Embora a otite seja uma doença bem mais comum aos cães, os gatos não estão livres desse tipo de problema. Nossos amigos felinos podem ter otite externa e otite interna e são vários fatores que levam a isso. Os sintomas são específicos: sacudir a cabeça, coceira no local, mau cheiro e até feridas. Por isso é importante ficar de olho e levar o pet ao veterinário assim que notar os indícios da doença. Conheça mais sobre a otite em gatos, sintomas, tratamento e o que você pode fazer para prevenir.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que é otite? Saiba mais sobre esse problema tão incômodo aos bichanos

A otite é uma inflamação que ocorre no ouvido interno dos animais. Ela se divide em três níveis - externa, média e interna - e pode ocorrer por duas formas: parasitária ou infecciosa. No caso da otite, gato deve receber tratamento imediato pois não é comum aos felinos passar por esse problema. Os níveis de otite são definidos assim:

  • Otite externa

Essa inflamação ocorre no ouvido externo. Não é a orelha, e sim uma parte do ouvido localizada antes do tímpano, que é responsável pela passagem de som. Esse nível da otite é considerado o mais fácil de tratar, já que acaba ocorrendo com mais frequência nos pets. Essa inflamação se divide em otite aguda e otite crônica. O primeiro caso ocorre esporadicamente, enquanto o segundo costuma ocorrer com mais frequência.

  • Otite média

A otite média é uma complicação da otite externa que se dá por uma inflamação do ouvido médio - localizado atrás do tímpano na orelha do gatinho - e ocorre quando há uma ruptura da membrana do tímpano. A inflamação pode incomodar bastante o felino e requer um tratamento mais específico.

  • Otite interna

A otite interna é o pior dos níveis de otite em gatos. Ocorre a partir de uma complicação da otite média ou por algum trauma que o bichano tenha passado. Nesse caso, ocorre uma inflamação no ouvido interno, onde se localizam quase todos os ossos do ouvido e o nervo acústico, que é responsável por levar todas as informações que vem pela audição do gatinho até o cérebro. Com uma inflamação no ouvido interno, o gato acaba sofrendo bem mais do que os outros níveis da otite e precisa de um tratamento mais intenso.

Otite em gatos é apresentada em duas formas: parasitária e infecciosa

Os felinos podem apresentar dois níveis de otite, e cada uma requer uma forma de tratamento e prevenção. São elas:

  • Otite primária ou parasitária

Esse tipo de otite é causada por ácaros, que são pequenos parasitas da família dos carrapatos. Nessa forma da otite em gatos, o bichano apresenta excesso de cera escura na borda da orelha e no ouvido externo, além de um cheiro ruim na região. O felino também pode coçar demais a área com as patinhas, procurando aliviar o incômodo causado pelos aracnídeos, e acabar ferindo ainda mais o ouvido.

  • Otite secundária ou infecciosa

Esse tipo de otite se apresenta por bactérias e geralmente é decorrente da umidade: a orelha recebeu água, mas não foi seca imediatamente e gerou um fungo na região. Pode vir acompanhada de feridas, sangramento ou pus. Por incomodar demais o gato, é normal a reação de coçar a orelha com a pata. É importante levar o animal ao veterinário assim que perceber a otite secundária, pois ela pode prejudicar a área afetada rapidamente e progredir para a perda de audição total ou parcial do gatinho.

otite em gatos: dona limpando orelha de gato

O que causa a otite?

 

Existem muitas razões pelas quais o gato pode desenvolver uma otite. Uma das principais razões é a questão da higiene. É importante manter uma limpeza regular do ouvido do bichano, principalmente se esse gatinho é criado solto e não fica dentro de casa o dia todo. Outro ponto importante é manter seca a região do ouvido e evitar a entrada de água para não favorecer o surgimento de fungos e bactérias. 

A otite em gatos também pode se desenvolver depois de um trauma (uma situação de muito medo ou perda), acidente ou até mesmo uma agressão. A entrada de corpos estranhos no ouvido, como galhos ou folhas, também beneficia o aparecimento da doença. Por último, doenças que afetam a imunidade do animal, como a FIV, a FeLV e a PIF, também podem levar o felino a ter otite.

Redação: Júlia Cruz