Gato

Meu gato não gosta de mim: infográfico mostra 8 sinais do desafeto felino

Publicado - 02 Junho 2023 - 16h06

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Como saber se o gato gosta de você? Todo mundo sabe que os felinos têm um comportamento naturalmente mais reservado e até um pouco distante. Mas não se engane: o amor de gato existe e está nos detalhes. O problema é que, embora alguns bichanos sejam carinhosos e cheios de afeto, às vezes pode surgir aquele pensamento de que “meu gato não gosta de mim”. Então como saber se isso tem um fundo de verdade ou não? O infográfico abaixo te mostra 8 sinais que um gato não gosta de você.

 

Bloco informativo mostrando sinais de que meu gato não gosta de mim
Meu gato não gosta de mim: saiba quais sinais indicam isso

 

Imagem Quiz:Seu gato gosta mais de comida, sonecas ou de você?

Seu gato gosta mais de comida, sonecas ou de você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Entenda os sinais que o gato não gosta de você

É bem provável que você já tenha se perguntado o que seu gato quer dizer com alguns comportamentos, principalmente quando isso envolve gostar ou não de você. Os sinais muitas vezes são claros, e geralmente são justificados por uma falta de afinidade. Isso pode ser reversível e não significa que o seu gatinho não te ama, ele só precisa de mais tempo para se acostumar com tudo (especialmente se ele for recém-adotado). Veja alguns sinais que o gato não gosta de você:

Ele não faz questão de ficar perto - Se acontece algo do tipo “meu gato não quer ficar perto de mim”, e sempre que você se aproxima, o seu gatinho vai embora, é porque ele não é muito seu fã. 

Gato se esconde a maior parte do tempo - É um fato que o gato gosta de se esconder, mas quando o animal passa o dia inteiro escondido é porque ele provavelmente ainda não se sente seguro e confortável ali (e pode ser que ele não goste muito de você também).

Você recebe mordidas e arranhões quando tenta se aproximar - A mordida de gato às vezes pode ser sinal de afeto, mas quando ela vem acompanhada de arranhões e acontece frequentemente não é um bom sinal.

Falta de contato visual - Os gatos usam o olhar como forma de comunicação. Quando um bichano gosta de alguém, ele costuma olhar nos olhos dessa pessoa. Já se ele evita esse contato visual, pode ser que tenha algo de errado.

Gato faz xixi no lugar errado o tempo todo - Há muitas razões para o gato fazer xixi no lugar errado. Mas se está tudo certo com a caixa de areia e a saúde do pet, mas o gato insiste em fazer xixi onde não deve (às vezes até nas coisas do tutor) é porque existe um desafeto.

A postura corporal dele sempre está na defensiva - A linguagem corporal felina pode dizer muito sobre o que eles sentem. Por isso, se encontrar um gato com orelha para trás, corpo arqueado, rabo ereto e pelos eriçados, fique em alerta! Ele não gosta muito de você.

Grunhidos e rosnados são frequentes - Se sempre que você tenta se aproximar do animal, ele (além de morder e arranhar) também grunhe e rosna para te afastar, é um mau sinal. Significa que ele não confia e nem quer estar perto de você.

Tudo isso só acontece com você - Para ter certeza de que “meu gato não gosta de mim”, o maior problema se torna quando o comportamento do animal só muda quando você está por perto. Ou seja, ele é amigável e tranquilo com todos, mas adquire uma outra versão quando vocês estão juntos.

Meu gato não gosta de mim: como mudar isso?

Existem muitos sinais que o gato não gosta de você, mas felizmente isso é reversível na maioria das vezes. O primeiro passo é respeitar o espaço do bichano. Muita gente pensa que os gatos são esnobes, mas a verdade é que eles só prezam pelo espaço e privacidade deles - então é bom respeitar. Não seja invasivo, nem tente se aproximar do gato em um momento onde ele claramente quer ficar sozinho, ou então ele simplesmente não te dará a menor confiança.

Os felinos podem demorar um pouco para confiar nas pessoas, principalmente se estiverem em um ambiente novo. Por isso, paciência é uma das palavras-chaves para criar laços com o animal recém-chegado. Outras dicas infalíveis de como fazer um gato gostar de você são: brincar bastante com o pet, apostar no enriquecimento ambiental e gatificação da casa e usar alguns petiscos ao seu favor. 

Os petiscos para gatos fazem muito sucesso e com certeza o bichano vai ficar bem feliz de receber alguns agrados durante as brincadeiras. Essa, inclusive, é uma maneira de conquistar o animal e deixá-lo mais à vontade perto de você. Outra dica é evitar o contato com regiões incômodas para o pet, como o rabo e a barriga. Saber onde fazer carinho no gato é muito importante!

Redação: Juliana Melo

Comportamento

Como saber se o gato te escolheu como dono: 6 coisas para observar e descobrir se você é o humano favorito do seu pet

O sonho de todo gateiro é ser a pessoa favorita dos bichanos. Mas como saber se o gato te escolheu como dono? Será que existem indíc...

Comportamento

Sonhar com gato é bom ou ruim? Veja o que os especialistas têm a dizer sobre o significado desses sonhos

Existem diferentes formas de se interpretar um sonho, principalmente quando envolvem animais de estimação. Sonhar com gato, por exem...

Adoção

Gato frajola dá trabalho? Veja como é a convivência com um gato preto e branco dentro de casa

Com manchas brancas e pretas espalhadas pelo corpo, o gato frajola tem um charme que não passa despercebido. Donos de uma personalid...

Adote um animal

6 motivos para adotar um gato preto: eles são amorosos e os mais rejeitados nos abrigos

Desde os tempos da Idade Média, o gato preto carrega injustamente o estigma de trazer azar. Essa superstição surgiu quando esses fel...

Comportamento

Como saber se o gato te escolheu como dono: 6 coisas para observar e descobrir se você é o humano favorito do seu pet

O sonho de todo gateiro é ser a pessoa favorita dos bichanos. Mas como saber se o gato te escolheu como dono? Será que existem indíc...

Adote um animal

50 nomes para cadelas pretas: ideias criativas para te ajudar a nomear o pet recém-adotado

Encontrar uma lista com 50 nomes para cadelas recém-adotadas não é uma tarefa muito difícil. Afinal, existem milhares de inspirações...

Comportamento

Sonhar com gato é bom ou ruim? Veja o que os especialistas têm a dizer sobre o significado desses sonhos

Existem diferentes formas de se interpretar um sonho, principalmente quando envolvem animais de estimação. Sonhar com gato, por exem...

Cachorro

O Pastor Belga é bravo? 10 características sobre a personalidade da raça para conhecer antes de levar um pra casa

Elegante, leal e imponente, o Pastor Belga é um cão admirado em todo mundo. Procurados tanto pela capacidade de proteger territórios...

Ver todas