Não é novidade para ninguém que o olfato dos cães é extremamente poderoso, e provavelmente o sentido mais aguçado desses animais. O cachorro consegue captar odores que estão a quilômetros de distância, e é justamente por isso que quando você chega em casa geralmente o cãozinho já está te esperando na porta: ele sentiu seu cheiro se aproximando. Mas você sabia que o olfato canino também possui uma curiosa função, chamada de memória olfativa?

O olfato do cachorro é capaz de “reviver” algumas memórias

Os cães são capazes de reconhecer outros animais, humanos e até locais em que eles já estiveram por meio do que chamamos de “memória olfativa”. Isto é, depois que o cachorro sente o cheiro de alguma coisa, essa informação logo é armazenada na memória do animal. Desta forma, sempre que o olfato canino entra em contato com o cheiro em questão, isso “reativa” as lembranças do cachorro e ele consegue identificar se aquele é um cheiro conhecido ou não. Inclusive, é comum que os cães façam uma associação dos cheiros com sentimentos. Ou seja, quando o cachorro sente o cheiro do seu dono, ele tende a ficar mais feliz e alegre, pois associa isso aos bons momentos que passou com seu humano. O mesmo vale para situações não tão agradáveis assim: se um cachorro foi intimidado por um outro animal, por exemplo, pode ficar automaticamente com medo ao sentir o cheiro do pet novamente.

Também vale destacar que a memória olfativa é um dos motivos para que alguns cães sejam tão utilizados em trabalhos de resgate ou policiais. Esses animais são treinados para encontrar pessoas ou substâncias a partir do estímulo olfativo. 


O olfato do cachorro serve para reconhecer outros animais
O olfato do cachorro serve para reconhecer outros animais

Descubra como funciona o olfato do cachorro nas mais diversas situações

Agora que você já sabe como funciona o olfato do cachorro de uma maneira geral, chegou a hora de entender como esse sentido canino se comporta nas diferentes situações do dia a dia. Por exemplo, você já parou para se perguntar por que o cachorro cheira o rabo do outro quando eles se esbarram na rua? A resposta é simples: os cães conseguem colher informações importantes sobre outros animais, como diferenciar se ele é macho ou fêmea e até mesmo compreender o estado emocional do pet. É como se fosse um cumprimento entre os cães, onde eles conseguem “conhecer” melhor o outro animal por meio das informações que recebe pelo olfato.

Assim como ocorre com os doguinhos, os humanos também têm um cheirinho próprio, e é por isso que esses animais gostam de cheirar qualquer pessoa nova que se aproxime. Desta forma, ele consegue assimilar e diferenciar outros humanos da sua família. Além disso, um fato curioso é que os cães não conseguem apenas sentir o odor da nossa pele: eles também são capazes de decifrar os nossos sentimentos por meio dos cheiros exalados pelos hormônios que vêm junto. Sendo assim, o olfato do cachorro consegue identificar quando alguém está feliz, triste, ansioso, com medo ou estressado. Você já deve ter percebido que sempre que está mais tristinho e abalado com alguma coisa seu cachorro não sai de perto de você, não é mesmo? Bom, isso definitivamente não é à toa!

Quantas células olfativas tem um cachorro?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Acredite se quiser, mas os cachorros possuem cerca de 200 milhões de células olfativas. Isso é um número realmente surpreendente, ainda mais se formos comparar com os humanos, que possuem apenas 5 milhões de células sensoriais. Logo, na prática, pode-se dizer que o olfato canino é até 40 vezes mais apurado que o nosso e, portanto, o focinho do cachorro é incrivelmente desenvolvido e capaz de distinguir uma grande quantidade e variedade de odores. O motivo para isso é que, além de ter uma quantidade considerável de células olfativas, o nariz do cachorro também possui uma divisão específica para a respiração e outra específica para o faro. Assim, fica muito mais fácil dos cães distinguirem os diferentes cheiros que eles sentem.

Redação: Juliana Melo