Raças de cachorro

Pastor-maremano-abruzês: saiba tudo sobre a personalidade da raça de cachorro grande

Publicado - 04 Dezembro 2023 - 11h14

Atualizado - 27 Junho 2024 - 16h26

O Pastor-maremano-abruzês é um cão originário da Itália que surgiu a partir do cruzamento entre o Pastor Maremano e o Pastor Abruzês - daí o nome “Maremano Abruzês”. Ele é um cachorro grande muito utilizado para cuidar de fazendas e sítios, mas também tem outras qualidades que poucas pessoas conhecem. Para ter um Pastor Maremano, valor fica entre R$ 2.000 a R$ 7.000. No entanto, antes de decidir ter um cãozinho da raça, é fundamental entender como esses cachorros se comportam no dia a dia e a melhor maneira de criá-los.

A personalidade dos Maremanos (como também podem ser chamados) é marcada por lealdade, companheirismo e que costuma se relacionar bem com a maioria das pessoas. Para saber o que mais esperar da raça, é só ler o guia que preparamos abaixo!

O que influencia na personalidade de um cachorro?

Muitos fatores podem influenciar no comportamento de um cachorro. Questões genéticas, por exemplo, têm um certo peso na maneira como um animal se comporta. Se uma raça era usada originalmente para trabalhar como cão de guarda ou caça, o instinto protetor será naturalmente maior nesse animal. Já se for um cachorro de pastoreio, como o Pastor Maremano Abruzês ou o Border Collie , é comum que a raça tenha mais facilidade de aprendizado.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Além da origem, a criação do cachorro é outro aspecto importante para moldar a personalidade canina. O ideal é que o animal seja adestrado, socializado e bem tratado desde filhote. Qualquer cãozinho tende a ser muito mais amável se tiver esses cuidados nos primeiros anos de vida. Agora que você já sabe disso, que tal conhecer melhor o temperamento do Pastor Maremano Abruzês?

Pastor-maremano-abruzês: personalidade e principais características da raça

Energia: o Pastor-maremano-abruzês tem um nível considerável de energia, e deve ser estimulado de diferentes formas no dia a dia (principalmente com passeios).

Humor: o humor do cachorro Pastor-maremano é bem equilibrado. Não são cães extrovertidos e geralmente são mais sérios, mas costumam ser calmos e leais.

Apego: o Maremano não é o tipo de cachorro que se torna dependente da família. Pelo contrário, ele aprecia a companhia dos humanos, mas consegue ser bem independente.

Latidos: esse é um cachorro que só late quando acha necessário. Não é comum ver o Pastor-maremano-abruzês latindo à toa só para chamar a atenção.

Exercícios: o Pastor-maremano precisa se exercitar regularmente. O ideal é que ele viva em casas grandes com quintais e jardins para gastar sua energia sem virar destruidor.

Territorialismo: a raça de cachorro Pastor-maremano não é extremamente territorialista, mas costuma ser vigilante e está sempre atenta quando estranhos se aproximam.

Sociabilidade: o Maremano costuma se dar bem com crianças e outros animais no geral. No entanto, são cães com certa dificuldade de se relacionar com estranhos.

Inteligência: o Pastor-maremano-abruzês é inteligente, mas um pouco teimoso. Isso faz com que muitas vezes ele prefira seguir o próprio instinto.

Adestramento: não é impossível adestrar um Pastor-maremano. Só é necessário ter liderança, persistência e paciência. Os reforços positivos ajudam nesse aspecto.

Brincadeiras: cachorro Pastor-maremano não é muito brincalhão. Ele é energético, mas o tutor deve saber como extravasar isso do jeito certo.

 

Cão Pastor-maremano-abruzês sentado em campo aberto
Maremano: cachorro é grande, branco e peludo

Dominante ou submisso? Saiba o que esperar do Pastor-maremano!

 

O Pastor-maremano-abruzês não é o tipo de cachorro que vai se impor aos comandos do líder - mas ele pode muito bem não obedecer e ignorar completamente o que lhe foi pedido. Isso não acontece por maldade ou porque ele tem uma personalidade de cachorro dominante, e sim porque a raça é conhecida por ser bastante independente. Quer dizer que às vezes o Pastor-maremano prefere seguir os próprios instintos ao invés de atender aos pedidos do tutor.

