Todos os cachorros, independente de raça e porte, precisam passear na rua. Além de ser um ótimo exercício físico, ajuda o cachorro a desestressar, liberar energia, socializar com outros cães e estreitar os laços com seus donos. Os cachorros são animais muito sociáveis e ativos e, por isso, a hora do passeio é sempre de muita euforia. Se esse é o caso do seu cachorro, aproveite cada minuto e o leve para dar uma volta na rua sempre que possível. Mas alguns cachorrinhos podem desenvolver o medo de passear. Nesses casos, você precisa ler essa matéria porque nós vamos te ajudar com algumas dicas!

Meu cachorro tem medo de passear: conheça os principais motivos

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Enquanto filhotes, os cachorros passam por um período que é super importante para moldar a sociabilidade do animal. É durante as primeiras 12 semanas de vida que eles superam o medo de outros animais e de pessoas. Depois desse período, os cachorros, caso não tenham passado pela fase de socialização, podem desenvolver comportamentos agressivos com outros pets, medo de barulhos, da movimentação das ruas e até mesmo fobias.

Por isso, após o primeiro ciclo de vacinas obrigatórias é importante começar com passeios, incentivar a socialização com outros animais e o convívio com outras pessoas. Outra dica é acostumar o cachorro a usar a coleira e guia dentro de casa antes de sair na rua. Coloque os acessórios e dê uma voltinha pelo cômodos, sempre com um petisco na mão para parabenizar a cada passinho. O desconforto com a coleira pode ser um dos motivos do receio de passear.

Mesmo seguindo todas as dicas e cuidados, o seu cachorro continua com medo de passear? A gente te ajuda!

Dicas para amenizar o medo de passear do cachorro


Conheça os principais motivos do seu cachorro ter medo de passear
Conheça os principais motivos do seu cachorro ter medo de passear

  • Ofereça petiscos na hora de sair de casa e durante o passeio. Conforme ele for te acompanhando, recompense com petiscos. Carinhos também funcionam;
  • Troque a guia caso o cachorro já reconheça a antiga e se esconda;
  • Simule saídas colocando e tirando a coleira ao longo do dia. Em casos de bom comportamento, retribua com petiscos;
  • Aumente aos poucos a distância percorrida. Primeiro vá até o corredor, depois até o portão, saia apenas na frente da casa e conforme o cachorro se acostume, aumente o trajeto - sempre recompensando com petiscos;
  • Se a casa tiver mais de uma pessoa, enquanto uma leva o cachorro para passear, a outra pode esperar na rua para causar felicidade na hora do encontro e o pet associar a saída há coisas boas.


Seguindo esses passos, o cachorro começa a associar a rua a coisas positivas e aos poucos vai perdendo o medo. Caso esteja complicado e o cachorro muito resistente, busque ajuda de um adestrador!