“É como se fosse um filho!”. Essa é a frase compartilhada por milhares de tutoras de animais de estimação. Não importa se é um cachorro ou um gato, a mãe de pet é capaz de mover o mundo para proporcionar uma vida digna e feliz aos seus bichinhos. Eles são parte da família, às vezes dormem na cama juntinho e compartilham os momentos alegres (e às vezes os ruins também). A mãe de pet também chora, se alegra quando ele aprende um comando ou faz algo inusitado, sofre quando o bichinho está doente e é capaz de cancelar qualquer compromisso para cuidar do filho de quatro patas. Como retribuição, os animais entregam um amor imensurável por seus tutores.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Com a proximidade do dia das mães, essas mulheres compartilham seu amor e dedicação aos filhos de quatro patas. É por isso que a mãe de cachorro e de gato também merece nossas homenagens!

Afinal, há alguma comprovação de que mãe de pet também é mãe?

No coração da mãe de pet, não importa o que digam sobre essa relação: ela é mãe, sim, e ponto final! Mas como nada passa despercebido pela ciência, pesquisadores já investigaram esse sentimento que rodeia as tutoras e seus animais de estimação. Um estudo liderado pelo cientista japonês Takefumi Kikusui , especialista em medicina veterinária, descobriu que a liberação de hormônios na troca de olhares com os bichinhos é semelhante ao nível daqueles liberados quando a mulher olha para um filho recém-nascido.

A pesquisa japonesa revelou que o corpo também libera altas concentrações de ocitocina ao amar um bichinho. Essa troca de olhares desperta nos humanos os sentimentos de cuidado e proteção: como resposta, o nível de ocitocina no animal também aumenta. Sim, é uma troca mútua! Por isso, está mais que comprovado que mãe de cachorro também é mãe - e a mãe de gato também!

Para comprovar isso na vida real, vamos compartilhar três histórias inspiradoras de mães de pet!

Mãe de pet: a Josy faz tudo pelos seus filhos

Quando suas duas filhas (humanas) já haviam crescido, a Josy Araújo encontrou um apego e amor por pets que nunca havia imaginado sentir. Ela já ajudava a cuidar dos três cachorros que, teoricamente, eram das filhas. Mas tudo mudou numa manhã chuvosa de 2019: no caminho para o pet shop com um dos cães, encontrou uma caixa de papelão com cinco gatinhos abandonados. Eles mal abriam os olhos e estavam encharcados de água da chuva. “Quando encontrei aquela ninhada de gatos minúsculos, eu tive um monte de sentimentos ao mesmo tempo. Tive raiva de quem abandonou eles, medo de que não sobrevivessem, tristeza… mas não pensei duas vezes: eu só queria chegar em casa e salvar todos”, relembra. “Dei banho, tirei as formigas, aqueci e depois alimentei.”

Pouco mais de um ano depois, os cinco gatinhos estão bem, saudáveis e castrados graças a um programa de esterilização popular. Josy não conseguiu adotantes para nenhum, mas agora nem procura mais: Amélia, Dorothy, Chris, Oliver e Nelson têm uma família só deles! Mesmo com o aumento de gastos e tempo de cuidados (todo dia ela acorda 5h da manhã para cuidar dos animais antes de trabalhar), Josy não se arrepende e faria tudo de novo: “hoje, quando vejo todos crescidos e saudáveis, eu me sinto muito orgulhosa por ter conseguido salvar todos. Eu sou capaz de fazer qualquer coisa para cuidar deles”.

Mãe de cachorro também é mãe: a Beatriz não poupa esforços para mimar bastante seu bichinho

A Beatriz Reis tem cachorro desde os três anos de idade, quando ganhou uma cadelinha que viveu por mais de 10 anos. Ou seja, ela cresceu com uma melhor amiga canina. Hoje é tutora do Bolt, um Yorkshire que é a alegria da família: “ele veio para casa com pouquíssimas semanas porque a mãe ficou doente e não podia amamentar. Por dias eu dormi em um colchão no chão para que ele não se sentisse sozinho. Ele amava ficar no meu cabelo”.

O Bolt cresceu e o mimo não parou por aí: a tutora tem uma assinatura mensal de produtos para pets exclusivo para o cãozinho. “Eu mimo mesmo: compro os petiscos que ele ama, brinquedinhos, coloco roupinha, carrego igual um bebê, chamo de filho, faço comida especial…”. Para Beatriz, ser mãe de pet é se desdobrar para que o “filho” esteja o mais confortável possível. “É a responsabilidade de dar amor e carinho a uma criaturinha perfeita!! Recentemente perdi um doguinho e é absurda a falta que faz”, conta.

A Duda é uma verdadeira mãe de bicho

Para a Duda Cortez, ser mãe de gato é uma responsabilidade absurda com uma vida que depende dela. Hoje, ela tem 9 gatinhos para dividir a vida (e a cama). “Encontro neles muita companhia e amor. Sempre tento dar o melhor para retribuir tudo o que eles fazem por mim e o amor que me dão todos os dias”, reflete. Duda sempre teve bicho ao longo da vida: cachorro, coelho, peixe, pato… e seu sonho agora é criar uma galinha de estimação. Dá para ver que o coração dela tem espaço para ser mãe de bicho, independente da espécie. Com os 9 gatinhos, ela nunca está sozinha: “‘eles são a minha maior alegria! Sempre me fazem companhia e melhoram meu humor (parece até mágica como eles fazem isso).”

Redação: Luana Lopes