Tirando isso, no geral, o Pastor-maremano-abruzês pode ser considerado um cão submisso e manso. É o tipo de cachorro que, embora protetor, não ataca ninguém e que mantém uma relação saudável com todos os membros da família, sempre respeitando e sendo muito leal. Também é um cachorro bastante amoroso e ligado com os donos, embora nem sempre isso seja aparente, já que o Pastor-maremano demonstra seu amor de forma bem sutil.

O Pastor-maremano-abruzês é bravo?

Para quem vê pela primeira vez o Pastor-maremano, tamanho impressiona. São cães que atingem entre 65 e 73 centímetros de altura e podem pesar de 35 a 45 kg. Ou seja, são cachorros grandes e pesados! Por esse motivo, a raça parece intimidante e assustadora, mas acredite: a primeira impressão não é a que fica quando falamos desses doguinhos.

O Pastor-maremano está longe de ser um cachorro bravo ou temperamental. Na verdade, ele costuma ser amigável e equilibrado. No entanto, é um cão que costuma ficar atento aos movimentos e que não vai hesitar adotar uma postura defensiva quando estranhos se aproximam (principalmente se ele não for devidamente socializado quando filhote). Para corrigir isso, é bom fazer a socialização e o adestramento de cães da raça o quanto antes.

A raça de cachorro Pastor-maremano late muito?

Não. Os Maremanos não têm o hábito de latir com frequência. O latido de cachorro só acontece quando o cãozinho acha que é necessário, como para avisar da chegada de visitas ou se ele sentir que tem algo errado. Se não houver nenhum gatilho para ativar esse lado do doguinho, ele tende a ser muito calmo e silencioso, de forma que não vai incomodar os vizinhos.

Maremano: cachorro é indicado para apartamentos?

O cachorro Maremano tende a ser bastante ativo e espaçoso. O ideal é que a raça viva em um local amplo, como uma casa com quintal. No entanto, se o tutor se dedicar a gastar a energia do pet diariamente, o cachorro Pastor Maremano também pode ser criado no meio urbano. Como não late muito e tende a ser calmo no dia a dia, ele pode se adaptar bem (desde que o espaço em questão seja apropriado para o tamanho da raça).

Pode deixar a raça Pastor Maremano sozinha em casa?

No Pastor Maremano, personalidade independente é um aspecto que se sobressai bastante. Por conta disso, é possível deixar os Maremanos sozinhos por algumas horas sem supervisão. O único cuidado é oferecer alguma distração para o pet nesse meio tempo. Alguns brinquedos para cachorros que ficam sozinhos indicados são as bolinhas recheadas, mordedores e quebra-cabeças. O enriquecimento ambiental é indispensável para evitar comportamentos destrutivos no Pastor de Maremano durante o "tempo livre".

 

Pastor-maremano-abruzês em destaque com fundo de natureza ao fundo
Pastor-maremano filhote: o cachorrinho tem ainda mais energia do que um cão adulto

 

É possível adestrar o cachorro Pastor-maremano?

 

Sim, é totalmente possível! Apesar de ser um cachorro um tanto teimoso - principalmente por causa da sua personalidade independente -, o Pastor-maremano-abruzês é apto para o adestramento de cães. Os treinamentos devem ser feitos sempre com reforços positivos, ou seja, recompensando o animal pelo bom comportamento com petiscos, elogios e carinhos. Assim o Maremano associa a ação a algo positivo e volta a repetir o bom comportamento.

Castigos e punições devem ser evitados. No entanto, é importante que o tutor tenha pulso firme para guiar o treinamento. O Pastor-maremano-abruzês pode não aprender de primeira por causa dos seus instintos, mas com paciência e persistência é totalmente possível atingir bons resultados com a raça.

O Pastor Maremano Abruzês é inteligente?

A raça de cachorro Maremano é muito inteligente, mas também independente e teimosa. Isso pode dificultar o adestramento, de forma que a raça costuma ser indicada para tutores mais experientes. Associações positivas, e treinamentos consistentes desde o Pastor Maremano filhote, aumentam as chances de ter um cachorro mais obediente.

