Um dos maiores desafios dos gateiros de plantão é transportar o seu bichano com conforto e segurança. Justamente por isso, a mochila de gato tem se tornado cada vez mais popular entre os tutores. O acessório, que é muito prático e tem um toque de fofura, pode ser encontrado em diferentes tamanhos e modelos. Embora não seja um item essencial no dia a dia do seu pet, ele pode ser bem útil em algumas situações, como idas aos veterinário e até mesmo passeios. Ficou interessado no assunto? Confira abaixo as principais vantagens da mochila para gato e dicas de como acostumar o seu felino com o acessório.

Mochila para transportar gato: entenda como o acessório funciona

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Dentre os diferentes acessórios que facilitam a vida dos tutores, a mochila para gato é um dos que mais se destacam. Como o próprio nome já diz, ela possui o formato de uma mochila e conta com uma janela esférica para que o bichano possa desfrutar da paisagem durante a saída. Outro diferencial da mochila para transportar gato são os fechos de correr que garantem que você não tenha problemas para abrir ou fechar. Além disso, o acessório também possui alguns orifícios para facilitar a circulação de ar dentro do compartimento, o que garante o conforto do animal. Geralmente, a mochila para gato é fabricada com um material bem resistente e de fácil limpeza.

Outro ponto bem importante é a estabilidade do acessório, já que fica presa às costas do humano e chacoalha bem menos que as tradicionais caixas de transporte. Gatos que não gostam da caixinha podem se adaptar com mais facilidade com a mochila.

A praticidade e o conforto são as principais vantagens da mochila para gato

Quando o assunto é transportar o seu bichano, a mochila de gato pode ser uma grande aliada. Além de fofa e prática, ela permite que o seu pet possa transitar em lugares públicos, ir no veterinário e passear com segurança. Por esse motivo, o acessório é a escolha certa para os tutores que lidam com um gato fujão. A mochila de gato é feita justamente para impedir que o seu felino escape. Outra vantagem é o conforto que o acessório oferece para os bichanos e os humanos. Diferente da caixa de transporte para gatos, a mochila costuma ser acolchoada por dentro, o que permite um espaço mais agradável para o animal. Já para os tutores, a alça da mochila de gato torna o momento de carregar o pet menos incômodo. O item pode ser uma ótima solução para os felinos idosos ou que possuem alguma dificuldade de mobilidade.


Mochila para gato: o   modelo astronauta permite que o seu felino observe a paisagem durante o passeio
Mochila para gato: o modelo astronauta permite que o seu felino observe a paisagem durante o passeio

Antes de comprar a mochila para carregar gato, é importante considerar as características do animal

Se você está pensando em adquirir uma mochila para transportar gato, saiba que as características do seu bichano devem ser levadas em consideração na escolha do produto. Assim como qualquer outro acessório para gato, ela também deve se adequar à altura e ao peso do animal. Um gato de porte grande, por exemplo, precisa de um acessório que comporte o seu tamanho de maneira confortável. Sendo assim, é importante optar por mochilas maiores e feitas de poliéster, que é um tecido mais resistente. Além disso, é necessário considerar a temperatura do local onde você vive para que o material não esquente demais e acabe trazendo desconforto para o seu amigo. Nesse caso, as "mochilas estilo astronauta", que levam esse nome devido à presença de uma janelinha e a aparência de espaçonave, podem ser a solução. Lembre-se: o conforto do seu bichano deve vir sempre em primeiro lugar.

Mochila de gato: saiba como acostumar o seu felino com o acessório

Embora seja um acessório bastante útil para os tutores, é comum que no início o seu bichano não se sinta tão confortável com a mochila de gato. Isso porque os felinos são desconfiados por natureza e, muita vezes, gostam de explorar o seu território para ter certeza “onde estão pisando”. Por isso, seja para uma viagem longa, um passeio ou para uma ida ao veterinário, é possível que o seu pet estranhe o acessório e se sinta bastante contrariado na primeira vez. Nesses casos, é importante que o tutor busque maneiras de acostumar o animal com o acessório antes. Veja algumas dicas abaixo:

- Permita que o seu pet explore o acessório: se a mochila para transportar gato for um objeto conhecido pelo felino é provável que ele se acostume com mais facilidade ao seu uso;

- Simule situações: quando possível, coloque seu pet na mochila para transportar gato e o leve até o quintal ou o portão de casa. Fique no local por alguns minutos e “converse” com seu amigo em tom carinhoso. Depois disso, retorne para dentro de casa e, aos poucos, vá acostumando ele com o acessório.

- Associe a mochila de gato a momentos prazerosos para o animal: uma das melhores formas de fazer com que o pet goste mais do acessório é mudando o foco para algo que ele goste, como petiscos para gatos e brinquedos. Nesse caso, vale oferecer um snack ao seu amigo antes ou após o passeio.

- Transforme a mochila para gato em um refúgio: sim, é possível tornar a experiência do seu bichinho ainda mais prazerosa. Tudo o que você vai precisar é de uma boa dose de enriquecimento ambiental: coloque um paninho confortável dentro do espaço ou uma pequena almofada para torná-la mais atraente e deixe algum brinquedo lá dentro.

Redação: Úrsula Gomes