Histórias reais

Maine Coon: como é viver com o maior gato do mundo?

A convivência com o gato Maine Coon é muito mais divertida e gostosa do que muitos imaginam
A convivência com o gato Maine Coon é muito mais divertida e gostosa do que muitos imaginam

O Maine Coon é uma das raças de gatos gigantes mais populares que existem. Ele é considerado o maior gato do mundo, com alguns exemplares medindo mais de 1 metro de comprimento. Mas não é só isso que chama a atenção no gato gigante: raças maiores que o normal podem surpreender com a personalidade cativante e adorável.  Mas como será que deve ser viver com uma raça de gato gigante como o Maine Coon? Que cuidados são necessários e como é o comportamento do bichano no dia a dia? Para descobrir as respostas, o Patas da Casa conversou com duas tutoras da raça que deram vários detalhes sobre a convivência com o gatinho.

Gatos de raça: por que escolher um Maine Coon para chamar de seu?

O que não faltam são motivos para escolher a maior raça de gato do mundo: o Maine Coon tem uma personalidade amigável e temperamento dócil, por isso, se apaixonar pelo bichano é muito fácil. A tutora Marcela Petry tem um filhote de gato Maine Coon que completou um ano de idade recentemente. O Morpheus mede aproximadamente um metro da ponta da cauda até o focinho e pesa um pouco mais de 7 kg. Ou seja, faz totalmente jus à fama de raça de gato gigante.

“Sempre quis um Maine Coon. Apesar do tamanho e da cara de mau, eles são extremamente dóceis com humanos, com outros animais e principalmente com crianças. Já tenho dois gatos SRD, mas eles não são muito fãs de crianças, e queria que meus sobrinhos pudessem aprender desde pequenos a conviver e respeitar os animais. Ver um gato gigante como o Maine Coon se derretendo e sendo extremamente carinhoso e cuidadoso com crianças é algo que ultrapassa o limite da fofura”, conta Marcela.

A tutora Renata Fava também tinha um gatinho da raça Maine Coon que se chamava Fúria da Noite, mas infelizmente faleceu recentemente. Ele já era um gato adulto, com 6 anos de idade e comprimento de 1,10 metros. Restaram a saudade e as memórias da convivência com esse gatinho de personalidade exemplar, como revela Renata: "O que me fez escolher essa raça de gato gigante foi o temperamento. A raça é super dócil e se adapta muito bem com crianças e outros gatos ou cachorros. Eu tinha um certo preconceito com gatos até o dia que o Fúria da Noite entrou na minha vida. Ele era paciente, carinhoso, amoroso e comilão. Atendia pelo nome e fazia manha."

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

question quiz stamp

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

Question Header Background
question quiz stamp

As crises alérgicas costumam acontecer:

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Question Header Background
question quiz stamp

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Question Header Background
question quiz stamp

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

Question Header Background
question quiz stamp

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

Question Header Background

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Gato gigante: raça Maine Coon precisa de verticalização para expressar seus instintos naturais, assim como o Morpheus
    Gato gigante: raça Maine Coon precisa de verticalização para expressar seus instintos naturais, assim como o Morpheus

    Mais Lidas

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Nomes para gatas: confira uma lista com 200 sugestões para chamar a sua gatinha
    Adote um animal

    Nomes para gatas: confira uma lista com 200 sugestões para chamar a sua gatinha

    Escolher um dentre as infinitas possibilidades de nomes para gatas e gatos não é uma tarefa fácil. Quando se trata de escolher um nome para gatinha, opções mais fofas e meigas estão entre as favoritas dos tutores. Mas a verdade é que existem centenas de inspirações de nomes para gata, desde personagens e celebridades famosas até sua comida preferida. 

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Como é o comportamento e a convivência com o gato Maine Coon?

    “A convivência com o Maine Coon não costuma ter muita diferença para os outros gatos que já tinha, tirando o fato de que meus gatos têm mais de 7 anos e agora são muito mais calmos. O Morpheus ainda é um filhote cheio de energia e que não tem exatamente muita noção do próprio tamanho”, relata Marcela. Segundo a tutora, o Morpheus é bem desengonçado e às vezes escorrega quando corre, erra o alvo ao pular ou perde o equilíbrio quando anda em uma superfície mais estreita. “Uma outra coisa que é da raça, mas eu não tinha me atentado até ele chegar, é que o Maine Coon adora água! O Morpheus praticamente faz do bebedouro uma banheira, jogando água pra todos os lados”.

    Além disso, aqui vai uma outra curiosidade sobre o comportamento do gato gigante: o Maine Coon é muito apegado com seus donos, e sempre faz questão de estar bem próximo da família. “Ele não é um gato que gosta de colo, mas sempre está por perto, então quando ele não está brincando, está deitado perto da gente, pedindo carinho e ronronando. O Morpheus também é muito sociável, não estranha as pessoas, é muito companheiro”. Ou seja, ele é a companhia perfeita!

