Alimentação animal

Orelha de boi para cachorro: como oferecer o petisco desidratado? É seguro? Quais os cuidados?

Publicado - 16 Maio 2022 - 18h51

Atualizado - 18 Abril 2024 - 21h29

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

Oferecer petisco para cachorro traz diversos benefícios ao pet, como melhorar a saúde bucal, ajudar a manter o bem-estar e ainda servir de recompensa durante o adestramento - além de ser uma delícia para os peludos! Existem muitas opções de petisco para cachorro, que vão desde biscoitos até bifinhos. Um outro exemplo é a orelha de boi para cachorro, que é adorada pelos cães. Mas afinal, esse alimento é seguro? O que é melhor: orelha bovina ou cascos e ossos para cachorro? Quais cuidados se deve ter ao dar esse petisco para o cão? O Patas da Casa tira todas as dúvidas que você possa ter sobre a orelha de boi para cachorro. Confira!

Qual a composição da orelha de boi para cachorro?

A orelha de boi é um petisco para cachorro composto pela cartilagem desidratada da orelha bovina. Normalmente é vendida em saquinhos com algumas porções. Trata-se de um petisco natural para cachorro, pois não contém conservantes nem aditivos químicos. Como é feita da cartilagem do boi, é muito rica em fibras e proteínas, trazendo assim vantagens nutricionais ao pet. A orelha de boi desidratada é um alimento gorduroso que, em exagero, pode ser ruim para a saúde do cachorro.

A orelha de boi para cachorro é uma alternativa aos ossos tradicionais

Muitos cães gostam de morder tudo que veem pela frente. O cachorro destruindo sofá, mesas e outros móveis não é nada legal e, por isso, algumas medidas são tomadas para aliviar esse problema. Muitos tutores optam pelos cascos e ossos para cachorro, mas, na verdade, esses produtos são prejudiciais à dentição canina, além de causarem problemas como perfuração ou obstrução do esôfago, estômago ou intestino. A orelha de boi desidratada, por outro lado, é mais macia e não causa esses problemas. Assim, é uma ótima alternativa para os ossinhos. Além da orelha bovina, a orelha de porco para cachorro também é uma boa opção.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Oferecer esse petisco para cachorro filhote ajuda a aliviar a coceira dos dentes nascendo

Talvez você já tenha reparado que o cachorro filhote fica dando mordidinhas o tempo todo, seja em você ou em objetos espalhados pela casa. Esse é um comportamento normal nessa idade por conta da troca de dentição canina, que causa coceira e incômodo no animal. Morder é a forma que o bichinho encontra de aliviar esses inconvenientes. Como explicamos, a orelha de boi para cachorro é ótima para cães que têm o costume de morder tudo e todos. Mas será que ela também é um petisco para cachorro filhote ou só adultos podem comer? A orelha de boi desidratada pode sim ser oferecida para cachorrinhos, sendo segura para todas as idades. Porém, antes de dar esse petisco para cachorro filhote, converse com o veterinário para saber se não tem problema incluir na dieta e definir a quantidade ideal para não haver exageros.

pessoa dando orelha de boi para cachorro
Oferecer orelha de boi para cachorro é mais seguro que dar osso para cachorro

A orelha de boi para cachorro ajuda na higiene bucal e controle da ansiedade

Além de evitar que os cães roam tudo pela casa, a orelha de boi para cachorro traz outros benefícios ao animal. Um deles é auxiliar na higiene bucal do cachorro. Ao mesmo tempo em que morde a orelha desidratada, cachorro limpa os dentes por causa do atrito com o alimento. Além disso, esse petisco para cachorro ajuda na saúde da gengiva. Outra vantagem da orelha de boi para cachorro é que ela alivia a ansiedade canina e o estresse, pois morder o alimento deixa o pet mais calmo. Oferecer esse petisco natural para cachorro também é uma ótima maneira de distrair o cão ao receber visitas ou quando ele estiver muito agitado. 

A orelha bovina é um petisco para cachorro e deve ser servido com moderação

Apesar de ser um petisco natural para cachorro e ter diversos benefícios, a orelha bovina não substitui uma refeição e muito menos deve ser seu alimento principal. É na ração para cães que o pet vai receber todos os nutrientes que precisa para ficar saudável. Mesmo que na orelha desidratada cachorro receba muitas proteínas, o pet precisa de outras substâncias na sua dieta. Além disso, a orelha de boi para cachorro contém uma quantidade de calorias que, em excesso, pode contribuir para a obesidade canina ou deixar o pet intoxicado. 

Como oferecer a orelha de boi para cachorro: saiba que cuidados se deve tomar para evitar o exagero

É importante ressaltar que a orelha bovina deve ser sempre um petisco para cachorro e oferecido com moderação. Converse com o veterinário para saber a quantidade e frequência ideal para o seu pet. Cães com tendência à obesidade, por exemplo, podem não se beneficiar com o alimento. Nesse caso, é possível escolher outras opções de petisco natural para cachorro menos calóricas. Se o veterinário disser que não há problema em dar orelha de boi para cachorro, comece oferecendo aos poucos e observe seu comportamento ao comer.

Normalmente, esse petisco para cachorro filhote ou adulto não traz problemas quando ingerido com moderação, mas caso seu pet fique enjoado e apresente sintomas como vômito e diarreia, leve-o ao veterinário. Pode acontecer de ele ter um intestino mais sensível e não se dar tão bem com a quantidade de gordura presente na orelha de boi para cachorro. 

Redação: Maria Luísa Pimenta

Cachorro

Aprenda a fazer uma roupa para cachorro sem costura — leva apenas 10 minutos para ficar pronta!

Proteger o seu cão do frio ou simplesmente deixá-lo estiloso pode ser mais simples (e barato) do que você imagina. Isso porque é pos...

Prevenção e tratamentos

Sarna em cachorro: os 6 gatilhos mais comuns da doença e como oferecer mais bem-estar ao seu pet

Quando um cão começa a se coçar sem parar, arrastar o corpo no chão ou apresentar falhas no pelo, muitos tutores pensam logo em pulg...

Cachorro

Cachorro com frio: 11 cuidados que você deve ter com seu pet no inverno

Quando o inverno chega, muita gente tira os casacos do armário e investe em bebidas quentes para se aquecer. Mas e os pets? Você já ...

Alimentação

Seu gato está obeso? Saiba como detectar a condição e o que dizem os veterinários

Ter um gato rechonchudo pode parecer fofo à primeira vista — e algumas pessoas até acreditam que o visual mais cheinho seja sinônimo...

Cachorro

Aprenda a fazer uma roupa para cachorro sem costura — leva apenas 10 minutos para ficar pronta!

Proteger o seu cão do frio ou simplesmente deixá-lo estiloso pode ser mais simples (e barato) do que você imagina. Isso porque é pos...

Prevenção e tratamentos

Sarna em cachorro: os 6 gatilhos mais comuns da doença e como oferecer mais bem-estar ao seu pet

Quando um cão começa a se coçar sem parar, arrastar o corpo no chão ou apresentar falhas no pelo, muitos tutores pensam logo em pulg...

Cuidados

Gato sente frio e precisa de cuidados no inverno: veja exatamente o que fazer

Em dias frios, a gente logo corre para pegar um cobertor, colocar uma meia mais grossa ou preparar uma bebida quente para se aquecer...

Cuidados

Quais insetos seu gato não pode comer de jeito nenhum? Entenda os perigos e como evitar

Quem convive com gatos sabe que basta um inseto dar bobeira dentro de casa e lá vai o bichano correndo atrás como se fosse uma caça ...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?