Vamos falar do Outubro Rosa Pet? No mês da conscientização do câncer de mama, é importante ter em mente que, assim como os humanos, cachorro e gato também podem desenvolver tumores no tecido mamário. Na verdade, o número de casos em animais é tão preocupante quanto nas mulheres, já que poucos tutores têm conhecimento a respeito desse assunto. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria com algumas informações importantes sobre o câncer de mama em cadelas e gatas, como sintomas, tratamento e prevenção da doença. Veja só!

Câncer de mama: cadela pode ficar com a região inchada

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Em primeiro lugar, o tutor deve estar aos sintomas da doença, pois o diagnóstico precoce é fundamental para dar início ao tratamento mais adequado. Ao notar a cadela com mama inchada e/ou com caroços na região, você deve redobrar a atenção com sua doguinha. Outros sinais que também estão associados a este quadro é a presença de secreção saindo das mamas e dor no local (para isso, o tutor deve apalpar a mama do animal e ver como ele reage diante dessa situação). Também é comum que haja uma alteração no comportamento do cachorro afetado, e ele pode ficar mais triste e cabisbaixo.

E atenção: é importante ter em mente que o câncer de mama pode atingir tanto as cadelas quanto os cães machos. Qualquer cachorro - independente de raça ou gênero - pode desenvolver o câncer de mama, mas as cadelas - principalmente as não castradas - são mais vulneráveis a esse problema. Vale destacar também que os casos de tumor de mama em cadelas podem ser tanto benignos quanto malignos, e por isso é muito importante ter um acompanhamento médico caso haja qualquer alteração no corpo do animal.


Câncer de mama: cadelas, cães machos, gatas e gatos podem desenvolver a doença. Previna-se!
Câncer de mama: cadelas, cães machos, gatas e gatos podem desenvolver a doença. Previna-se!

Hiperplasia mamária felina e câncer de mama em gatos: entenda a diferença entre as patologias

É comum que os tutores confundam a hiperplasia mamária felina com o câncer de mama em gatos, mas elas não são doenças iguais. Na verdade, o primeiro quadro se trata de uma alteração não neoplásica (maligna), que pode provocar o aumento de uma ou mais mamas da gata, mas que não é considerado um tipo de tumor. Outros sintomas desse problema hormonal são: apatia, anorexia, febre, desidratação e dificuldade para andar. 

Já o câncer de mama em gatos tem basicamente os mesmos sinais clínicos do câncer de mama em cadelas, já que, além do inchaço do tecido mamário, também pode apresentar caroços, secreções e dor. Em todo caso, ao perceber qualquer alteração nas mamas do seu pet, procure a ajuda de um veterinário.

Como tratar câncer de mama em gatos e cães?

O tratamento para o câncer de mama em cadelas e gatas pode variar, mas costuma seguir a mesma lógica. Se for detectado apenas um tumor benigno, a cirurgia de remoção é o procedimento mais indicado e tem grande eficácia. Já no caso de um tumor maligno, além da cirurgia, a quimioterapia também é outro tratamento que deve ser associado para evitar que o câncer se espalhe. De toda forma, somente quem poderá indicar qual é a melhor forma de tratar câncer de mama em gatos e cães é o próprio médico veterinário. Ele fará uma análise minuciosa de cada caso, baseando-se em exames e na biópsia para poder definir qual é a metodologia mais adequada para cuidar do animal.

Castração é a melhor alternativa para prevenção do câncer de mama em cadelas e gatas

Você provavelmente já ouviu falar na castração de cachorro e gato, certo? Embora alguns tutores tenham receio de submeter seus bichinhos a este tipo de procedimento, a verdade é que castrar cães e gatos é uma medida capaz de trazer vários benefícios à saúde. Além da gravidez indesejada, que consequentemente aumenta o número de bichinhos abandonados, algumas doenças - como o próprio câncer de mama em cadelas e gatas - também podem ser prevenidas com o procedimento cirúrgico. Portanto, essa acaba sendo a principal forma de reduzir os riscos de tumores. Além disso, vale destacar que o tutor deve evitar o uso de anticoncepcionais em cadelas e gatas, porque esse medicamento hormonal acaba sendo ainda mais prejudicial para o animal. Sempre opte pela castração!

Redação: Juliana Melo