Saúde

Otite canina: qual a diferença entre a inflamação interna, média e externa?

A otite canina é mais comum do que você imagina e pode ser de três tipos diferentes. Saiba mais!
A otite canina é mais comum do que você imagina e pode ser de três tipos diferentes. Saiba mais!

Ter um cãozinho é tudo de bom, mas além da parte divertida e do companheirismo que o animal nos oferece, é preciso ficar atento a alguns detalhes a respeito da saúde do cachorro. A otite canina é um problema bastante comum que pode afetar o ouvido dos cães e que costuma vir acompanhada de muita coceira e incômodo na região. Existem três tipos de inflamação, e cada um deles é associado a um diferente grau de gravidade. Para te ajudar a se manter informado sobre o assunto, o Patas da Casa reuniu tudo que você precisa saber sobre a otite canina externa, média e interna.

O que é otite canina e qual a diferença entre os diferentes tipos de inflamação?

A otite canina é uma inflamação que acontece no conduto auditivo dos cães e que pode atingir o ouvido externo, médio ou interno do cachorro. Mas o que isso significa, afinal de contas? Bom, para entender as variações desse tipo de inflamação, é necessário conhecer um pouquinho sobre a anatomia canina. A orelha do cachorro é dividida em três partes: o ouvido externo, que é composto pelo pavilhão auricular e meato acústico externo (basicamente a parte visível da orelha dos cães); o ouvido médio, que é composto pelo tímpano e ossículos auditivos (martelo, bigorna e estribo); e o ouvido interno, que é composto pela cóclea (órgão responsável pela audição canina) e sistema vestibular.

Por isso, quando um cachorro sofre com a doença é importante saber diferenciar em que região a inflamação ocorreu. Geralmente, o tipo mais comum é a otite externa, que se manifesta no revestimento do ouvido do cachorro e não costuma ser muito grave. No entanto, a evolução do problema pode acabar afetando as outras partes do ouvido do animal e se transformar em uma otite canina grave (principalmente se chegar no ouvido interno).

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Para prevenir a otite canina, é recomendável limpar a orelha do cachorro regularmente
    Para prevenir a otite canina, é recomendável limpar a orelha do cachorro regularmente

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
    Saúde animal

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!

    A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!

    Como identificar otite canina: 6 sintomas para ficar atento

    A otite canina pode ser percebida muito facilmente, já que o cachorro se sente bastante incomodado com o problema e demonstra isso de diferentes formas. As principais manifestações da inflamação no ouvido são:

    Coceira frequente na região da orelha

    • Produção excessiva de cera de cor escura

    • Balançar muito a cabeça

    • Forte odor

    Feridas na entrada do ouvido

    • Vermelhidão

    Tratamento: remédio para otite canina deve ser prescrito por veterinário

    Se houver qualquer suspeita de otite, o cachorro deve ser levado para uma consulta com um médico veterinário assim que possível. Essa é a única forma de obter o diagnóstico e dar início ao tratamento mais adequado, que deve ser indicado pelo profissional. Vale destacar que isso é algo que vai depender principalmente da causa do problema, mas, no geral, costuma-se receitar alguns tipos de remédio para otite canina, como antibióticos, analgésicos ou até mesmo antifúngicos - além de fazer a higiene frequente na orelha do cão.

    “E quanto tempo demora para curar otite canina?”, é o que muitos tutores se perguntam. Normalmente, cerca de 3 semanas são o suficiente para livrar seu amigo dos incômodos no ouvido, mas isso é algo que varia de acordo com a gravidade de cada caso e com a seriedade que o tutor leva o tratamento. Ainda assim, é sempre bom ter em mente que não se deve pensar apenas em como tratar a otite canina, e sim em meios de como preveni-la. A melhor forma de fazer isso é limpando a orelha do cachorro pelo menos uma vez na semana e evitando situações de estresse.

    Redação: Juliana Melo

     

    Gato intoxicado: o que acontece no organismo do felino durante a intoxicação?

    Próxima matéria

    Gato intoxicado: o que acontece no organismo do felino durante a intoxicação?

    Qual a diferença nutricional entre ração para raças pequenas e grandes?
    Ração

    Qual a diferença nutricional entre ração para raças pequenas e grandes?

    Todo mundo sabe que os cuidados com a alimentação do cachorro são fundamentais para manter a saúde do animal em dia. No entanto, o que poucas pessoas compreendem é que existem diferentes tipos de ração para cachorro e que todas elas são específicas para determinada fase da vida do animal e também levando em consideração o seu porte físico. Sim, é isso mesmo: o porte do animal também influencia na escolha da ração. Isto acontece porque uma ração para cachorro pequeno apresenta algumas diferenças nutricionais se comparada a uma ração para cachorro grande, e vice-versa; o que pode prejudicar a saúde do seu pet se for consumida de maneira inadequada. Para tirar as principais dúvidas sobre o assunto, o Patas da Casa preparou uma matéria com várias informações sobre isso. Veja a seguir!