    Como a tutora Renata convivia com um gato já adulto, o comportamento do felino era um pouco diferente: “Meu Fúria era um lord. Super tranquilo e carinhoso. Ele dormia com meu filho e costumava assisti-lo jogando videogame”. Essa mudança comportamental é comum conforme o gato fica mais velho. Quando ainda são filhotes, os felinos são cheios de energia, mas a tendência é que o bichano adote uma postura mais calma e pacífica quando atinge a maturidade.

    Maine Coon: gato da raça é bastante ativo e gosta de brincar

    Não importa qual seja a idade do Maine Coon, as brincadeiras são sempre bem-vindas! No caso de Renata, o Fúria da Noite ficava o dia inteiro sozinho em casa com outros gatos, mas a tutora sempre separava um tempinho para brincar com eles quando chegava em casa. Já o Morpheus, gatinho filhote da Marcela, é super ativo e tem energia de sobra para se divertir.  “Ele quer brincar o tempo todo, mas não é do tipo destrutivo que sai derrubando tudo. O Maine Coon é mais de correr, buscar bolinhas de papel, escalar as prateleiras e chamar a atenção dos irmãos para brincar com ele. O fato dele ser tão ativo e cheio de energia às vezes pode cansar, mas ao mesmo tempo é uma delícia ver ele brincando e sendo adoravelmente bobo”.

    Uma boa ideia para suprir as necessidades energéticas do bichano é a gatificação da casa. Segundo Renata, a raça de gato gigante tem um padrão de comportamento vertical, então esse é um gatinho que faz questão de explorar os lugares mais altos da casa, como estantes e prateleiras. Por isso, a instalação de um "parquinho para gatos" na parede é uma ótima inciativa. A tutora Marcela, inclusive, também é adepta dessa ideia: “Antes mesmo do Morpheus chegar a gente mandou fazer alguns móveis sobre medida para verticalizar o espaço, com prateleiras, nicho, cama suspensa, um móvel para colocar as caixinhas de areia, além de um arranhador grande que já tínhamos”.

    Vale destacar ainda que, quando se trata de um filhote de gato, como o Morpheus, é importante conseguir acompanhar o ritmo do pet. “Ele tem muita energia! Começa já de manhã cedo, vem na minha cama para me acordar, traz bolinha de papel para jogarmos, acorda os irmãos para brincarem juntos. Passa o dia todo praticamente andando pela casa procurando algo pra fazer. Adora bolinhas de papel, prendedores de cabelo e principalmente brincar com a água do bebedouro. Ele faz isso o tempo todo e quase sempre está com as patas e pelo molhados”, conta Marcela. Uma fofura, não é?!

    O Fúria da Noite, gato da raça Maine Coon, era super tranquilo e companheiro
    O Fúria da Noite, gato da raça Maine Coon, era super tranquilo e companheiro

    Gato gigante: raça Maine Coon consegue se adaptar a lugares menores?

    Quem vê uma raça de gato gigante como o Maine Coon logo fica inseguro sobre o espaço para a criação. Mas, ao contrário do que muitos pensam, o bichano não precisa viver em uma casa super espaçosa para ter uma boa qualidade de vida. “É lógico que mais espaço dá para eles brincarem mais, mas o que o Maine Coon gosta mesmo é de carinho e ficar observando a vida alheia pela janela”, brinca Renata.

    A tutora Marcela concorda: “Meu apartamento é razoavelmente pequeno (46 m²), mas não tivemos problemas com a chegada do Morpheus. Verticalizar o espaço ajudou bastante. O que queríamos era garantir que o Doctor e a Tiamat, meus outros dois gatinhos, se sentissem confortáveis e seguros com o novo membro da família. No final, não tivemos problemas com marcação de território ou brigas. E quando um se estranha com outro já tem uma rota de fuga e um lugar para se esconder”.

    Quais cuidados são necessários com o raça de gato gigante?

    Assim como qualquer outro felino, o gato da raça Maine Coon também precisa de alguns cuidados básicos com a sua rotina. O principal ponto é investir em uma ração para gatos de boa qualidade, já que isso fortalece bastante o sistema imunológico e a saúde do felino. Também é necessário fazer um acompanhamento com um médico veterinário e manter as vacinas sempre atualizadas. 

    Além disso, conforme Renata destaca, é necessário prestar atenção nos dentes e no coração do gatinho. A cardiomiopatia hipertrófica felina é uma das maiores preocupações na raça de gato gigante, sendo caracterizada pela hipertrofia do ventrículo esquerdo, o que resulta em um fluxo inadequado de sangue no organismo do animal. Já os dentes devem ser higienizados regularmente para evitar problemas como o tártaro em gatos. Renata ainda acrescenta outros cuidados que faziam parte da rotina do Fúria da Noite: “Ele ia ao pet shop uma vez a cada 2 meses e fazíamos a escovação dos pelos frequentemente em casa.

