close
Histórias reais

Maine Coon: como é viver com o maior gato do mundo?

Atualizado · 05 de agosto de 2021 · 18h57

Publicado · 05/08/2021 · 18h57

A convivência com o gato Maine Coon é muito mais divertida e gostosa do que muitos imaginam
A convivência com o gato Maine Coon é muito mais divertida e gostosa do que muitos imaginam

O Maine Coon é uma das raças de gatos gigantes mais populares que existem. Ele é considerado o maior gato do mundo, com alguns exemplares medindo mais de 1 metro de comprimento. Mas não é só isso que chama a atenção no gato gigante: raças maiores que o normal podem surpreender com a personalidade cativante e adorável.  Mas como será que deve ser viver com uma raça de gato gigante como o Maine Coon? Que cuidados são necessários e como é o comportamento do bichano no dia a dia? Para descobrir as respostas, o Patas da Casa conversou com duas tutoras da raça que deram vários detalhes sobre a convivência com o gatinho.

Gatos de raça: por que escolher um Maine Coon para chamar de seu?

O que não faltam são motivos para escolher a maior raça de gato do mundo: o Maine Coon tem uma personalidade amigável e temperamento dócil, por isso, se apaixonar pelo bichano é muito fácil. A tutora Marcela Petry tem um filhote de gato Maine Coon que completou um ano de idade recentemente. O Morpheus mede aproximadamente um metro da ponta da cauda até o focinho e pesa um pouco mais de 7 kg. Ou seja, faz totalmente jus à fama de raça de gato gigante.

“Sempre quis um Maine Coon. Apesar do tamanho e da cara de mau, eles são extremamente dóceis com humanos, com outros animais e principalmente com crianças. Já tenho dois gatos SRD, mas eles não são muito fãs de crianças, e queria que meus sobrinhos pudessem aprender desde pequenos a conviver e respeitar os animais. Ver um gato gigante como o Maine Coon se derretendo e sendo extremamente carinhoso e cuidadoso com crianças é algo que ultrapassa o limite da fofura”, conta Marcela.

A tutora Renata Fava também tinha um gatinho da raça Maine Coon que se chamava Fúria da Noite, mas infelizmente faleceu recentemente. Ele já era um gato adulto, com 6 anos de idade e comprimento de 1,10 metros. Restaram a saudade e as memórias da convivência com esse gatinho de personalidade exemplar, como revela Renata: "O que me fez escolher essa raça de gato gigante foi o temperamento. A raça é super dócil e se adapta muito bem com crianças e outros gatos ou cachorros. Eu tinha um certo preconceito com gatos até o dia que o Fúria da Noite entrou na minha vida. Ele era paciente, carinhoso, amoroso e comilão. Atendia pelo nome e fazia manha."

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Gato gigante: raça Maine Coon precisa de verticalização para expressar seus instintos naturais, assim como o Morpheus
    Gato gigante: raça Maine Coon precisa de verticalização para expressar seus instintos naturais, assim como o Morpheus

    Mais Lidas

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
    Adote um animal

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote

    Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    Como é o comportamento e a convivência com o gato Maine Coon?

    “A convivência com o Maine Coon não costuma ter muita diferença para os outros gatos que já tinha, tirando o fato de que meus gatos têm mais de 7 anos e agora são muito mais calmos. O Morpheus ainda é um filhote cheio de energia e que não tem exatamente muita noção do próprio tamanho”, relata Marcela. Segundo a tutora, o Morpheus é bem desengonçado e às vezes escorrega quando corre, erra o alvo ao pular ou perde o equilíbrio quando anda em uma superfície mais estreita. “Uma outra coisa que é da raça, mas eu não tinha me atentado até ele chegar, é que o Maine Coon adora água! O Morpheus praticamente faz do bebedouro uma banheira, jogando água pra todos os lados”.

    Além disso, aqui vai uma outra curiosidade sobre o comportamento do gato gigante: o Maine Coon é muito apegado com seus donos, e sempre faz questão de estar bem próximo da família. “Ele não é um gato que gosta de colo, mas sempre está por perto, então quando ele não está brincando, está deitado perto da gente, pedindo carinho e ronronando. O Morpheus também é muito sociável, não estranha as pessoas, é muito companheiro”. Ou seja, ele é a companhia perfeita!

    Como a tutora Renata convivia com um gato já adulto, o comportamento do felino era um pouco diferente: “Meu Fúria era um lord. Super tranquilo e carinhoso. Ele dormia com meu filho e costumava assisti-lo jogando videogame”. Essa mudança comportamental é comum conforme o gato fica mais velho. Quando ainda são filhotes, os felinos são cheios de energia, mas a tendência é que o bichano adote uma postura mais calma e pacífica quando atinge a maturidade.