    Pastor-de-shetland ou Border Collie? Veja as diferenças entre as duas raças de cachorro
    Raças

    Pastor-de-shetland ou Border Collie? Veja as diferenças entre as duas raças de cachorro

    É muito comum que haja uma confusão quando falamos do Pastor-de-shetland e do Border Collie. Afinal, são duas raças de cachorro que compartilham basicamente os mesmos ancestrais e, fisicamente, o cão Pastor-de-shetland tem algumas semelhanças notáveis quando comparado com um Collie - e, consequentemente, com o Border Collie também. Por isso, nada mais justo do que destacar quais são as principais diferenças entre essas raças, não é mesmo? 

    Otite canina: saiba mais sobre a doença que pode ser persistente
    Saúde

    Otite canina: saiba mais sobre a doença que pode ser persistente

    É quase impossível definir qual a parte mais fofa de um cão, mas com certeza as orelhas estão no topo dessa lista - seja pelo formato, tamanho ou pela habilidade de se movimentar em várias situações. Mas, as orelhas do cachorro também podem abrigar um problema que gera muito incômodo: a otite canina. A inflamação no ouvido pode ter causas variadas e costuma vir acompanhada de muita coceira, dores e até feridas.

    Quais as diferenças nutricionais entre a ração para cães filhotes e adultos?
    Ração

    Quais as diferenças nutricionais entre a ração para cães filhotes e adultos?

    Se você tem um animal de estimação em casa, já deve ter questionado se tem problema oferecer uma ração para filhotes a um cachorro adulto ou vice-versa. Provavelmente já se perguntou também quais as diferenças entre cada tipo e qual o momento certo para fazer a transição sem prejudicar o crescimento do bichinho. É justamente esse o ponto: cada alimento tem particularidades nutricionais que contemplam as necessidades do animal para aquela fase específica da vida. Ou seja, a escolha do alimento certo é fundamental para garantir o desenvolvimento saudável do filhotinho ou para manter o cachorro adulto em sua melhor forma.

    Ver Todas >

    Cachorro estressado: 8 sinais de que o estresse está afetando a saúde do pet
    Saúde animal

    Cachorro estressado: 8 sinais de que o estresse está afetando a saúde do pet

    Lidar com um cachorro estressado é algo delicado e que requer muita paciência e atenção por parte do tutor: cães que sofrem com estresse e ansiedade tem maiores chances de ficarem doentes. Assim como os humanos, os sinais de um cachorro estressado costumam afetar diretamente a saúde do animal. Causado por diferentes gatilhos, é necessário sempre observar o que deixa o cachorro estressado para evitar que esse sentimento invada a rotina do seu amigo. 

    Quais são os cuidados com gatos renais crônicos?
    Saúde animal

    Quais são os cuidados com gatos renais crônicos?

    Se você é um gateiro, com certeza já ouviu falar sobre o perigo das doenças renais nos felinos. Se os cuidados são importantes em qualquer fase de vida do pet, no caso de um gato com insuficiência renal a preocupação é maior ainda. A insuficiência renal em gatos é uma doença que acomete principalmente os felinos idosos, mas também pode ser comum em outras idades e também na raça de gato Persa, que possui predisposição genética para esse tipo de problema. 

    Icterícia em cães: entenda o que é o problema e os sinais mais comuns
    Saúde animal

    Icterícia em cães: entenda o que é o problema e os sinais mais comuns

    Se você nunca ouviu falar na icterícia em cães, chegou a hora de entender um pouco mais sobre o problema que, embora não seja uma doença, é um sinal clínico que pode indicar que a saúde do cachorro não vai muito bem. Mas então, como identificar a icterícia canina e quais são as principais causas associadas a esse sintoma?

    Quais são as doenças de cachorro mais comuns no verão e como evitá-las?
    Saúde animal

    Quais são as doenças de cachorro mais comuns no verão e como evitá-las?

    Com a chegada do verão, é necessário redobrar os cuidados com o cachorro e também com a sua saúde. Os peludos costumam aproveitar bastante essa época, já que os passeios e banhos de mar ou piscina são mais frequentes. No entanto, a mudança de rotina vem acompanhada de uma grande preocupação, que é a proliferação de certas doenças de cachorro que ocorrem nessa época. Otite canina, desidratação e até mesmo infestação de pulgas e carrapatos são problemas bastante comuns no verão. 

    Ver Todas >