O parcão é o lugar perfeito para o cachorro se divertir fora de casa! O parque para cachorros - ou cachorródromo, como também é conhecido - é um ambiente feito especialmente para que os doguinhos tenham um cantinho só para eles brincarem. É cada vez mais comum encontrar um pet park por aí. Hoje em dia, existe parcão até mesmo dentro de shoppings! Pode ter certeza que o playground para cachorro é diversão garantida - tanto para ele quanto para o tutor! Se você tem vontade de levar seu animal para uma praça para cães, confira o guia a seguir. O Patas da Casa te explica tudo que você deve saber antes de ir ao parcão: como ele funciona, quais os benefícios, como saber se seu cão pode frequentar e como cuidar da segurança do pet no local. Confira!

O que é um parcão? Área para cachorro é cada vez mais comum

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O parcão é um verdadeiro parque de diversão para cachorros! É um local público onde pais e mães de pet podem levar seu melhor amigo para correr, brincar e se divertir de diferentes maneiras. Qualquer cão pode visitar independentemente do seu tamanho ou raça, desde que siga as regras do local. O pet parque é cercado e tem portões que garantem maior segurança durante as brincadeiras. Essa é uma das grandes vantagens do cachorródromo em relação a outros parques que aceitam cachorros mas não são voltados para isso. Como o parcão é feito para cães, é bem mais protegido e evita que o animal acabe fugindo e se machucando com os perigos comuns da rua. Outro benefício do parque pet são os acessórios e brinquedos para cachorros, garantindo muito mais diversão e estimulando mais o pet a se exercitar.

O cachorródromo é equipado com muitos brinquedos para o pet

Existem diferentes tipos de cachorródromos e cada um é equipado de uma maneira diferente. No geral, todo playground para cachorro deve ter cercas ao redor e portão de segurança. As grades devem ser altas para proteger cães grandes e não devem permitir que cães pequenos passem por entre elas. O parque dos cachorros conta com um espaço aberto o suficiente para que o pet possa correr e até ensinar o cachorro a trazer a bolinha. Quanto aos brinquedos e objetos, cada parque canino tem opções diferentes. Alguns trazem pneus para o cão brincar, túneis, rampinhas, passarelas, circuitos, pista agility canino e muito mais. Além disso, o parcão normalmente oferece saquinhos para recolher cocô do cachorro (já que o local deve estar sempre limpo) e bebedouros para o animal se hidratar.

Antes de visitar o parque canino, o cachorro deve estar vacinado

O pet park reúne diferentes cãezinhos que interagem entre si. Existem muitas doenças infectocontagiosas que podem passar de um pet para outro por meio do contato, mas muitas são prevenidas com as vacinas de cachorro obrigatórias. Por isso, existe uma regra comum a qualquer parque: cachorro só entra se estiver vacinado. Isso garante que nenhum cãozinho vai passar uma doença para outro. Além disso, não é indicado levar uma cadela no cio ao pet parque, pois pode gerar confusões.

Atividades no pet park: confira ideias de brincadeiras para fazer com seu cão no local

O parquinho para cachorro brincar é perfeito para as mais diversas atividades. Os brinquedos presentes no cachorródromo já fazem sucesso por si só. Os cãezinhos ficam doidos com tanta opção diferente que eles não encontram em casa. Mas além deles, o grande espaço para cachorro do parcão é ideal para as mais diversas atividades ao ar livre. Jogar a bolinha é um clássico, assim como brincar de frisbee com o cachorro. O pique-pega é outra ideia para aproveitar a área para cachorro: basta um correr atrás do outro e a diversão é garantida. Brincar de caça ao tesouro também é uma ótima atividade. Faça o pet cheirar um petisco, esconda-o e deixe o animal procurar. Isso vai estimular o faro do cachorro e ao mesmo tempo diverti-lo durante a caçada.


O cachorródromo conta com diferentes brinquedos, como túneis, pneus, rampas e circuitos
O cachorródromo conta com diferentes brinquedos, como túneis, pneus, rampas e circuitos

O parque de cachorro é um ambiente perfeito para fazer a socialização do cão

A socialização de cachorro é um processo fundamental. É por meio dela que o animal passa a lidar com a presença de outras pessoas e animais, garantindo uma boa convivência em sociedade. O parquinho de cachorro é o local ideal para realizar a socialização do seu pet. O animal conhecerá novos cães e pessoas em um ambiente controlado e seguro, aprendendo como agir perto de desconhecidos e conhecendo os limites que se deve ter. Por isso, se seu pet está na fase de socialização, pode ter certeza que o parque de cachorro é o local perfeito para isso. Apenas lembre-se que filhotes de cachorro só podem sair depois de completar o calendário de vacinação.

Dentro do parque para cães, tenha atenção à segurança do pet 

Antes de levar o cão ao parque para pet, fique atento a algumas dicas de segurança. Apesar de o parcão ser um ambiente fechado, jamais deixe seu cãozinho sem supervisão. O pet vai estar muito animado nesse ambiente e pode aprontar bastante, então fique atento. Para garantir a segurança no playground  para cachorro, use sempre coleira de identificação de cachorro.  