    Maine Coon: gato da raça é bastante ativo e gosta de brincar

    Não importa qual seja a idade do Maine Coon, as brincadeiras são sempre bem-vindas! No caso de Renata, o Fúria da Noite ficava o dia inteiro sozinho em casa com outros gatos, mas a tutora sempre separava um tempinho para brincar com eles quando chegava em casa. Já o Morpheus, gatinho filhote da Marcela, é super ativo e tem energia de sobra para se divertir.  “Ele quer brincar o tempo todo, mas não é do tipo destrutivo que sai derrubando tudo. O Maine Coon é mais de correr, buscar bolinhas de papel, escalar as prateleiras e chamar a atenção dos irmãos para brincar com ele. O fato dele ser tão ativo e cheio de energia às vezes pode cansar, mas ao mesmo tempo é uma delícia ver ele brincando e sendo adoravelmente bobo”.

    Uma boa ideia para suprir as necessidades energéticas do bichano é a gatificação da casa. Segundo Renata, a raça de gato gigante tem um padrão de comportamento vertical, então esse é um gatinho que faz questão de explorar os lugares mais altos da casa, como estantes e prateleiras. Por isso, a instalação de um "parquinho para gatos" na parede é uma ótima inciativa. A tutora Marcela, inclusive, também é adepta dessa ideia: “Antes mesmo do Morpheus chegar a gente mandou fazer alguns móveis sobre medida para verticalizar o espaço, com prateleiras, nicho, cama suspensa, um móvel para colocar as caixinhas de areia, além de um arranhador grande que já tínhamos”.

    Vale destacar ainda que, quando se trata de um filhote de gato, como o Morpheus, é importante conseguir acompanhar o ritmo do pet. “Ele tem muita energia! Começa já de manhã cedo, vem na minha cama para me acordar, traz bolinha de papel para jogarmos, acorda os irmãos para brincarem juntos. Passa o dia todo praticamente andando pela casa procurando algo pra fazer. Adora bolinhas de papel, prendedores de cabelo e principalmente brincar com a água do bebedouro. Ele faz isso o tempo todo e quase sempre está com as patas e pelo molhados”, conta Marcela. Uma fofura, não é?!

    O Fúria da Noite, gato da raça Maine Coon, era super tranquilo e companheiro
    O Fúria da Noite, gato da raça Maine Coon, era super tranquilo e companheiro

    Gato gigante: raça Maine Coon consegue se adaptar a lugares menores?

    Quem vê uma raça de gato gigante como o Maine Coon logo fica inseguro sobre o espaço para a criação. Mas, ao contrário do que muitos pensam, o bichano não precisa viver em uma casa super espaçosa para ter uma boa qualidade de vida. “É lógico que mais espaço dá para eles brincarem mais, mas o que o Maine Coon gosta mesmo é de carinho e ficar observando a vida alheia pela janela”, brinca Renata.

    A tutora Marcela concorda: “Meu apartamento é razoavelmente pequeno (46 m²), mas não tivemos problemas com a chegada do Morpheus. Verticalizar o espaço ajudou bastante. O que queríamos era garantir que o Doctor e a Tiamat, meus outros dois gatinhos, se sentissem confortáveis e seguros com o novo membro da família. No final, não tivemos problemas com marcação de território ou brigas. E quando um se estranha com outro já tem uma rota de fuga e um lugar para se esconder”.

    Quais cuidados são necessários com o raça de gato gigante?

    Assim como qualquer outro felino, o gato da raça Maine Coon também precisa de alguns cuidados básicos com a sua rotina. O principal ponto é investir em uma ração para gatos de boa qualidade, já que isso fortalece bastante o sistema imunológico e a saúde do felino. Também é necessário fazer um acompanhamento com um médico veterinário e manter as vacinas sempre atualizadas. 

    Além disso, conforme Renata destaca, é necessário prestar atenção nos dentes e no coração do gatinho. A cardiomiopatia hipertrófica felina é uma das maiores preocupações na raça de gato gigante, sendo caracterizada pela hipertrofia do ventrículo esquerdo, o que resulta em um fluxo inadequado de sangue no organismo do animal. Já os dentes devem ser higienizados regularmente para evitar problemas como o tártaro em gatos. Renata ainda acrescenta outros cuidados que faziam parte da rotina do Fúria da Noite: “Ele ia ao pet shop uma vez a cada 2 meses e fazíamos a escovação dos pelos frequentemente em casa.

    O gato Maine Coon é sinônimo de amor e companheirismo

    Com um Maine Coon, você nunca tem tempo ruim. O amor e carinho que a raça oferece é tão grande quanto o seu próprio tamanho. Para Marcela, a história com Morpheus é ainda mais emocionante: “Eu havia decidido ter um gato a mais porque tecnicamente ter filhos seria algo muito difícil pra mim, e escolhi a raça Maine Coon por ser cheia de alegria e carinho. Poucos meses depois que o Morpheus chegou descobri que estava grávida, e sinceramente não me arrependo de nada. Fico até feliz de saber que minha filha vai crescer com meus gatos - os outros dois não são fãs de crianças, mas o Morpheus eu tenho certeza que será um grande companheiro para ela”.

    Redação: Juliana Melo

    Kangal: tudo sobre o cachorro da mordida mais forte do mundo

    Próxima matéria

    Kangal: tudo sobre o cachorro da mordida mais forte do mundo

    Maine coon: preço, personalidade... Conheça mais sobre a raça de gato!
    Raças

    Maine coon: preço, personalidade... Conheça mais sobre a raça de gato!

