Gato

"O nascimento de uma gateira!" Vídeo mostra o primeiro contato de menininha com gatos e a reação dela é adorável

Publicado - 31 Janeiro 2024 - 17h34

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

A relação entre criança e gato é sempre encantadora! Os pets criam um forte vínculo com os pequenos, o que traz diversos benefícios para os dois. Para que esse laço realmente se dê da melhor maneira possível, é preciso ter um bom primeiro contato. Viralizou na web o vídeo de uma menina que conhece seu gatinho pela primeira vez. A reação dela é simplesmente adorável e mostra o início de uma grande amizade. Veja o 'nascimento de uma gateira' e saiba melhor como se dá a relação entre gatos e crianças!

Criança e gato se conhecem e têm a melhor reação um com o outro

Começou a circular na web o vídeo de uma menina chamada Alice tendo o primeiro contato com gatos. O bichano que ela conhece é o Oliver, que passa com a cauda bem peluda no ouvido da menina. O rabo do gato chama a atenção dela, que se aproxima do pet.

Criança e gato começam a interagir um com o outro e a curiosidade que eles têm faz com que fiquem bem pertinhos. Oliver cheira Alice e ela fica encantada com o animal, chamando-o para mais perto - e ele obedece! Assim, nasce uma mini gateira e o marca o início de uma linda relação entre criança e gato!

Imagem Quiz:Qual raça de gato você é?

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

criança e gato interagindo
A relação entre gatos e crianças deve ser estimulada e supervisionada (Créditos: Instagram/@oliviaeirmaos)

Mini gateira "nasce" após primeira interação com gatinho

Oliver foi o primeiro bichano que Alice conheceu, mas não foi o único! Logo depois de sua primeira interação com o peludo, a menina é apresentada a outros bichanos. A mini gateira se encanta com todos eles, sempre acariciando seus pelos e se mostrando bem acolhedora com os animais. Pela reação encantadora de Alice com os felinos, com certeza ela vai adotar de vez a personalidade de gateira e nunca mais conseguirá ver um gatinho sem brincar com ele.

Assista o vídeo: 

 

Pode ter gato em casa com criança? 

Muitas pessoas têm dúvidas se pode ter gato em casa com criança ou se a presença de animais pode ser prejudicial  para o pet e para os pequenos. A verdade é que não tem problema nenhum! Crianças e gatos podem sim conviver no mesmo espaço. Porém, é fundamental que o tutor saiba como acostumar criança com gato de maneira saudável, explicando as responsabilidades e cuidados que se deve ter com o animal. Assim, os dois podem ter uma convivência saudável e benéfica. Os gatos para quem tem criança em casa podem ser ótimos amigos!

Outra dúvida comum é se quem tem bebê pode ter gato. A resposta também é sim! Porém, também é importante que os tutores tenham cuidado para garantir que tudo se dê da melhor forma possível. O recomendado é acostumar o pet com o novo membro da família desde cedo. Deixar o animal cheirar os utensílios que serão usados pelo bebê e conhecer o cômodo onde ele vai ficar, por exemplo, são boas ideias de como acostumar o gato com o bebê. Além disso, é fundamental manter a tabela de vacinas para gatos e a vermifugação em dia, além das idas constantes ao veterinário. Seguindo esses cuidados, quem tem bebê pode ter gato sem problema!

Qual o benefício de ter um gato em casa com criança?

Como explicamos, a presença de um bichano pode trazer muitas vantagens. Mas afinal: qual o benefício de ter um gato em casa com criança? Para começar, ter um animal de estimação cria um senso de responsabilidade desde cedo. Além disso, crianças e gatos fazem companhia um para o outro, tornando-se melhores amigos. Adotar um animal de estimação é ainda melhor quando se tem um filho único ou se os pais precisam ficar ausentes por um maior período de tempo por conta do trabalho. 

Por fim, ter gatos e crianças em casa é bom até mesmo para a saúde! A revista Plos One publicou um estudo que confirmou que crianças que vivem com gatos e cães têm menos risco de desenvolver asma e outros problemas respiratórios. Ou seja: só tem vantagens! 

Como acostumar criança com gato?

Toda família pode ter gato em casa com criança mas, como explicamos, é importante tomar algumas medidas para garantir que a convivência seja benéfica. É papel dos pais ou responsáveis ensinar aos mais novos o jeito certo de tratar o animal. A primeira dica de como acostumar criança com gato é incentivar o contato de forma gradual. No vídeo que viralizou, isso é feito da forma certa: criança e gato são colocados em um ambiente controlado sob a supervisão de adultos. 

Além disso, os mais velhos precisam ensinar para os mais novos que o pet não é um brinquedo. Ou seja: não deve pegar um gato pelo cangote, apertar ou fazer qualquer tipo de coisa que possa machucar o animal. Além de ser ruim para o bichano, ele ainda pode se irritar, causando mais problemas. Assim, uma das principais dicas de como acostumar criança com gato é ensinar desde cedo como manusear o animal. No vídeo que viralizou, a moça ensina para a menina que ela deve tocar no bichano bem devagar. É exatamente isso que os mais velhos precisam mostrar aos mais novos. 

Muitas vezes, crianças ficam tão animadas em ver o bichano que começam a apertá-lo demais, mesmo que não tenham maldade. Por isso, o tutor deve explicar que esse comportamento faz mal para o felino e estimular a criança a sempre tratar o pet com muito carinho e amor. Além disso, o responsável também precisa sempre supervisionar as brincadeiras, principalmente enquanto gatos e crianças ainda estão se acostumando um com o outro. 

Esses são os gatos mais caros do mundo - e filhote de um deles pode custar mais de R$600 mil

Os gatos de origem genética rara e aparência exótica têm ganhado cada vez mais admiradores pelo mundo. Além de encantadores na aparê...

Esses 6 sinais podem significar que o gato esteja estressado, mas alguns passam despercebidos até pelos tutores mais atentos

Cuidar da saúde física do gatinho é fundamental para garantir o bem estar do animal, mas não se pode esquecer que a saúde mental tam...

Cachorro

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua resistência e força física, assim como o Rottweiler. São cães com...

Comportamento

Nem leão, nem onça-pintada: o maior gato selvagem do mundo pesa 350kg e domina a caça com força e velocidade

Gatos selvagens sempre despertam fascínio e curiosidade, especialmente aqueles de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” não ...

Nem gelo, nem picolé de frutas: essa é a melhor forma de refrescar o seu cachorro com calor

O verão vem acompanhado do aumento das temperaturas e, nessas horas, o cachorro sente calor e pode ficar bastante incomodado com o c...

As 7 raças de cachorro mais engraçadas que existem - o último da lista chama atenção por um detalhe curioso

Cada raça de cachorro tem características físicas únicas e muito particulares. Existe cachorro de pelo longo, pelo curto, pelo enrol...

Esses são os gatos mais caros do mundo - e filhote de um deles pode custar mais de R$600 mil

Os gatos de origem genética rara e aparência exótica têm ganhado cada vez mais admiradores pelo mundo. Além de encantadores na aparê...

Esses 6 sinais podem significar que o gato esteja estressado, mas alguns passam despercebidos até pelos tutores mais atentos

Cuidar da saúde física do gatinho é fundamental para garantir o bem estar do animal, mas não se pode esquecer que a saúde mental tam...

Ver todas