O que levar na bolsa para o parcão? Alguns itens são indispensáveis no passeio 

É importante estar preparado na hora de sair com seu doguinho! Parque para cachorros normalmente conta com um cantinho com água para cães beberem, mas leve uma garrafinha para encher para o seu pet. Os exercícios vão cansar o animal e ele precisa se manter hidratado. Ao ir para o parcão, leve também protetor solar para cachorro, principalmente nos dias mais quentes. É bom passar antes de sair de casa, mas leve na bolsa para o caso de ser necessário fazer uma reaplicação. O cachorródromo normalmente disponibiliza saquinhos para recolher cocô de cachorro, mas sempre leve alguns extras na sua bolsa. 

Como saber se meu pet pode frequentar parques que aceitam cachorros? 

Todos os cães são bem-vindos no cachorródromo. Porém, cada parque para pet pode ter regras específicas para a entrada de algumas raças. Em certos parques, raças como Pitbull, Rottweiller e American Staffordshire Terrier precisam usar focinheira para cachorro. Além disso, independentemente da raça, cães bravos ou muito agressivos são impedidos de usar o parque canino para evitar brigas no local. Sempre dê uma olhada nas regras do parquinho para cachorro antes de ir.


No parquinho para cachorro, tutor e pet se divertem com brincadeiras ao ar livre
No parquinho para cachorro, tutor e pet se divertem com brincadeiras ao ar livre

Fique atento ao comportamento do cachorro antes de levá-lo ao pet park

A praça para cachorro é um local de convivência com outros animais e pessoas e, por isso, é importante ficar atento ao comportamento do seu cão em relação ao desconhecido. Se seu pet for muito briguento e desobediente, é bom ficar atento. O cachorro que briga pode criar motivos para confusão com outros pets dentro do cachorródromo: ciúmes do dono, compartilhamento de brinquedos, dominância… Se ele não obedecer seus comandos com facilidade e apresentar esses comportamentos, é melhor adiar sua ida ao parquinho pet. Treine mais um pouco seu bichinho e vale até mesmo chamar um adestrador profissional. O adestramento ajuda a controlar esses problemas e proporciona uma ida mais tranquila ao parcão.

Como lidar em casos de brigas no parque para cachorros?

Mesmo que o espaço para cães seja de muita diversão e o seu per seja tranquilo, imprevistos podem acontecer. Existem alguns sinais antes da briga de cachorro que podem ser observados: corpo rígido, rosnados, rabo entre as pernas e pelo da nuca arrepiado. Caso esteja no parcão e veja que seu pet está assim, desvie a atenção dele levando-o para outro canto e mostrando outro brinquedo. Se não conseguir impedir e a briga começar, não entre no meio para não se machucar. 

O ideal é tentar desviar a atenção dos cachorro que estão brigando: jogue água nos cães, bata palmas ou produza outro som bem alto (mas não grite, pois os gritos deixam os cachorros mais agitados). Se nada der certo, levante as patas traseiras do pet, pois ele vai perder o equilíbrio e você conseguirá afastar os animais. Caso perceba que o comportamento brigão vem sendo frequente, converse com um veterinário e chame um adestrador de cães. Isso vai ser fundamental para cuidar do comportamento antes de levar o pet ao parque dos cachorros novamente.

Parque para levar cachorro: confira mais dicas para aproveitar o passeio

Pode ter certeza que levar o pet para um dia no parcão vai ser um programa divertido tanto para você quanto para o cachorro. O parque canino é um ambiente de lazer e um ótimo lugar para conhecer pessoas e animais novos. Como dicas nunca são demais, confira algumas extras sobre como usar o parcão com seu doguinho da melhor forma para todos:

  • Vá nos horários de menos sol: cachorro sente calor e pode ser muito incômodo. O chão quente machuca suas patinhas e ainda pode causar queimaduras. Por isso, evite sair nos horários de maior temperatura. Prefira ir ao parcão de manhãzinha (antes das 10h) ou de tardinha e noite (após as 16h). 
  • Catar cocô: uma das vantagens do parcão é ser um local bem limpinho para seu pet passear. Porém, você precisa fazer sua parte para que ele se mantenha assim. Sempre recolha o cocô do cachorro, pois além de ser higiênico, é uma questão de saúde pública, já que as fezes podem transmitir doenças. O cachorródromo costuma oferecer saquinho para recolher cocô, mas leve o seu mesmo assim para garantir. 
  • Cachorro doente: se o seu cachorro estiver com algum sintoma como diarreia, vômito, dores ou apatia, não o leve ao parcão - o mais indicado é levar no veterinário mesmo. Ele pode estar com algum problema de saúde e, caso seja uma doença transmissível, pode acabar contaminando outros cães no cachorródromo.
  • Confira as regras: cada parcão tem um regulamento específico. Portanto, sempre procure saber antes as regras do parque de cachorro para evitar problemas.

Redação: Maria Luísa Pimenta