    O Maine Coon é uma das raças de gatos gigantes que conquistam qualquer pessoa, não apenas por conta da sua beleza inconfundível, como também por causa do seu jeitinho carinhoso e brincalhão. Ele é, basicamente, um gato que parece leão versão “mini”: além da sua densa juba que acompanha todo o seu corpo, o comprimento da raça de gato Maine Coon é muito impressionante (ele é um gato de 1 metro, pelo menos).

    Conheça o Maine Coon, o maior gato doméstico do mundo (com infográfico)
    Raças

    Conheça o Maine Coon, o maior gato doméstico do mundo (com infográfico)

    Com um tamanho surpreendente (e personalidade mais ainda!), o gato Maine Coon é uma das raças mais queridinhas entre os fãs da espécie. Não faltam motivos para isso: além da sua aparência exótica, comprida e peluda, o Maine Coon tem várias qualidades que todo mundo procura em um amigo de quatro patas. É sociável, brincalhão, inteligente, gosta de interagir e é muito carinhoso - e é até por isso que ele leva a fama de “cachorro do mundo dos gatos”.

    10 curiosidades sobre o Maine Coon, o maior gato do mundo
    Raças

    10 curiosidades sobre o Maine Coon, o maior gato do mundo

    Se você é um amante de felinos, é bem provável que já tenha ouvido falar no Maine Coon. Os gatos desta famosa raça são considerados os maiores felinos domésticos do mundo, e é por isso que muitos se referem a eles como sendo “gatos gigantes”. Mas o que será que esses grandes bichanos têm, além do tamanho? Existem várias particularidades sobre os gatos da raça Maine Coon que poucas pessoas sabem. 

    Gato Savannah: saiba tudo sobre a raça de gatos mais cara do mundo
    Raças

    Gato Savannah: saiba tudo sobre a raça de gatos mais cara do mundo

    A raça de gato mais cara e uma das mais raras do mundo é o gato Savannah. De fato, esse é um animal único, e a explicação está na sua origem: o gato Savannah surgiu a partir do cruzamento de um felino africano (Serval) com um doméstico, virando basicamente um Serval domesticado. Muito selvagens, os Servais são animais enormes, que medem cerca de 70 cm de altura e pesam até 25 kgs: o “Gato da Savana” é quase como um leopardo domesticado e até as pintas pelo corpo são bem semelhantes.

    Ver Todas >

    Lulu da Pomerânia: quais são as cores oficiais do Spitz Alemão?
    Adote um animal

    Lulu da Pomerânia: quais são as cores oficiais do Spitz Alemão?

    Lulu da Pomerânia branco, preto, laranja… essas são as cores mais comuns do famoso Spitz Alemão. A raça de cachorro pequeno e peludo é uma das mais queridinhas por sua aparência fofa e personalidade encantadora. Na hora de adotar um Lulu da Pomerânia, muitas pessoas optam pelo Spitz preto ou pelas cores mais tradicionais. Mas você sabia que a quantidade de cores possíveis para a raça vai muito além dessas? 

    Cachorro merle: o que é, quais as raças mais propensas e cuidados? Tudo sobre a pelagem
    Adote um animal

    Cachorro merle: o que é, quais as raças mais propensas e cuidados? Tudo sobre a pelagem "exótica"

    O cachorro merle, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, não se resume a uma raça específica. Na verdade, esse é um padrão de pelagem que pode atingir vários cães, e que é caracterizado pela presença de manchinhas espalhadas por todo o corpo. Essa aparência mais “exótica” traz um toque especial para o visual dos doguinhos, mas ao mesmo tempo desperta muita curiosidade. Afinal, essa cor não é tão comum quanto outras, e por isso acaba deixando alguns tutores preocupados com a saúde do animal.

    Quantos filhotes um Yorkshire pode ter na mesma gestação?
    Adote um animal

    Quantos filhotes um Yorkshire pode ter na mesma gestação?

    O  Yorkshire  é uma das raças mais amadas e queridas entre os brasileiros. O filhote de Yorkshire então, nem se fala! Mas não importa qual seja a idade, a raça tem um tamanho bastante compacto, e por isso o cãozinho é considerado a companhia perfeita para quem mora em apartamentos e lugares pouco espaçosos. Além do mais, a personalidade do Yorkshire Terrier também tem várias qualidades: ele é amável, carinhoso e apegado com a família. 

    Quantos anos vive um Husky Siberiano?
    Adote um animal

    Quantos anos vive um Husky Siberiano?

    O Husky Siberiano é aquele cachorrinho charmoso que já encanta a todos logo de cara por causa da sua aparência elegante e imponente, que é muito semelhante a um lobo. Mas sabia que por trás da pelagem felpuda e olhos penetrantes, a raça também tem uma personalidade muito cativante? Apesar de ser um cachorro teimoso (especialmente quando não há adestramento), o Husky Siberiano se dá muito bem com os humanos, é inteligente, apegado aos donos, e ao mesmo tempo independente.

    Ver Todas >