Um dos maiores desafios de novos pais de pet é escolher bons nomes para gatas e gatos. São tantas opções que é normal ficar meio perdido e sem saber qual a melhor forma de chamar seu novo amigo. No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar nessa escolha de nome. Gato - macho ou fêmea - costuma memorizar com facilidade nomes mais curtos, por exemplo. Além disso, você pode se inspirar em algumas características do bichano nessas horas: animais muito agitados podem se chamar Furacão, e aqueles muito preguiçosos podem ser Soneca.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se você acabou de adotar um felino e ainda não decidiu qual o nome para gatos mais apropriado, estamos aqui para te ajudar com isso! Veja a seguir um passo a passo de como escolher os melhores apelidos para um gato novo.

Passo 1: Escolha nomes para gatos de acordo com o sexo do animal


O nome para gatos às vezes serve tanto para fêmeas quanto para machos
O nome para gatos às vezes serve tanto para fêmeas quanto para machos

Existem vários nomes para gatos, masculinos e femininos. Também existem aqueles unissex (que servem para ambos os sexos), mas a maioria dos tutores, depois que descobre se o gato é macho ou fêmea, prefere deixar claro por meio do nome do gato qual é o seu gênero. Se ele for macho, algumas ideias de nomes para gatos masculinos bem populares são: Tom, Simba, Mingau, Chico e Frajola. Já se você estiver à procura de nomes para gato fêmea, também tem opções bem interessantes como: Kitty, Lady, Nina, Mia e Luna.

Para quem gosta de fugir do tradicional e quer nomes para gatos unissex, as ideias continuam! Algumas opções bem legais para você apelidar o seu bichano - seja macho ou fêmea - são: Taylor, Sol, Ariel, Kim e Charlie.

Passo 2: Inspire-se na cor da pelagem para decidir um bom nome para gatos


Nomes para gatos podem fazer alusão a pelagem do pet
Nomes para gatos podem fazer alusão a pelagem do pet

A cor da pelagem dos gatos às vezes é um fator determinante para escolher um bom nome! Gato branco, preto, laranja, cinza, escaminha… há tantos tipos de pelagem quanto opções para chamá-los. Os nomes para gatos pretos, por exemplo, podem ser: Ônix, Pantera, Thunder, Eclipse, Dark ou Noturno. Enquanto isso, os nomes para gatos brancos que mais fazem sucesso são: Lua, Floquinho, Snow e Cocada. Alguns nomes para gatos laranjas que também podem entrar nessa lista são: Garfield, Júpiter, Ginger, Coral e Tigrão.

Passo 3: Nomes para gato fêmea ou macho podem levar em consideração a personalidade do pet


Alguns nomes para gatos costumam refletir o comportamento do animal
Alguns nomes para gatos costumam refletir o comportamento do animal

Usar o padrão de comportamento de gato como base pode ser uma boa estratégia na hora de escolher um apelido. Alguns gatos são mais carinhosos, outros são mais independentes e reservados. Tem aqueles mais agitados e aqueles mais preguiçosos. Enfim, tudo isso pode servir como uma ideia! Algumas sugestões de nomes para gatas e gatos são: Soneca, Dengo, Encrenca, Sapeca, Pimpão, Cafuné, Flecha, Furacão, Risonho.

Passo 4: Use referências do dia a dia para escolher o nome para gatos (masculino ou feminino)


Os nomes para gato - fêmea ou macho - podem ser inspirados na cultura pop
Os nomes para gato - fêmea ou macho - podem ser inspirados na cultura pop

Filmes, séries, desenhos, quadrinhos, livros, jogos de videogame ou novelas também são uma ótima fonte de inspiração para decidir nomes para gatos diferentes e mais ousados. Aqui o céu é o limite, e o que importa mesmo é o seu gosto pessoal! Que tal fazer uma homenagem ao seu personagem favorito? Artistas e personalidades famosas também contam! Algumas dicas de nomes para gatos inspirados na cultura pop são: Jon Snow, Phoebe, Sheldon, Chuck Bass, Alcione, Bethânia, Kurt, Anitta, Madonna, Goku, Aragorn, Loki e muitos outros!

Passo 5: Prefira nomes para gatos curtos e terminados em vogais


Um bom nome para gatos não deve ter mais do que três sílabas
Um bom nome para gatos não deve ter mais do que três sílabas

Muitos tutores se questionam se os gatos atendem pelo nome, e a verdade é que eles só fazem isso quando estão com vontade. No entanto, uma etapa importante para o animal saber o próprio nome é escolher nomes para gatos curtos, de no máximo três sílabas, e preferencialmente terminados em vogais. Isso facilita a memorização do animal e, consequentemente, faz com que ele responda mais rápido.

Redação: Juliana Melo

Edição: Mariana Fernandes