Pastor-maremano filhote e adulto: como é o nível de exercícios da raça?

Para quem pensa em ter um Pastor-maremano-abruzês, valor é sempre uma das principais dúvidas que aparecem. Mas sabia que não é importante pensar só no preço, mas também nos cuidados que o animal vai demandar ao longo da vida? Além de cuidados básicos com higiene, alimentação e consultas veterinárias, o futuro tutor precisa ficar atento ao gasto de energia do novo cãozinho.

No caso do Pastor-maremano, é comum que esses cães não sejam tão brincalhões, mas ainda assim possuem um alto nível de atividade. Geralmente, caminhadas e passeios ao ar livre são a melhor maneira de manter o pet satisfeito. Se ele morar em uma casa com um quintal, por exemplo, já é meio caminho andado: ele poderá usufruir disso no dia a dia sem que passear com o cachorro externamente seja um hábito tão necessário.

Dentro de casa, por outro lado, o animal pode ficar ansioso e por isso é importante que o tutor ofereça sempre estímulos físicos e mentais. Isso pode ser feito tanto com os passeios, quanto com a oferta de brinquedos para cachorro (em especial os interativos, que possam desafiar as habilidades cognitivas do Pastor-maremano-abruzês).

Pastor-maremano-abruzês e a relação com crianças, estranhos e outros animais

Pastor-maremano com crianças - Mesmo sendo um cachorro grande, o Maremano é o parceiro ideal para famílias com crianças e até mesmo com idosos. A raça é afetuosa na medida certa, é tranquila e exala proteção. Por isso, é um cão que costuma se dar bem com diferentes faixas etárias. Na relação entre criança e cachorro, não esqueça de supervisionar as interações entre eles!

Pastor-maremano com estranhos - O Pastor-maremano-abruzês é amigável com quem ele conhece, mas costuma ser um pouco desconfiado com quem não faz parte do seu dia a dia. Nesses casos, ele pode ficar mais retraído e distante, mas sempre atento às atitudes da pessoa. É importante fazer a socialização da raça quando filhote para amenizar essa desconfiança.

Pastor-maremano com outros animais - O cachorro Pastor-maremano tem certa facilidade em se relacionar com outros cães. Por não ser tão brincalhão, ele pode ser mais reservado, mas mantém uma relação harmoniosa com a maioria dos animais.

E quanto custa um Pastor-maremano-abruzês?

O filhote de Pastor-maremano pode ser encontrado por preços entre R$ 2.000 e R$ 7.000. O sexo do cachorro e a linhagem genética dele são as características que mais impactam nisso. Quanto às cores, vale lembrar que não existe Pastor-maremano preto, marrom nem com cores escuras: os únicos padrões aceitos da raça são o branco e creme. Na hora de adquirir um Pastor Maremano, valor não deve ser muito abaixo da média e é importante escolher um canil de cachorro de confiança.

Publicado originalmente em: 03/03/2023
Atualizado em: 04/12/2023

Cachorro

"Hachiko - Para Sempre": novo filme inspirado na comovente história do leal cachorro japonês chega aos cinemas

Se você é uma daquelas pessoas que amam um bom filme de cachorro, temos uma boa notícia: um novo longa-metragem chegou aos cinemas n...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Cachorro

Samoieda: saiba como ter um cachorro da raça russa e outras curiosidades sobre a convivência com esse pet

O Samoieda é um dos cachorros mais bonitos que existem! Com uma pelagem branquinha e uma fisionomia que lembra bastante um lobo, a r...

Cuidados

Quantos anos vive um gato? 5 perguntas e respostas sobre a idade dos gatos

Uma pergunta que, mais cedo ou mais tarde, todo tutor faz é: quantos anos vive um gato? E a verdade é que se o pet receber todos os ...

Cachorro

"Hachiko - Para Sempre": novo filme inspirado na comovente história do leal cachorro japonês chega aos cinemas

Se você é uma daquelas pessoas que amam um bom filme de cachorro, temos uma boa notícia: um novo longa-metragem chegou aos cinemas n...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Ver todas