Ter um cãozinho é tudo de bom, mas além da parte divertida e do companheirismo que o animal nos oferece, é preciso ficar atento a alguns detalhes a respeito da saúde do cachorro. A otite canina é um problema bastante comum que pode afetar o ouvido dos cães e que costuma vir acompanhada de muita coceira e incômodo na região. Existem três tipos de inflamação, e cada um deles é associado a um diferente grau de gravidade. Para te ajudar a se manter informado sobre o assunto, o Patas da Casa reuniu tudo que você precisa saber sobre a otite canina externa, média e interna.

O que é otite canina e qual a diferença entre os diferentes tipos de inflamação?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A otite canina é uma inflamação que acontece no conduto auditivo dos cães e que pode atingir o ouvido externo, médio ou interno do cachorro. Mas o que isso significa, afinal de contas? Bom, para entender as variações desse tipo de inflamação, é necessário conhecer um pouquinho sobre a anatomia canina. A orelha do cachorro é dividida em três partes: o ouvido externo, que é composto pelo pavilhão auricular e meato acústico externo (basicamente a parte visível da orelha dos cães); o ouvido médio, que é composto pelo tímpano e ossículos auditivos (martelo, bigorna e estribo); e o ouvido interno, que é composto pela cóclea (órgão responsável pela audição canina) e sistema vestibular.

Por isso, quando um cachorro sofre com a doença é importante saber diferenciar em que região a inflamação ocorreu. Geralmente, o tipo mais comum é a otite externa, que se manifesta no revestimento do ouvido do cachorro e não costuma ser muito grave. No entanto, a evolução do problema pode acabar afetando as outras partes do ouvido do animal e se transformar em uma otite canina grave (principalmente se chegar no ouvido interno).


Para prevenir a otite canina, é recomendável limpar a orelha do cachorro regularmente
Para prevenir a otite canina, é recomendável limpar a orelha do cachorro regularmente

Como identificar otite canina: 6 sintomas para ficar atento

A otite canina pode ser percebida muito facilmente, já que o cachorro se sente bastante incomodado com o problema e demonstra isso de diferentes formas. As principais manifestações da inflamação no ouvido são:

Coceira frequente na região da orelha

• Produção excessiva de cera de cor escura

• Balançar muito a cabeça

• Forte odor

Feridas na entrada do ouvido

• Vermelhidão

Tratamento: remédio para otite canina deve ser prescrito por veterinário

Se houver qualquer suspeita de otite, o cachorro deve ser levado para uma consulta com um médico veterinário assim que possível. Essa é a única forma de obter o diagnóstico e dar início ao tratamento mais adequado, que deve ser indicado pelo profissional. Vale destacar que isso é algo que vai depender principalmente da causa do problema, mas, no geral, costuma-se receitar alguns tipos de remédio para otite canina, como antibióticos, analgésicos ou até mesmo antifúngicos - além de fazer a higiene frequente na orelha do cão.

“E quanto tempo demora para curar otite canina?”, é o que muitos tutores se perguntam. Normalmente, cerca de 3 semanas são o suficiente para livrar seu amigo dos incômodos no ouvido, mas isso é algo que varia de acordo com a gravidade de cada caso e com a seriedade que o tutor leva o tratamento. Ainda assim, é sempre bom ter em mente que não se deve pensar apenas em como tratar a otite canina, e sim em meios de como preveni-la. A melhor forma de fazer isso é limpando a orelha do cachorro pelo menos uma vez na semana e evitando situações de estresse.

Redação: Juliana Melo