terapia para a Marcela e eles são inseparáveis

Pet terapia: conheça a história da Marcela e do seu cãozinho Elliot

Quem tem a oportunidade de viver com cachorros carinhosos mesmo em momentos tão difíceis sabe bem como a companhia deles ajudam a melhorar tudo. É o que acontece com a Marcela de Brito Melo, que tem 28 anos e tem esclerose múltipla. Para auxiliar no tratamento da sua doença, foi sugerido que ela procurasse por um cão terapeuta, que serviria de suporte emocional quando ela precisasse. “Adotei o Elliot no final de 2019, e completa um ano em novembro. Nós somos inseparáveis! Ele é muito dócil e sempre fica perto de mim, ele adora brincar e sempre quer interagir comigo”, conta a tutora.

A recomendação para ter um bichinho por perto é simples: com o Elliot do lado, a Marcela consegue enfrentar situações de estresse e ansiedade com mais facilidade. “Ele me ajuda muito com a minha condição, pois meu índice de estresse diminui quando estamos juntos. Se ele está comigo, eu me sinto mais calma”, revela. Além disso, ter um cão terapia também serve de motivação para que a paciente realize algumas tarefas: “O Elliot é minha responsabilidade, precisa de mim para o básico, então isso me desafia todos os dias a continuar sendo ativa. Isso faz eu me sentir bem mesmo nos dias em que estou mal”.

E não para por aí: como todos sabem, os cachorros podem até não falar, mas têm uma sensibilidade enorme, principalmente quando percebem que algo não vai bem com alguém que ele ama. Com um cão terapeuta isso não é diferente: “Todos os dias que eu estou me sentindo mal, ele me dá uma atenção mais do que o normal e fica comigo o tempo inteiro. Isso é muito bom para dias mais difíceis. Cachorros acabam criando uma conexão profunda com a gente.”

Redação: Juliana Melo