    O gato Maine Coon é sinônimo de amor e companheirismo

    Com um Maine Coon, você nunca tem tempo ruim. O amor e carinho que a raça oferece é tão grande quanto o seu próprio tamanho. Para Marcela, a história com Morpheus é ainda mais emocionante: “Eu havia decidido ter um gato a mais porque tecnicamente ter filhos seria algo muito difícil pra mim, e escolhi a raça Maine Coon por ser cheia de alegria e carinho. Poucos meses depois que o Morpheus chegou descobri que estava grávida, e sinceramente não me arrependo de nada. Fico até feliz de saber que minha filha vai crescer com meus gatos - os outros dois não são fãs de crianças, mas o Morpheus eu tenho certeza que será um grande companheiro para ela”.

    Redação: Juliana Melo

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Próxima matéria

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Maine coon: preço, personalidade... Conheça mais sobre a raça de gato!
    Raças

    Maine coon: preço, personalidade... Conheça mais sobre a raça de gato!

    A característica mais marcante dos Maine Coon é o seu porte acima da média das outras raças de gatos. Há relatos de animais com até 1 metro de comprimento e mais de 11kg. Já a média dos gatos domésticos é de 46 cm de comprimento e 5 kg. Além do tamanho, a pelagem densa faz com eles se pareçam mini leões. Lindos, não é mesmo? Mas, como animal de estimação não se escolhe apenas pela beleza, o Patas da Casa vai te ajudar com as principais características da raça para você escolher o seu novo pet.

    10 curiosidades sobre o Maine Coon, o maior gato do mundo
    Raças

    10 curiosidades sobre o Maine Coon, o maior gato do mundo

    Se você é um amante de felinos, é bem provável que já tenha ouvido falar no Maine Coon. Os gatos desta famosa raça são considerados os maiores felinos domésticos do mundo, e é por isso que muitos se referem a eles como sendo “gatos gigantes”. Mas o que será que esses grandes bichanos têm, além do tamanho? Existem várias particularidades sobre os gatos da raça Maine Coon que poucas pessoas sabem. 

    Gato Savannah: saiba tudo sobre a raça de gatos mais cara do mundo
    Raças

    Gato Savannah: saiba tudo sobre a raça de gatos mais cara do mundo

    O gato Savannah é um animal único. Pernas compridas, mais magro que o normal, orelhas pontiagudas e olhos marcantes. Além disso, essa raça de gato gigante é considerada a mais cara do mundo inteiro. A explicação está na sua origem: o gato Savannah surgiu a partir do cruzamento de um felino africano (Serval) com um doméstico. Muito selvagens, os Servais são animais enormes, que medem cerca de 70 cm de altura e pesam até 25 kgs: o “Gato da Savana” é quase como um leopardo domesticado e até as pintas pelo corpo são bem semelhantes.

    Quanto tempo vive um gato?
    Cuidados

    Quanto tempo vive um gato?

    Se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre, né? Há relatos de gatos que chegam a viver mais de 30 anos, mas estamos falando aqui de recordes mundiais. Na “vida real”,  a idade média de um gato é de 16 anos. Se formos pensar em termos de adoção ou compra de um gatinho para chamar de nosso, precisamos sempre ter em mente que durante toda a sua vida, seremos responsáveis pela saúde, bem estar e segurança deles. Então, nada de querer ter um gato no impulso e depois se arrepender, combinado? Eles sofrem muito com o abandono e podem até ficar traumatizados com humanos em geral.   

    Ver Todas >

    Corgi: como é a personalidade desse cachorro de raça pequeno?
    Adote um animal

    Corgi: como é a personalidade desse cachorro de raça pequeno?

    O Corgi é uma raça de cachorro pequeno que encanta a todos com os seus pelos fofinhos e, principalmente, por conta da sua estatura baixa e comprida, que lembra bastante um salsichinha. Já faz um tempo que o Corgi vem conquistando cada vez mais fãs na internet e no mundo, mas como será a personalidade e o temperamento desse cãozinho? Coragem e bravura são seus pontos fortes, ou esse é um cachorro mais amigável e sociável? 

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Adote um animal

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Gato Siamês: conheça todas as características desse adorável bichano (com infográfico)
    Adote um animal

    Gato Siamês: conheça todas as características desse adorável bichano (com infográfico)

    A raça de gato Siamês é uma das mais conhecidas e queridinhas do mundo. Além dos olhos azuis e da pelagem escura na face, orelhas e patas, esse lindo gatinho também tem uma personalidade totalmente adorável. O gato Siamês costuma ser muito tranquilo e carinhoso com a sua própria família, mas pode ser um pouco mais reservado perto de estranhos. Ele também é muito ativo e nunca dispensa uma boa brincadeira.

    Golden Retriever: veja o infográfico e conheça as principais características da raça de cachorro
    Adote um animal

    Golden Retriever: veja o infográfico e conheça as principais características da raça de cachorro

    O Golden Retriever é um cachorro grande, com um coração maior ainda. Não é à toa que esse é um dos dogs mais queridos entre os brasileiros, principalmente por conta do seu companheirismo e jeitinho extrovertido e brincalhão. Assim como acontece com outras raças de cachorro, a raça Golden também tem alguns traços que se sobressaem mais do que outros - tanto na sua personalidade, quanto fisicamente.

    Ver Todas >